Exercícios para o ombro

Os melhores exercícios para os ombros

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Os melhores exercícios para os ombros

Ter braços tonificados e fortes é a aposta de muitas mulheres e homens, mas a verdade é que se treina para o conseguir, não se pode esquecer dos ombros, uma zona que é imprescindível fortalecer e marcar para conseguir braços realmente atraentes e definidos.

Formados pelos músculos deltoides anteriores, médio e posterior, são diversos os exercícios que podemos levar à prática para ir aumentando a massa muscular desta zona e com isso a sua força. Se não sabe por onde começar continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar para você os melhores exercícios para os ombros, bem como a forma correta de os realizar.

Índice

  1. Elevações frontais com halteres
  2. Elevações laterais com halteres
  3. Press sentado com halteres
  4. Press frontal com barra
  5. Remo no pescoço com barras ou halteres
  6. Outros exercícios para os braços

Elevações frontais com halteres

Quando se trata dos melhores exercícios para os ombros, as elevações frontais são uma das alternativas mais simples e eficientes. Com este exercício trabalhamos os deltoides médio e o posterior em um único movimento, conseguindo tonificar esta zona com eficácia.

Neste aspecto é importante escolher halteres com o peso adequado, aqueles muito leves não permitirão trabalhar o músculo de forma adequada, enquanto que, se escolher muito peso, é possível que não realize o movimento da forma apropriada e corra o risco de se lesionar. Para fazer este exercício de forma adequada deverá repetir o movimento da imagem, esticando os braços para a frente na altura do queixo ou um pouco mais abaixo.

Realize 4 séries de 12 repetições cada uma e aumente progressivamente a quantidade quando ganhar resistência.

Os melhores exercícios para os ombros - Elevações frontais com halteres

Elevações laterais com halteres

Assim como as frontais, as elevações laterais são uma excelente alternativa para tonificar os ombros de forma eficiente. Com elas trabalham-se os deltoides anterior e o médio, por isso devem se complementar com as frontais para conseguir exercitar esta zona de forma global.

Para realizar adequadamente o movimento, os braços devem ser levantados até à altura dos ombros, descendo depois à posição inicial. Pode trabalhar primeiro um braço e depois o outro ou fazer com os dois ao mesmo tempo. Como no caso anterior, a escolha do peso é importante, deve optar pelos quilos que permitam você trabalhar o músculo com eficácia.

Realize 4 séries de 12 repetições cada uma e aumente progressivamente uma vez que ganhe resistência e força na zona.

Os melhores exercícios para os ombros - Elevações laterais com halteres

Press sentado com halteres

Outro dos melhores exercícios para os ombros é o press de halteres sentado, um exercício com o qual conseguirá trabalhar os músculos deltoides anterior, posterior e médio, bem como os bíceps e o trapézio, sendo uma opção completa para os braços e também para ajudar a fortalecer as costas.

Deverá sentar-se no banco com as costas retas, pegar os halteres na altura dos ombros e esticar os braços completamente acima da sua cabeça, sentirá como neste movimento o trabalho se concentra principalmente na zona dos ombros. Pode realizar 4 séries de 12 ou 15 repetições, dependendo da sua resistência.

Os melhores exercícios para os ombros - Press sentado com halteres

Press frontal com barra

O press frontal com barra é um exercício muito completo, pois com ele trabalhamos não só os ombros ao tonificar os deltoides médio e anterior, mas também fortalecemos os tríceps, o trapézio e o peitoral maior.

Para o realizar corretamente devemos segurar a barra na altura dos ombros e levantá-la acima da nossa cabeça em um único movimento, portanto, é importante escolher um peso adequado que possamos manejar. Faça 4 séries de 12 ou 15 repetições.

Os melhores exercícios para os ombros - Press frontal com barra

Remo no pescoço com barras ou halteres

O remo no pescoço é provavelmente um dos exercícios mais eficazes devido à grande quantidade de músculos implicados. Esta alternativa não só trabalha os ombros, mas também as omoplatas, os bíceps, os antebraços, abdominais, glúteos e inclusive a lombar.

Realizá-lo é muito simples, com as costas retas e as pernas ligeiramente separadas deverá agarrar a barra com as mãos separadas por uma distância de cerca de um palmo, e subir até ao pescoço para depois baixar para o movimento inicial. Faça 4 séries de 15 repetições cada uma.

Os melhores exercícios para os ombros - Remo no pescoço com barras ou halteres

Outros exercícios para os braços

Se além dos ombros quer exercitar seus braços de forma completa para conseguir que estejam definidos e fortes, então convém adicionar a este treino outras alternativas para um treinamento completo. Em nosso artigo os melhores exercícios para fortalecer os braços damos a você algumas boas opções a ter em conta.

Lembre-se que para obter os melhores resultados é importante:

  • Combinar o exercício com uma alimentação adequada na qual não se abuse das gorduras.
  • Alongar adequadamente após cada treinamento para reduzir a presença de dores musculares e a possibilidade de lesões.
  • Não exercitar um mesmo grupo muscular dois dias seguidos, descansar os músculos e focar-se em outro grupo é fundamental para evitar desconforto e lesões.
Os melhores exercícios para os ombros - Outros exercícios para os braços

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores exercícios para os ombros, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Os melhores exercícios para os ombros