Stand Up Paddle

Como pegar ondas com Stand Up Paddle

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 6 julho 2017
Como pegar ondas com Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle ou SUP é um esporte que está na moda, trata-se de remar em cima da nossa prancha de surf, permitindo assim fazer longas excursões ou experimentar sensações inigualáveis na onda. Como esporte, tem as suas próprias competições e esta-se tornando muito popular em vários países incluindo o Brasil. Para aqueles apaixonados pelo mar, o Paddle é um esporte indicado para qualquer pessoa, uma vez que tem um esforço físico considerado moderado. Continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda como pegar ondas com Stand Up Paddle.

Vai precisar de:

  • Prancha de Stand up Tabble
  • Remo de stand up paddle
  • Leash de segurança
  • Equipamento tipo fato seco, neopreno ou lycras (caso esteja frio, ou queira passar muito tempo na água)
Também lhe pode interessar: Quais são os esportes aquáticos

Passos a seguir:

1

Para este passo devemos ter um mínimo de controle de equilíbrio sobre a nossa prancha de SUP, aconselhamos que pratique primeiro em água calmas. Prepare a sua prancha de paddle na água segurando-a cm o leash e suba para cima dela mantendo o equilíbrio sobre a mesma. Entre mar adentro até passar a rebentação das ondas.

Como pegar ondas com Stand Up Paddle - Passo 1
2

Ganhe equilíbrio na sua prancha de SUP, o seu primeiro obstáculo será manter o equilíbrio, Remar ajudará a manter o controle. Se for difícil passar as ondas estando de pé, tente se ajoelhar no centro da prancha para manter um maior controle. Passe as ondas antes da rebentação ou depois de rebentarem e se transformarem em espuma.

Como pegar ondas com Stand Up Paddle - Passo 2
3

Procure a onda indicada e dirija-se até ela com determinação. Reme de pé em cima da sua prancha de Paddle junto com a onda que está surfando.

4

Sinta a sensação de deslize em cima da onda. É importante avançar em cima da sua prancha de Stand up Paddle para a frente para ajudar a que esta comece a deslizar mais facilmente. Ajude com algumas remadas se perder velocidade.

5

Pode ajudar com o remo para para virar dentro da onda. Quando estiver deslizando, retroceder para trás ajudará a manobrar a sua prancha de SUP. O remo pode servir de leme, ou inclusivamente remar de um lado ou de outro facilitará a virada ou giro.

6

Tenha cuidado ao se aproximar da costa, as ondas terão mais força. Deixe passar os sets até o mar estar mais calmo para voltar para trás outra vez.

7

Pratique este passo em ondas pequenas de pouca força até ter controle absoluto e confiança em cima da prancha de Stand up Paddle. Pratique em ondas maiores à medida que for melhorando a sua técnica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pegar ondas com Stand Up Paddle, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como pegar ondas com Stand Up Paddle