menu
Partilhar

Qual foi a primeira Copa do Mundo?

 
Por Eduardo Saad. 5 setembro 2022
Qual foi a primeira Copa do Mundo?

A Copa do Mundo é o campeonato de futebol mais esperado não somente pelos amantes do esporte, mas também por aqueles que nutrem o desejo de ver o seu país bem representado. Mas qual foi a primeira Copa do Mundo? Em que ano ela foi realizada e qual time foi o vencedor?

Saiba que conhecer a história deste campeonato tão importante é fundamental para compreender o motivo dele conseguir unir as pessoas e fazer com que elas sintam orgulho do próprio país. Diante disso, neste artigo do umCOMO apresentaremos informações importantes sobre a história do evento. É uma ótima oportunidade para se preparar para os jogos que ocorrerão no final deste ano!

Também lhe pode interessar: Melhores times de futebol do mundo

Em que ano foi a primeira Copa do Mundo

Antes de tudo, vale dizer que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) é a responsável pela realização do campeonato. Foi em razão de uma equipe dedicada da Federação Internacional que em 1930 ocorreu a primeira Copa do Mundo.

O interessante é que a ideia de criar um evento mundial de futebol já ocorria desde 1904, quando a FIFA foi fundada. Percebe-se então que foram mais de 20 anos até que tudo fosse concretizado.

Quantas seleções participaram da primeira Copa do Mundo

Diferentemente do que é visto hoje em dia, a primeira Copa do Mundo contou com a participação de apenas 13 seleções, sendo elas: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia. Atualmente, o campeonato mundial é disputado entre 32 seleções.

É importante ressaltar que muitos países da Europa não participaram deste evento. Os motivos foram desde a não possibilidade de viajar para a América Latina até os reflexos da crise de 29.

Todo o esforço para que a ideia saísse do papel deve ser atribuído, além de toda a equipe que deu auxílio, a Jules Rimet. Hoje, ele é considerado o criador da Copa do Mundo e também o responsável por fazer com que o campeonato e o esporte tivessem mais visibilidade.

Obviamente, a primeira Copa do Mundo foi apenas o pontapé inicial para que a organização fosse aprimorada, atingindo a grandiosidade que podemos ver hoje em dia. É possível dizer que Jules Rimet fez com que o mundo tivesse um novo olhar para o futebol.

Onde foi a primeira Copa do Mundo

Assim como ocorreram diversas reuniões para que o evento fosse realizado, também foi preciso que os idealizadores entrassem em um consenso para decidir onde seria realizada a primeira Copa do Mundo.

O país escolhido foi o Uruguai, uma escolha bem interessante, pois existiam muitos países da Europa na competição. Porém, de acordo com os dados históricos, a decisão pelo país aconteceu porque o Uruguai era destaque e influente no esporte, sendo que o país era representado por jogadores habilidosos. Na época, a Seleção Uruguaia de futebol era bicampeã olímpica, tendo vencido os jogos de 1924 e 1928.

Vale lembrar também que o governo do país estava dando total apoio para a equipe do Uruguai e, consequentemente, para a realização da primeira Copa do Mundo. Diante disso, o governo foi o responsável por arcar com os custos das viagens e hospedagens de todas as treze seleções que participaram do evento, além de investir na construção do Estádio Centenário, que tinha a capacidade de receber 70 mil pessoas.

Outro ponto que também deve ser mencionado e que teve influência na escolha do Uruguai como sede do primeiro evento mundial de futebol era o interesse da FIFA em afastar as possíveis influências do Comitê Olímpico Internacional (COI). A ideia da Federação Internacional era levar o campeonato para a América do Sul, pois assim o COI não teria tanta representatividade no continente.

Estrutura do país para a realização da primeira Copa do Mundo

Como se sabe, a realização deste grande evento requer um preparo do país. Milhares de pessoas vão prestigiar o evento e é preciso ter locais preparados para que todos tenham conforto e diversão durante os jogos.

É fato que em 1930, ano em que a primeira Copa do Mundo foi realizada, não existia nem metade da infraestrutura encontrada hoje. Para se ter uma ideia, todos os jogos foram realizados em apenas três estádios (Centenário, Gran Parque Central e Pocitos), sendo todos eles localizados em Montevidéu (capital do Uruguai).

Apesar da pouca disponibilidade de locais para a realização dos jogos, a organização conseguiu corresponder às expectativas, proporcionando grandes jogos aos que acompanharam de perto este evento épico.

Qual foi o time vencedor da primeira Copa do Mundo?

Por ser a primeira Copa do Mundo, as seleções que tinham interesse em participar não passavam por etapas eliminatórias. Assim, qualquer um dos 46 que eram filiados poderiam competir, porém, como falado, apenas 13 decidiram participar do evento.

O número reduzido de países da Europa aconteceu por questões políticas e econômicas. Para tentar resolver a ausência da Europa no evento, o presidente da FIFA teve que intervir para que a Copa do Mundo pudesse contar com a presença de algumas seleções europeias, sendo elas: França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia.

Os times participantes foram divididos em quatro grupos, onde o primeiro era composto por quatro equipes e os demais por três. Veja a seguir como a divisão foi feita:

  • Grupo 1: México, França, Chile e Argentina;
  • Grupo 2: Bolívia, Iugoslávia e Brasil;
  • Grupo 3: Romênia, Peru e Uruguai;
  • Grupo 4: Estados Unidos, Bélgica e Paraguai.

Os vencedores de cada grupo, respectivamente, foram: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos.

A seleção vencedora da primeira Copa do Mundo foi o próprio Uruguai. O time contava com bons jogadores e o fato deles estarem “em casa” ajudou a dar mais segurança para a equipe. A decisão final ficou entre Uruguai e Argentina, sendo que o país sede da Copa venceu por 4 a 2.

O próximo evento ocorrerá em novembro de 2022 e o país escolhido como sede é o Catar (Qatar, na grafia internacional).

Espera-se que a Copa do Mundo consiga cada vez mais unir as nações e mostrar que o esporte pode ser um caminho para o rompimento de fronteiras.

Se você gostou de saber mais sobre a primeira Copa do Mundo, também pode gostar de ler estes artigos sobre perguntas sobre esportes e 150 nomes para times de futebol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual foi a primeira Copa do Mundo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Qual foi a primeira Copa do Mundo?
Qual foi a primeira Copa do Mundo?

Voltar ao topo da página