menu
Partilhar

Como aprender a surfar

 
Por Juliana Ribeiro. 30 julho 2022
Como aprender a surfar

O surf era, originalmente, o esporte da realeza havaiana, mas hoje se tornou uma atividade aquática muito comum, especialmente em áreas do mundo onde as ondas quebram com muita força. No entanto, iniciar-se neste magnífico esporte não é tarefa fácil, pois é uma prática muito exigente e onde uma boa atitude e disposição serão essenciais para manter o equilíbrio na prancha enquanto desliza nas ondas.

Se você quer aprender a surfar deve ter muita paciência e não desistir pelo caminho. Você está pronto para iniciar uma atividade que mudará sua vida? Se a resposta for sim, preste atenção ao seguinte artigo do umCOMO. Desta vez explicamos como aprender a surfar. Descubra as dicas básicas para começar em uma disciplina esportiva exigente, mas muito emocionante. Depois de experimentar você não vai conseguir parar.

Também lhe pode interessar: Como aprender a nadar

O que você precisa saber antes de surfar

O surf é um esporte exigente que pode se tornar frustrante se você não tiver muita paciência, perseverança e constância durante o aprendizado. Portanto, antes de aprender a praticar este esporte aquático, você precisa levar em consideração alguns aspectos que permitirão que você fique ciente das questões mais importantes em relação a esse esporte. Nós lhe dizemos:

Paciência para aprender

Embora o surf não seja o esporte mais difícil ou complexo do mundo, requer paciência e constância, pois é exigente e altamente variável, pois cada onda é diferente e existem fatores que podem determinar a atividade como o vento, as marés, a ondulação ou o mar de fundo. Durante o aprendizado, você se desafiará e ativará sua mente e seu corpo. Então não desista, tenha paciência e aproveite cada onda que vier.

Importância da prancha

Ter um bom material vai te ajudar no aprendizado e, nesse sentido, no surf o mais importante é a prancha. Além disso, ter uma boa prancha pode fazer a diferença entre pegar 20 ou nenhuma onda durante o treino, além de poder viver uma experiência completamente diferente. Isso não significa ter a prancha mais recente ou mais cara, mas aquela que se ajusta em volume e forma a você. Assim, você deve levar em consideração tanto a espessura, quanto a largura e o comprimento, para que lhe ofereça maior estabilidade. Em qualquer loja de surf eles poderão aconselhá-lo sobre isso.

Escolha um bom local de surf

Um bom local de surf é aquele lugar onde existem condições ótimas ou aconselháveis ​​para a prática de surf, tanto pelas ondas, como pelos acessos ou instalações próximas. Nesse sentido, você deve escolher um local adequado ao seu nível, pois existem praias que podem ser perigosas para iniciantes.

Técnica básica

Sendo um esporte técnico e exigente, é importante aprender a técnica correta para evitar maus hábitos e poder progredir de treino em treino. Se você realmente quer aprender a surfar, comece com especialistas ou um treinador de surf.

Aprenda as regras

Para que tudo flua e você aproveite ao máximo esse esporte, é muito importante que você aprenda as regras do surf, que também te ajudarão a evitar acidentes e problemas com outros surfistas. Internalize essas regras e você pode começar a surfar.

Equipamento de surf

Agora que você está convencido a começar a surfar, o principal é obter o material básico para poder surfar adequadamente. Como dissemos na seção anterior, ter um bom equipamento será essencial para estar protegido e poder aproveitar ao máximo este esporte. Anote:

Material básico

  • Prancha de surf: é o elemento básico para surfar. Você pode encontrar inúmeras pranchas de surf classificadas de acordo com seu design, tamanho, forma ou material com o qual foram fabricadas.
  • Barbatanas: nadadeiras que são colocadas na parte inferior da prancha. Elas são pensadas ​​e projetadas para proporcionar uma maior aderência ou suporte.
  • Parafina: é um tipo de cera que é aplicada na prancha e permite uma maior aderência sobre ela.
  • Grip ou antiderrapante: trata-se de uma espuma de borracha que é colocada na parte de trás da prancha para ajudar o pé a uma melhor aderência, o que facilitará as manobras.
  • Leash ou invenção: é o elemento de segurança mais importante. Este cordão prende acima do tornozelo e é um salva-vidas.

Traje de surf e outros elementos

O traje de surf é essencial para poder surfar em águas frias e quentes. É um neoprene sintético que possui bolhas de gás em seu interior. Encontrará diferentes trajes de surf de distintas espessuras que se adaptam às temperaturas das águas que vai surfar. Além do traje de surf, você deve ter esses outros elementos:

  • Botas: embora não faça parte do material básico, é necessário usá-las em águas muito frias. É uma espécie de meia de neoprene que protegerá seus pés e dará mais aderência à prancha. Além disso, elas ajudarão a evitar golpes ou ferimentos nos pés.
  • Chapéus e luvas de neoprene: também não são essenciais, mas são muito úteis em zonas muito frias, onde a água está entre 10 e 13 graus. Ambas as roupas permitirão que você suporte o frio intenso.

Equipamento de surf no verão

Além dos elementos básicos, se vai surfar no verão ou em águas a uma temperatura de 18ºC a 22ºC, tome nota do essencial:

  • Prancha de surfe.
  • Nadadeiras.
  • Lycra para evitar atrito e queimaduras solares (caso você não use uma roupa de surf).
  • Invenção ou leash.
  • Traje de mergulho curto ou comprido.

Equipamento de surf no inverno

Se pratica surf no inverno, ou em águas com temperatura entre 10ºC a 16 ºC, o material que vai precisar é o seguinte:

  • Prancha de surfe.
  • Nadadeiras.
  • Parafina.
  • Grip ou antiderrapante.
  • Traje de neoprene de 4/3 mm de espessura.
  • Chapéu + botas + luvas opcionais, mas altamente recomendadas.
Como aprender a surfar - Equipamento de surf

Dicas para aprender a surfar

Agora que você já conhece o material que precisa para começar a surfar, é hora de levar em consideração algumas dicas para colocá-las em prática. Estas são as mais importantes:

Pratique no chão

Pratique primeiro no chão, para aprender a se relacionar com a prancha. Amarre a alça ou o acessório no pé e deite-se de bruços na prancha para que seu corpo fique alinhado no meio da prancha. A partir dessa posição, pratique o movimento de remo e, em seguida, você pode praticar se levantar e ficar em cima da prancha, colocando as mãos sob o peito e impulsionando-se para cima. Fazê-lo no chão primeiro ajudará bastante a aperfeiçoar o impulso e aprender a manter a estabilidade.

Colocação em cima da prancha

É muito importante aprender a ficar de pé na prancha de surf. A posição é a seguinte: você deve estar com as pernas afastadas, os joelhos flexionados e as solas dos pés completamente apoiadas na prancha, com uma separação um pouco maior que a entre os ombros. Quanto aos braços, eles devem estar estendidos e relaxados, e o tronco deve estar levemente inclinado para frente.

A primeira vez, apenas reme

A primeira vez que entrar na água, é só remar, assim você se acostumará com o movimento da prancha e aprenderá a guiá-la. Você deve remar com braçadas longas e profundas, da frente para trás o máximo que puder.

Nadar antes de surfar

Não surfe onde você não nadou antes. É importante explorar a área e conhecer o local antes de subir na prancha.

Aprenda as regras básicas

Aprenda os sinais e regras básicas do surf para se relacionar com outros surfistas e respeitá-los. Por exemplo, nunca entre na onda que outra pessoa está surfando ou deixe a pessoa mais próxima da onda pegá-la antes de você.

Proteja-se do sol

Você está na praia, então você vai tomar muito sol na prancha, mesmo se estiver vestindo uma roupa de neoprene. Por isso, use protetor solar com alto fator de proteção, sempre levando em consideração o seu tipo de pele. Recomendamos este artigo do umCOMO sobre Como preparar a pele para tomar sol.

Aprenda a pegar as ondas

Para pegar as ondas corretamente, você deve selecionar o ponto que deseja ir e remar em linha reta em direção a ele, pois se você entrar em uma onda em um ângulo oblíquo, perderá o impulso acumulado. Para pegar uma onda corretamente, fique perpendicular às ondas que se aproximam e "corte" através delas para atravessá-las. Em seguida, vire a prancha e fique de frente para a praia e espere uma onda se aproximar da crista. Então você deve remar com força para ganhar velocidade e se levantar da prancha para deslizar na onda.

Considere os especialistas

Para aprender a técnica correta é importante conversar com surfistas experientes ou instrutores sempre que puder. Eles poderão aconselhá-lo para que você possa surfar 100% e evitar riscos.

A praia e o mar podem gerar muitos contratempos. Por isso, recomendamos estes outros artigos sobre Insolação: o que fazer e como prevenir e Queimadura de água-viva: o que fazer para aliviá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a surfar, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aprender a surfar
1 de 2
Como aprender a surfar

Voltar ao topo da página