Qual é o mascote da Copa do Catar?

Qual é o mascote da Copa do Catar?

A abertura da Copa do Mundo de 2022 foi adiantada e terá início no dia 20 de novembro, sendo que a disputa inicial será entre Catar e Equador. Apesar de os jogos serem a atração principal do evento, o Mascote escolhido para representar esta Copa também causou muita empolgação entre as pessoas.

Essa ansiedade e inquietação em relação ao mascote da Copa é bastante comum, porque eles também fazem parte da história deste campeonato mundial. Diante disso, o umCOMO vai te contar qual é o mascote da Copa do Catar e trazer informações importantes sobre ele, assim como um pouco sobre a surgimento desses personagens criados para deixar os jogos ainda mais divertidos.

Primeiro mascote da Copa do Mundo

Os mascotes da Copa do Mundo já estão presentes nos jogos há 56 anos e desde então são considerados uma atração a parte. O World Cup Willie ou simplesmente Willie foi o primeiro Mascote de todas as Copas do Mundo, representando os jogos de 1966, na Inglaterra. O personagem escolhido foi um leão.

A sua escolha ocorreu devido à representação do animal para o Reino Unido. Além disso, o personagem também vestia uma camiseta com a Union Flag, onde as palavras “World Cup” estava inserida na parte central do uniforme.

Além dessas referências em relação ao país que sediou a Copa de 1966, o artista comercial Reg Hoye, responsável pela criação do mascote, relatou que o Willie também foi inspirado em seu filho. Vale lembrar também que foi nesse evento que a primeira música oficial do torneio mundial foi criada, sendo que a cada quatro anos uma nova canção é feita para representar todos os jogos.

Imagem: Reprodução/El Universal

Todos os mascotes da Copa do Mundo

Para se aprofundar um pouco mais na história, vamos conhecer a seguir uma lista com os mascotes já feitos para representar a Copa do Mundo.

O mais interessante é ver como cada um conseguiu expressar, mesmo que de forma sutil, uma característica típica do país em que os jogos ocorreram. Isso fez com que o mundo pudesse conhecer diferentes culturas, de uma forma mais dinâmica e divertida.

Veja a lista de todos os mascotes da Copa do Mundo[1]:

  • Inglaterra, 1966: World Cup Willie – representado por um leão, que é um símbolo importante e típico do Reino Unido;
  • México, 1970: Juanito Maravilla – Menino mexicano que utiliza um chapéu típico do México, o sombreiro;
  • Alemanha, 1974: Tip e Tap – dois garotos uniformizados que representavam a união da Alemanha Ocidental e Oriental;
  • Argentina, 1978: Gauchito – o nome foi escolhido para representar o termo “gaúcho”, bastante utilizado em países da América Latina e faz referência aos homens do campo;
  • Espanha, 1982: Naranjito – a laranja foi a fruta escolhida para ser o mascote da Copa de 82. Ela segura uma bola de futebol e usa uniforme para os jogos;
  • México, 1986: Pique – a Copa voltou ao país e dessa vez resolveu trazer outra parte da cultura, a pimenta chilli jalapeño. O nome escolhido é a abreviação de picante;
  • Itália, 1990: Ciao – com um design nunca visto antes, o mascote apresentava as cores da bandeira do país. O nome escolhido significa “oi” e “tchau” em italiano;
  • Estados Unidos, 1994: Striker – o cachorro foi o animal escolhido para representar o país. Ele vestia um uniforme com as cores da bandeira dos EUA e tinha USA 94 no peito;
  • França, 1998: Footix – o nome dado foi escolhido devido à mistura de Football com Asterix, sendo o último um personagem muito famoso dos quadrinhos;
  • Coreia do Sul e Japão, 2002: Kaz, Ato e Nik – foi a primeira vez que uma Copa foi sediada em dois países. Os mascotes, por sua vez, eram três alienígenas que faziam referência à tecnologia;
  • Alemanha, 2006: Goleo VI – dessa vez, a Alemanha resolveu escolher um ursinho de pelúcia como mascote. O leão recebeu o nome de Goleo, sendo a mistura de Gol e Leo;
  • África do Sul, 2010: Zakumi – o leopardo Zakumi representou muito bem a África do Sul, onde o nome dado tem relação com a democracia sul-africana;
  • Brasil, 2014: Fuleco – o tatu-bola foi o animal escolhido para simbolizar a fauna brasileira. O bicho estava todo em verde e amarelo, vestindo uma camisa branca com “Brasil 2014” no peito;
  • Rússia, 2018: Zabivaka - o lobo Zabivaka também marcou história na Rússia. O nome dado é uma expressão em russo, que tem o significado de “aquele que marca o gol”.

Mascote da Copa do Catar

Quem acompanhou a cerimônia de sorteio para o Mundial do Catar teve a oportunidade de ver, pela primeira vez, qual seria o mascote que iria acompanhar a Copa. Para 2022, La'eeb foi o escolhido para fazer parte da história dos personagens que marcaram época.

O seu nome, em árabe, tem o significado de “jogador muito habilidoso”, o que representa muito bem o que um time precisa para ter chances de vencer o torneio. De acordo com notas divulgadas pela imprensa desde a divulgação do mascote da Copa no Catar, a inspiração para a criação veio do ghutrah, que é um lenço muito utilizado dentro da cultura árabe.

Obviamente, o La'eeb recebeu muitas críticas, o que já era de se esperar, pois toda Copa do Mundo o Mascote escolhido acaba agradando apenas uma parte do público. Além disso, muitos associaram a sua aparência ao personagem “Gasparzinho”, um desenho criado na década de 80 e que veio a se tornar um filme nos anos 90.

Em todo caso, o que importa mesmo é que ele conseguiu atrair olhares para os jogos que ocorrerão no final de 2022.

Conheça La'eeb: o mascote Copa do Mundo de 2022

Apesar de muitos acharem que ele apresenta uma semelhança com um fantasma, o La'eeb foi criado para encorajar a todos a acreditarem em si mesmos. Como falado, o seu nome carrega o significado de jogador habilidoso, sendo uma ótima forma de fazer com que os próprios jogadores consigam dar o seu melhor para que possam ser comparados ao mascote.

A cor escolhida foi o branco e ele assume o formato do ghutrah que, como já explicado, é um lenço típico da cultura árabe. A sua face tem um rosto totalmente amigável e isso foi possível perceber durante a sua apresentação, que foi feita a partir de uma animação, abaixo você pode ver o vídeo divulgado pelo canal oficial da Copa no Catar.

Além disso, ele também mostrou o motivo de levar esse nome, pois durante a animação foi possível perceber que ele é ágil, o que pode uma característica muito esperada de bons jogadores.

O restante do “corpo” apresenta alguns detalhes simbólicos para a região sede do torneio mundial, assim como o nome do país e o ano em que a Copa será realizada.

De modo geral, a Copa do Catar de 2022 está muito bem representada por La'eeb e, assim como muitos falaram, a sua energia tem uma grande potencial para contagiar a todos que assistirem os jogos, trazendo um pouco mais de alegria durante o período em que o torneio estiver acontecendo.

Se quiser conhecer Curiosidades sobre o Catar para se preparar para os jogos não perca o nosso outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o mascote da Copa do Catar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 2022: veja os mascotes das Copas do Mundo. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/08/17/copa-do-mundo-2022-relembre-os-mascotes-das-copas-do-mundo.ghtml> Acesso em 27 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • La´eeb: mascote da Copa do Catar é apresentado e viraliza na internet. Disponível em: <https://placar.abril.com.br/placar/laeeb-mascote-da-copa-do-catar-e-apresentado-e-viraliza-na-internet/#:~:text=Durante%20a%20cerim%C3%B4nia%20do%20sorteio,habilidoso%E2%80%9D%2C%20segundo%20a%20entidade> Acesso em 27 de setembro de 2022.
  • Williy:o primeiro mascote da copa do mundo. Disponível em: <https://onefootball.com/pt-br/noticias/willy-o-primeiro-mascote-da-copa-do-mundo-19628710> Acesso em 27 de setembro de 2022.