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Com que frequência devo ir a academia

Por Sara Viega. Atualizado: 24 outubro 2018
Com que frequência devo ir a academia

Tem gente que acha que para poder ver os efeitos da academia no corpo é imprescindível treinar o máximo de dias possíveis. No entanto, isso não é verdade pois nosso corpo precisa de momentos de descanso para poder se recuperar e evitar os efeitos do conhecido "sobretreinamento".

Em umComo queremos que aproveite ao máximo as suas visitas a academia revelando a resposta para uma pergunta que com certeza se fez alguma vez: "com que frequência devo ir a academia?". Continue lendo este artigo e descubra!

Quantos dias ir a academia

Dos sete dias que uma semana tem, existem diferentes combinações possíveis que pode realizar para ir a academia mas nem todas são igualmente eficientes. A seguir indicaremos quais são as frequências mais seguidas pelos usuários do gym.

  • Treinar 1 ou 2 dias por semana

Tem gente que acaba de começar na academia ou que dispõe de pouco tempo para fazer isso; costumam treinar 1 ou 2 dias por semana. Esta frequência não é suficiente para que nosso organismo se adapte ao novo trabalho muscular, por isso não verá mudanças físicas nem melhora em seu rendimento esportivo.

  • Treinar 3 dias por semana

É a frequência mínima para ir a academia e conseguir ver algum resultado, tanto em seu físico como em sua resistência; no entanto, se for só 3 dias por semana deverá fazer um exercício intenso e dar 100% de sua capacidade.

  • Treinar 4 ou 5 dias por semana

É a frequência de treinamento mais recomendada pois poderá maximizar os resultado de seus exercícios sem sobre treinar o corpo. Indo 4 ou 5 dias a academia consegue que o corpo se acostume ao novo gasto energético, conseguindo que seu corpo fique mais bonito e musculado.

  • Treinar 6 ou 7 dias por semana

Este tipo de treinamento é recomendado para atletas de elite ou pessoas que trabalham no mundo esportivo (jogadores de futebol, tenistas, etc.). Para uma pessoa comum, que queira treinar por motivos de saúde e estética, é desaconselhável que vá com tanta frequência pois o corpo precisa de descansar para se recuperar.

A importância dos descansos

Como dissemos anteriormente, é fundamental que nosso corpo descanse para evitar um sobretreinamento. Com estas pausas consegue que o corpo se recupere e também ajuda os músculos a se prepararem para um novo treinamento. Deve considerar que o aumento de força e de resistência, assim como a melhor silhueta, aparecem durante a recuperação, quando o corpo está descansando.

No mínimo deve descansar 1 dia por semana, principalmente se for uma pessoa que está treinando para um acontecimento esportivo ou sua profissão é física. No entanto, o mais recomendável é que descanse de 2 a 3 dias por semana.

Se não descansar o corpo e forçar na academia, podem aparecer os sintomas do sobretreinamento:

  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Mau humor;
  • Diminuição do rendimento esportivo;
  • Falta de apetite;
  • Mal-estar muscular;
  • Enjoos e náuseas.

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Como começar a ir a academia

Agora já sabe com que frequência deve ir a academia, no entanto, é evidente que se leva um tempo sem fazer nada, o recomendado é que vá ao gym de forma progressiva e alcance a frequência dos 4 ou 5 dias por semana ao longo do tempo.

Em umComo vamos ajudar a planejar suas visitas a academia dependendo de sua experiência no mundo do treinamento esportivo.

  • Principiantes

Consideram-se iniciantes os que começam a treinar ou estão indo a academia há menos de 3 meses. O ideal para desfrutar de treinamentos saudáveis é ir na academia 3 dias por semana com um dia de descanso entre eles; por exemplo, uma boa opção é ir de segunda, quarta e sexta-feira.

  • Intermediários - avançados

Se leva mais de 3 meses indo a academia, seu corpo já está preparado para treinar com mais frequência; deverá ir a academia entre 4 ou 5 dias por semana, como já dissemos anteriormente. Recomenda-se intercalar as sessões para não ir muitos dias seguidos.

Por exemplo, uma opção seria ir de segunda, terça, quinta e sexta-feira (se quiser ir 4 dias), ou segunda, terça, quarta, sexta-feira e sábado (se quiser 5 dias). Tente não ir mais de 3 dias seguidos a academia porque pode sentir fadiga muscular e sobretreinamento.

Em umComo contamos a você qual é a melhor hora para ir na academia e do que precisa para ir à academia para que não lhe falte nada durante o seu treino.

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