Partilhar

Como começar a fazer ciclismo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como começar a fazer ciclismo
Imagem: deporteysalud.com

O ciclismo é um dos esportes mais duros e exigentes, pois requer muita força e resistência. Da mesma forma, constitui uma das atividades mais benéficas para nossa saúde, permitindo melhorar nossa coordenação motora, fortalecer os ossos e músculos, diminuir a possibilidade de sofrer hérnia de disco, favorecer o sistema imunológico e aumentar a capacidade aeróbica, entre muitos outros. Se está pensando em começar a praticar este esporte e tirar proveito de todas as suas vantagens, neste artigo de umComo damos as dicas básicas para que saiba como começar a fazer ciclismo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do ciclismo
Passos a seguir:
1

Sem dúvida, o primeiro que devemos fazer antes de começar a praticar este esporte é escolher a bicicleta mais adequada para nós. Para isso, prestaremos atenção principalmente no tamanho, para selecionar a que melhor se ajusta ao nosso corpo e nível de dificuldade. Em função do tipo de ciclismo que queremos praticar, de montanha, estrada ou cidade, escolheremos um tipo de bicicleta ou outro.

2

A roupa de ciclismo é um elemento fundamental se pretendemos avançar neste esporte até atingir um nível profissional. Já que somos principiantes, podemos começar escolhendo um maillot de corte ergonômico, que se ajuste ao nosso corpo e seja elástico, um culote também apertado e, principalmente, transpirável, meias transpiráveis, luvas finas e cômodas, um capacete e óculos de sol. Não é necessário que adquira roupa por um preço excessivo, procure a praticidade e comodidade.

Como começar a fazer ciclismo - Passo 2
Imagem: deporvillage.com
3

Antes de iniciar o percurso de bicicleta é importante dedicar alguns minutos para aquecer e fazer alongamentos, entre 5 e 15 minutos é o ideal. Se não fizer isso, aguentará menos tempo do que o necessário para a atividade esportiva e seus músculos podem se danificar por começar a pedalar com o corpo frio.

4

Para os ciclistas principiantes, o mais aconselhável é começar por percursos simples de 30 minutos e, pouco a pouco, aumentar o tempo até 60 minutos. Conforme você aumenta de nível poderá aumentar também sua exigência física e tempo de treinamento.

5

O número de pedaladas é um aspecto que deve considerar se quer melhorar tanto sua resistência como sua força neste esporte. Os ciclistas profissionais circulam dando ao redor de 100 pedaladas por minuto. Mas, para quem está começando no ciclismo, o recomendável é dar umas 60.

6

É sempre aconselhável fazer isso com um pulsômetro de peito para controlar o número de pulsações e ritmo cardíaco durante a atividade, mas isto é um acessório opcional no início. Conforme vai aumentando seu nível, precisará de um para ter maior controle dos seus treinamentos. Além disso, lembre-se que a hidratação é vital para manter a resistência. Leve uma mochila com água ou adquira uma mochila de hidratação.

Como começar a fazer ciclismo - Passo 6
Imagem: deporvillage.com
7

Uma das normas que não deve esquecer ao começar a praticar o ciclismo é que você deve ser constante. Para isso, é bom marcar um calendário de treinamento que pode ir aumentando com o tempo. É importante que cada dia que treine com a bicicleta, você se exija mais a si mesmo para avançar e ganhar resistência. Pode começar fazendo dois dias por semana, com percursos de meia hora e, pouco a pouco, aumentar tanto o número de dias como o tempo de atividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a fazer ciclismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Como começar a fazer ciclismo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silvio
Boa Tarde? Gostaria de saber como posso encontrar uma turma para fazê ciclismo.

Como começar a fazer ciclismo
Imagem: deporteysalud.com
Imagem: deporvillage.com
Imagem: deporvillage.com
1 de 3
Como começar a fazer ciclismo

Voltar ao topo da página