Como colocar o selim de minha bicicleta

Como colocar o selim de minha bicicleta

A posição do selim depende muito de que tipo de prática ciclista você for praticar. Para cada disciplina a posição do selim muda um pouco. Estas são algumas das práticas ciclistas: Dh, xc, 4x, bmx, rota, triatlon, etc. A posição do selim também depende um pouco se você for homem ou mulher e do tipo de competição ciclista que vá fazer. Como quase tudo colocar bem o selim parece fácil, mas há um pouco de ciência.

Posição do selim de acordo com o sexo

Para os homens vai perfeitamente horizontal em relação ao chão, algumas teorias dizem que muitas horas na bicicleta podem provocar problemas de ereção masculina, o que não foi comprovado que essa seja a razão, por isso muitos fabricantes de selins desenvolveram os selins ergonômicos com canal central ou recheados de gel para evitar a pressão da artéria que leva sangue ao pênis e acabar com esse problema. Para as mulheres, é recomendável um selim mais largo pela maior amplitude do arco da pélvis.

Altura do selim

Perca um pouco de tempo em colocar o selim na altura correta e não perderá tempo em realizar tratamentos para as lesões de joelho ou de quadril. Para saber a altura correta do selim pedale para trás com os calcanhares. No ponto onde o pé está mais afastado do selim (abaixo, um pouco adiantado), a perna tem de ficar totalmente esticada, sem que a linha de quadril perca a horizontalidade (isto é, sem balançar a pélvis) em nenhum momento, e sempre pedalando com os calcanhares. Se tiver desconfortos na parte anterior do joelho é provável que a altura do selim que usa seja insuficiente (selim baixo). Se os incômodos são na parte posterior, na zona poplítea, pode ser que você tenha se excedido ao subir o selim.

Com uma leve inclinação

Levantar o selim da bicicleta 5 graus para trás é uma boa opção, para evitar pressão sobre a próstata, e existem selins mais finos, ergonômicos e com melhor design para ajudar neste tema. Além de oferecer um pouco mais de conforto para pedalar para algumas pessoas.

Erros na colocação do selim

Colocar a ponta do selim da bicicleta para baixo só faz com que em uma freada ou um buraco você seja jogado para a frente. Se não estiver bem sentado sairá expelido.

Posição do resto do corpo na bicicleta

Ao pedalar a parte dianteira sempre tem de estar mais baixa e suas pernas atingindo o pedal na parte mais baixa nunca devem estar totalmente esticadas, não mais do que 170 graus.

Colocação do selim de acordo com a frequência da pedalada

Se sua frequência de pedalada for elevada (mais de 85-90 r.p.m.) você se sentirá mais confortável com o selim adiantado e uns milímetros mais baixo do que dizem as regras, assim você favorece a subida da perna na fase de pedalada, tornando-a mais rápida. Para saber a que revoluções você pedala, conte as vezes que o pé direito passa pela parte mais alta de seu percurso em 15 segundos e multiplique por quatro. Se você pedala devagar (70-75 r.p.m.) é preferível atrasar levemente o selim e levantá-lo uns milímetros. Você vai poder aproveitar melhor a potência de extensão de seus quadríceps.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar o selim de minha bicicleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • O selim deve permitir desenvolver comodamente a pedalada em três posições bem diferenciadas: plano, escalada, corrida.