O mundial de futebol

Qual é o mascote da Copa do Catar?

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 30 setembro 2022
Qual é o mascote da Copa do Catar?

A abertura da Copa do Mundo de 2022 foi adiantada e terá início no dia 20 de novembro, sendo que a disputa inicial será entre Catar e Equador. Apesar de os jogos serem a atração principal do evento, o Mascote escolhido para representar esta Copa também causou muita empolgação entre as pessoas.

Essa ansiedade e inquietação em relação ao mascote da Copa é bastante comum, porque eles também fazem parte da história deste campeonato mundial. Diante disso, o umCOMO vai te contar qual é o mascote da Copa do Catar e trazer informações importantes sobre ele, assim como um pouco sobre a surgimento desses personagens criados para deixar os jogos ainda mais divertidos.

Também lhe pode interessar: Qual foi a primeira Copa do Mundo?

Índice

  1. Primeiro mascote da Copa do Mundo
  2. Todos os mascotes da Copa do Mundo
  3. Mascote da Copa do Catar
  4. Conheça La'eeb: o mascote Copa do Mundo de 2022

Primeiro mascote da Copa do Mundo

Os mascotes da Copa do Mundo já estão presentes nos jogos há 56 anos e desde então são considerados uma atração a parte. O World Cup Willie ou simplesmente Willie foi o primeiro Mascote de todas as Copas do Mundo, representando os jogos de 1966, na Inglaterra. O personagem escolhido foi um leão.

A sua escolha ocorreu devido à representação do animal para o Reino Unido. Além disso, o personagem também vestia uma camiseta com a Union Flag, onde as palavras “World Cup” estava inserida na parte central do uniforme.

Além dessas referências em relação ao país que sediou a Copa de 1966, o artista comercial Reg Hoye, responsável pela criação do mascote, relatou que o Willie também foi inspirado em seu filho. Vale lembrar também que foi nesse evento que a primeira música oficial do torneio mundial foi criada, sendo que a cada quatro anos uma nova canção é feita para representar todos os jogos.

Qual é o mascote da Copa do Catar? - Primeiro mascote da Copa do Mundo
Imagem: Reprodução/El Universal

Todos os mascotes da Copa do Mundo

Para se aprofundar um pouco mais na história, vamos conhecer a seguir uma lista com os mascotes já feitos para representar a Copa do Mundo.

O mais interessante é ver como cada um conseguiu expressar, mesmo que de forma sutil, uma característica típica do país em que os jogos ocorreram. Isso fez com que o mundo pudesse conhecer diferentes culturas, de uma forma mais dinâmica e divertida.

Veja a lista de todos os mascotes da Copa do Mundo[1]:

  • Inglaterra, 1966: World Cup Willie – representado por um leão, que é um símbolo importante e típico do Reino Unido;
  • México, 1970: Juanito Maravilla – Menino mexicano que utiliza um chapéu típico do México, o sombreiro;
  • Alemanha, 1974: Tip e Tap – dois garotos uniformizados que representavam a união da Alemanha Ocidental e Oriental;
  • Argentina, 1978: Gauchito – o nome foi escolhido para representar o termo “gaúcho”, bastante utilizado em países da América Latina e faz referência aos homens do campo;
  • Espanha, 1982: Naranjito – a laranja foi a fruta escolhida para ser o mascote da Copa de 82. Ela segura uma bola de futebol e usa uniforme para os jogos;
  • México, 1986: Pique – a Copa voltou ao país e dessa vez resolveu trazer outra parte da cultura, a pimenta chilli jalapeño. O nome escolhido é a abreviação de picante;
  • Itália, 1990: Ciao – com um design nunca visto antes, o mascote apresentava as cores da bandeira do país. O nome escolhido significa “oi” e “tchau” em italiano;
  • Estados Unidos, 1994: Striker – o cachorro foi o animal escolhido para representar o país. Ele vestia um uniforme com as cores da bandeira dos EUA e tinha USA 94 no peito;
  • França, 1998: Footix – o nome dado foi escolhido devido à mistura de Football com Asterix, sendo o último um personagem muito famoso dos quadrinhos;
  • Coreia do Sul e Japão, 2002: Kaz, Ato e Nik – foi a primeira vez que uma Copa foi sediada em dois países. Os mascotes, por sua vez, eram três alienígenas que faziam referência à tecnologia;
  • Alemanha, 2006: Goleo VI – dessa vez, a Alemanha resolveu escolher um ursinho de pelúcia como mascote. O leão recebeu o nome de Goleo, sendo a mistura de Gol e Leo;
  • África do Sul, 2010: Zakumi – o leopardo Zakumi representou muito bem a África do Sul, onde o nome dado tem relação com a democracia sul-africana;
  • Brasil, 2014: Fuleco – o tatu-bola foi o animal escolhido para simbolizar a fauna brasileira. O bicho estava todo em verde e amarelo, vestindo uma camisa branca com “Brasil 2014” no peito;
  • Rússia, 2018: Zabivaka - o lobo Zabivaka também marcou história na Rússia. O nome dado é uma expressão em russo, que tem o significado de “aquele que marca o gol”.

Mascote da Copa do Catar

Quem acompanhou a cerimônia de sorteio para o Mundial do Catar teve a oportunidade de ver, pela primeira vez, qual seria o mascote que iria acompanhar a Copa. Para 2022, La'eeb foi o escolhido para fazer parte da história dos personagens que marcaram época.

O seu nome, em árabe, tem o significado de “jogador muito habilidoso”, o que representa muito bem o que um time precisa para ter chances de vencer o torneio. De acordo com notas divulgadas pela imprensa desde a divulgação do mascote da Copa no Catar, a inspiração para a criação veio do ghutrah, que é um lenço muito utilizado dentro da cultura árabe.

Obviamente, o La'eeb recebeu muitas críticas, o que já era de se esperar, pois toda Copa do Mundo o Mascote escolhido acaba agradando apenas uma parte do público. Além disso, muitos associaram a sua aparência ao personagem “Gasparzinho”, um desenho criado na década de 80 e que veio a se tornar um filme nos anos 90.

Em todo caso, o que importa mesmo é que ele conseguiu atrair olhares para os jogos que ocorrerão no final de 2022.

Conheça La'eeb: o mascote Copa do Mundo de 2022

Apesar de muitos acharem que ele apresenta uma semelhança com um fantasma, o La'eeb foi criado para encorajar a todos a acreditarem em si mesmos. Como falado, o seu nome carrega o significado de jogador habilidoso, sendo uma ótima forma de fazer com que os próprios jogadores consigam dar o seu melhor para que possam ser comparados ao mascote.

A cor escolhida foi o branco e ele assume o formato do ghutrah que, como já explicado, é um lenço típico da cultura árabe. A sua face tem um rosto totalmente amigável e isso foi possível perceber durante a sua apresentação, que foi feita a partir de uma animação, abaixo você pode ver o vídeo divulgado pelo canal oficial da Copa no Catar.

Além disso, ele também mostrou o motivo de levar esse nome, pois durante a animação foi possível perceber que ele é ágil, o que pode uma característica muito esperada de bons jogadores.

O restante do “corpo” apresenta alguns detalhes simbólicos para a região sede do torneio mundial, assim como o nome do país e o ano em que a Copa será realizada.

De modo geral, a Copa do Catar de 2022 está muito bem representada por La'eeb e, assim como muitos falaram, a sua energia tem uma grande potencial para contagiar a todos que assistirem os jogos, trazendo um pouco mais de alegria durante o período em que o torneio estiver acontecendo.

Se quiser conhecer Curiosidades sobre o Catar para se preparar para os jogos não perca o nosso outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o mascote da Copa do Catar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 2022: veja os mascotes das Copas do Mundo. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/08/17/copa-do-mundo-2022-relembre-os-mascotes-das-copas-do-mundo.ghtml> Acesso em 27 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • La´eeb: mascote da Copa do Catar é apresentado e viraliza na internet. Disponível em: <https://placar.abril.com.br/placar/laeeb-mascote-da-copa-do-catar-e-apresentado-e-viraliza-na-internet/#:~:text=Durante%20a%20cerim%C3%B4nia%20do%20sorteio,habilidoso%E2%80%9D%2C%20segundo%20a%20entidade> Acesso em 27 de setembro de 2022.
  • Williy:o primeiro mascote da copa do mundo. Disponível em: <https://onefootball.com/pt-br/noticias/willy-o-primeiro-mascote-da-copa-do-mundo-19628710> Acesso em 27 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/El Universal
1 de 2
Qual é o mascote da Copa do Catar?