Outros Fazer fitness

Como evitar o sedentarismo

Como evitar o sedentarismo
Imagem: pordentrodo9dejulho.com.br

A falta de atividade física, mesmo as que integram as tarefas básicas do dia a dia, pode prejudicar a saúde, aumentando as chances de desenvolver problemas e doenças. Para saber como evitar o sedentarismo e manter a qualidade de vida, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como fazer exercícios sentada

Passos a seguir:

1

Para não ser uma pessoa sedentária não é preciso necessariamente frequentar a academia. Embora os exercícios ofereçam uma série de benefícios para o organismo, como evitar o sedentarismo é possível agregando hábitos simples ao cotidiano. Um exemplo é caminhar sempre que possível, ao invés de pegar o carro ou o ônibus.

2

Na hora de se deslocar a locais próximos de casa, como o mercado, farmácia e outros, a dica de como evitar o sedentarismo é ir a pé. Se for viável, outra opção é voltar a pé do trabalho ou mesmo, descer uma ou duas paradas de ônibus antes do normal.

3

Quem não é fã das academias, mas quer praticar atividades físicas aeróbicas pode realizar caminhadas diárias de 30 minutos ou de uma hora, ao menos três vezes por semana, em parques ou mesmo dando a volta na quadra de sua casa.

4

Para ficar em forma outra dica é em casa mesmo realizar alongamentos e ginástica localizada. É preciso atentar quanto à postura, já que não vai ter um profissional experiente para acompanhar os seus exercícios. Assim, inicie com exercícios moderados, agachamentos e abdominais são alguns exemplos.

5

Mesmo andar de bicicleta a passeio é um jeito de prevenir o sedentarismo. Porém, se você quiser ir ao trabalho ou a outros lugares de bicicleta é uma forma ainda mais eficiente de manter a forma e ainda colaborar com o meio ambiente.

Como evitar o sedentarismo - Passo 5
Imagem: melhorcomsaude.com
6

Subir escadas ao invés de pegar elevador é outro hábito que ajuda em muito na qualidade de vida. Se você está sem tempo para caminhar e se exercitar de outras formas, aproveite as escadas dos prédios que frequentar ao longo do dia para evitar o sedentarismo.

Como evitar o sedentarismo - Passo 6
Imagem: guiadamusculacao.com.br
7

Em casa, outra forma de se manter em movimento é realizando a faxina. Varrer, tirar pó e limpar a cozinha, o banheiro e os vidros são atividades que podem substituir o treino em uma academia. Você pode pegar um cômodo da sua residência por vez, algumas vezes por semana, para dar uma geral.

Como evitar o sedentarismo - Passo 7
Imagem: scalon.com.br
8

Quem tem animal de estimação pode passear com ele para exercitar-se. Já as pessoas que possuem quintal em casa podem plantar folhagens, varrer o pátio, regar as flores e sempre fazer a manutenção do espaço, uma forma eficiente de manter uma atividade física.

9

Os indivíduos que possuem telefone sem fio, ou quando estiverem no celular, podem aproveitar o momento das ligações para dar uma caminhada e alongar as pernas. Quem trabalha em escritórios e fica muito tempo sentado deve a cada hora fazer o mesmo.

10

Atividades leves após as refeições são bem vindas, como as caminhadas curtas, por exemplo, do restaurante até o trabalho. Nesse momento, os níveis de gordura na corrente sanguínea são mais altos e movimentar-se vai estimular o metabolismo, evitando também o sono comum após o almoço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o sedentarismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ana clara
obrigada,bem explicado. me ajudou com uma matéria de escola .
Imagem: pordentrodo9dejulho.com.br
Imagem: melhorcomsaude.com
Imagem: guiadamusculacao.com.br
Imagem: scalon.com.br
1 de 4
Como evitar o sedentarismo