O que é esgrima: regras e em que consiste
A esgrima é um dos esportes olímpicos e, a cada quatro anos, os melhores esgrimistas do mundo competem nos Jogos Olímpicos para ganhar a medalha de ouro. Além disso, entre os ciclos olímpicos, são realizadas competições continentais e mundiais de esgrima, sendo um esporte com muita história.
Trata-se de um esporte de combate no qual dois atletas usam espadas para atacar e se defender. O objetivo principal é golpear o rival para somar pontos. O florete, o sabre e a espada são as três disciplinas da esgrima moderna. Para saber mais sobre o que é esgrima: regras e em que consiste, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO.
O que é esgrima e qual a sua origem?
A esgrima é um esporte de combate no qual dois atletas usam suas espadas para atacar e se defender mutuamente. Seu objetivo é golpear o oponente para somar pontos. Este tipo de luta com espada tem sua origem no ano de 1190 a.C., no Antigo Egito, e os combates continuaram até o século XVIII.
Originalmente, a esgrima era um método de treinamento militar e começou a se tornar um esporte durante os séculos XIV e XV na Alemanha e na Itália. Os mestres alemães de esgrima organizaram os primeiros grêmios, sendo o mais notável o Marxbrueder de Frankfurt, em 1478.
Este esporte aumentou sua popularidade nos séculos XVII e XVIII devido à invenção de uma arma com uma ponta achatada chamada florete, uma máscara de malha metálica e um conjunto de regras que serviram para regular a zona de pontaria.
Londres sediou em 1880 a primeira competição oficial de esgrima, conhecida como o Grande Torneio Militar e Assalto às Armas. Somente 16 anos depois, a Associação Amadora de Ginástica e Esgrima (British Gymnastics atualmente) preparou um regulamento oficial para este esporte. Nesse mesmo ano, a esgrima esteve incluída nos primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em Atenas em 1896.
Agora que você já sabe o que é esgrima, vamos ver quais modalidades existem no artigo "Quantos esportes têm nas Olimpíadas".
O que significa esgrimista
A palavra esgrimista se refere a uma pessoa que pratica esgrima, que é o esporte de lutar com espadas, normalmente usando três tipos principais: florete, espada e sabre.
Então, um esgrimista é alguém treinado ou que compete nesse esporte de combate com espadas, seguindo regras específicas de pontuação e técnica.
Quais são os 3 tipos de esgrima?
As três modalidades de esgrima são o florete, a espada e o sabre.
- Florete: uma arma de ponta leve, com lâmina retangular. Só é válido o toque com a ponta e o tronco é a área válida;
- Espada: uma arma de ponta, mais rígida e pesada que o florete. Só é válido o toque com a ponta, mas a zona válida é todo o corpo, incluindo pernas, braços e cabeça;
- Sabre: uma arma de ponta e corte que pode ser utilizada tanto com o fio quanto com a ponta. A zona válida de toque é da cintura para cima, ou seja, incluindo torso, braços e cabeça.
Quais são as regras básicas da esgrima?
Como se joga a esgrima e quais são suas regras? Na esgrima, dois esgrimistas lutam em um combate com um árbitro. O objetivo de cada esportista é dar golpes ou toques em zonas válidas do corpo de seu rival com sua espada para somar pontos. Todas as modalidades são realizadas em uma pista com as seguintes medidas: 14 metros de comprimento e entre 1,5 e 2 metros de largura.
As regras básicas da esgrima são:
- Sair do final da pista soma um ponto para o rival;
- Cada toque soma um ponto;
- Cada combate é dividido em três partes de três minutos, tendo um minuto de descanso entre cada parte;
- O primeiro esgrimista que chegar a 15 pontos, ou aquele que estiver liderando o placar ao terminar a terceira parte, é o vencedor do combate;
- Em competições por equipes, cada esportista de uma equipe luta uma vez com cada membro da equipe rival, havendo um total de nove combates;
- Cada um deles dura três minutos ou cinco pontos, e a pontuação se mantém acumulativa entre eles. Se o nono combate for completado e nenhuma equipe somar 45 pontos, a que tiver a pontuação mais alta é a vencedora.
Como é o desenrolar de uma partida de esgrima?
Um combate de esgrima tem o seguinte desenvolvimento:
- Início: os atletas se cumprimentam e passam a se colocar em posição de guarda, nos dois lados da linha central, com as armas prontas;
- Combate: começa o assalto e os esgrimistas se atacam, defendem e contra-atacam utilizando diferentes técnicas, tentando buscar uma abertura na defesa do rival. O objetivo é tocar ou golpear o oponente em uma zona válida de seu corpo com a arma;
- Pontos: as armas são conectadas a um sistema eletrônico que registra cada toque válido. Ao tocar o rival, acende-se uma luz e o árbitro para o tempo para conceder um ponto;
- Final do combate: termina quando um dos esgrimistas alcança a pontuação necessária (5 ou 15 pontos) ou quando o tempo regulamentar acaba. Em caso de empate, disputa-se um minuto adicional chamado "ponto de ouro", e o primeiro esgrimista que somar um ponto, vence.
Quais são os benefícios de praticar esgrima?
Estes são os principais benefícios de praticar esgrima:
- Melhora da forma física e do desenvolvimento psicomotor: velocidade, flexibilidade, força, coordenação e resistência;
- Fomento de valores, como o respeito pelo adversário dentro e fora da pista e a disciplina;
- Melhora dos reflexos e da capacidade de reação a estímulos visuais;
- Aumento da concentração em crianças, do autocontrole emocional e dos impulsos;
- Promove a competição positiva e a motivação;
- Potencializa a coesão de equipe, estimula o gosto por esportes e fomenta a diversão.
Outras curiosidades sobre a esgrima
Outras curiosidades sobre a esgrima são:
- Trata-se de um dos cinco esportes que sempre fizeram parte dos Jogos Olímpicos, desde a realização dos primeiros Jogos modernos em 1896, em Atenas. Naquela edição, foram disputadas somente 3 provas: o florete individual masculino, o sabre individual masculino e o florete masters. Desde então, aumentou para 12, havendo competições individuais e por equipes, tanto masculinas quanto femininas, em cada disciplina;
- O esgrimista com o recorde de mais medalhas olímpicas é Edoardo Mangiarotti, com um total de 13, sendo 6 de ouro. Outros recordes a destacar são os de Nedo Nadi, que ganhou 6 ouros entre os jogos de 1912 e 1920, e Áron Szilágyi, o primeiro homem a ganhar três ouros olímpicos consecutivos em uma disciplina individual (de sabre). Na categoria feminina, a esgrimista mais bem-sucedida é Valentina Vezzali, com nove medalhas olímpicas (seis de ouro, uma de prata e duas de bronze);
- Além desses esgrimistas famosos, outros que se destacam são Romain Cannone, que ganhou a medalha de ouro na espada individual nos Jogos de Tóquio 2020 e a medalha de ouro na espada por equipes e individual no Campeonato Mundial de 2022. No lado feminino, há Sun Yiwen, campeã mundial no ano de 2019 e que conquistou três medalhas olímpicas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é esgrima: regras e em que consiste, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.