Assentos de bicicleta

Como colocar o selim de minha bicicleta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 março 2020
Como colocar o selim de minha bicicleta

A posição do selim depende muito de que tipo de prática ciclista você for praticar. Para cada disciplina a posição do selim muda um pouco. Estas são algumas das práticas ciclistas: Dh, xc, 4x, bmx, rota, triatlon, etc. A posição do selim também depende um pouco se você for homem ou mulher e do tipo de competição ciclista que vá fazer. Como quase tudo colocar bem o selim parece fácil, mas há um pouco de ciência.

Índice

  1. Posição do selim de acordo com o sexo
  2. Altura do selim
  3. Com uma leve inclinação
  4. Erros na colocação do selim
  5. Posição do resto do corpo na bicicleta
  6. Colocação do selim de acordo com a frequência da pedalada

Posição do selim de acordo com o sexo

Para os homens vai perfeitamente horizontal em relação ao chão, algumas teorias dizem que muitas horas na bicicleta podem provocar problemas de ereção masculina, o que não foi comprovado que essa seja a razão, por isso muitos fabricantes de selins desenvolveram os selins ergonômicos com canal central ou recheados de gel para evitar a pressão da artéria que leva sangue ao pênis e acabar com esse problema. Para as mulheres, é recomendável um selim mais largo pela maior amplitude do arco da pélvis.

Altura do selim

Perca um pouco de tempo em colocar o selim na altura correta e não perderá tempo em realizar tratamentos para as lesões de joelho ou de quadril. Para saber a altura correta do selim pedale para trás com os calcanhares. No ponto onde o pé está mais afastado do selim (abaixo, um pouco adiantado), a perna tem de ficar totalmente esticada, sem que a linha de quadril perca a horizontalidade (isto é, sem balançar a pélvis) em nenhum momento, e sempre pedalando com os calcanhares. Se tiver desconfortos na parte anterior do joelho é provável que a altura do selim que usa seja insuficiente (selim baixo). Se os incômodos são na parte posterior, na zona poplítea, pode ser que você tenha se excedido ao subir o selim.

Com uma leve inclinação

Levantar o selim da bicicleta 5 graus para trás é uma boa opção, para evitar pressão sobre a próstata, e existem selins mais finos, ergonômicos e com melhor design para ajudar neste tema. Além de oferecer um pouco mais de conforto para pedalar para algumas pessoas.

Erros na colocação do selim

Colocar a ponta do selim da bicicleta para baixo só faz com que em uma freada ou um buraco você seja jogado para a frente. Se não estiver bem sentado sairá expelido.

Posição do resto do corpo na bicicleta

Ao pedalar a parte dianteira sempre tem de estar mais baixa e suas pernas atingindo o pedal na parte mais baixa nunca devem estar totalmente esticadas, não mais do que 170 graus.

Colocação do selim de acordo com a frequência da pedalada

Se sua frequência de pedalada for elevada (mais de 85-90 r.p.m.) você se sentirá mais confortável com o selim adiantado e uns milímetros mais baixo do que dizem as regras, assim você favorece a subida da perna na fase de pedalada, tornando-a mais rápida. Para saber a que revoluções você pedala, conte as vezes que o pé direito passa pela parte mais alta de seu percurso em 15 segundos e multiplique por quatro. Se você pedala devagar (70-75 r.p.m.) é preferível atrasar levemente o selim e levantá-lo uns milímetros. Você vai poder aproveitar melhor a potência de extensão de seus quadríceps.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar o selim de minha bicicleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos

  • O selim deve permitir desenvolver comodamente a pedalada em três posições bem diferenciadas: plano, escalada, corrida.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como colocar o selim de minha bicicleta