Agachamentos

Músculos trabalhados no agachamento

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 fevereiro 2023
Músculos trabalhados no agachamento

As rotinas de treinamento variam dependendo da pessoa, idade, peso, condição física e objetivo definido. Entre os exercícios mais praticados, principalmente os relacionados à força, estão os agachamentos. Este é um dos exercícios mais completos para trabalhar toda a zona inferior do corpo, ou seja, pernas e glúteos. Além disso, se executado corretamente, outros músculos, como os abdominais e estabilizadores do corpo, são exercitados.

Embora os agachamentos pareçam fáceis de executar, é importante fazê-los corretamente. Manter uma técnica e postura perfeitas durante o exercício permitirá obter os resultados desejados, além de evitar lesões. Para descobrir quais são os músculos trabalhados no agachamento e como realizá-los corretamente, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como ganhar músculo nos glúteos

Índice

  1. Quais músculos o agachamento sem barra trabalha?
  2. Quais músculos o agachamento com barra trabalha?
  3. Como fazer agachamentos corretamente

Quais músculos o agachamento sem barra trabalha?

O agachamento é um tipo de exercício em que se adota uma posição semelhante a quando a pessoa está sentada, mas sem poder se apoiar em qualquer lugar. Por isso, também é conhecido como de cócoras. É um dos exercícios mais realizados nas rotinas de treino, tanto de alta intensidade como de força, e faz parte da base de muitos outros exercícios físicos.

Entre os diferentes agachamentos que podem ser feitos, você deve saber diferenciar os que são executados sem barra e os que são feitos com barra. Os músculos do agachamento sem barra que são trabalhados são quadríceps, região posterior da coxa, glúteo máximo e abdômen.

O abdômen também é trabalhado fazendo agachamentos sem barra, pois é o músculo que ajuda a manter uma posição estável. É um exercício muito completo no qual você usa o peso do seu corpo e com o qual pode obter ótimos resultados.

Ao fazer o agachamento livre sem barra, você pode variar o movimento para enfatizar mais o trabalho dos músculos que deseja exercitar, agregando valor extra ao exercício.

Descubra Quantos agachamentos devo fazer por dia para ter resultado.

Quais músculos o agachamento com barra trabalha?

Os agachamentos com barra são um exercício perfeito para aumentar a força das pernas, mas, ao executá-los, você também pode trabalhar muito mais músculos. Neste agachamento, os músculos trabalhados são: região posterior da coxa e quadríceps, músculos eretores das costas, músculos lombares e dorsais, os músculos abdominais e os músculos estabilizadores do quadril.

Embora o agachamento com barra não impeça o exercício destes músculos, o aumento da ativação muscular muda dependendo da técnica e da carga externa absoluta utilizada na execução do agachamento.

Você pode estar interessado em saber quais são Os melhores agachamentos para glúteos e pernas.

Músculos trabalhados no agachamento - Quais músculos o agachamento com barra trabalha?

Como fazer agachamentos corretamente

Fazer agachamentos permitirá que você trabalhe uma grande variedade de músculos e exercite-os com maior ou menor intensidade dependendo do tipo de exercício praticado, mas para isso é importante que você saiba realizá-los corretamente.

Como fazer agachamento sem barra

Para fazer corretamente o agachamento sem barra ou peso, no umCOMO recomendamos seguir os seguintes passos:

  1. Coloque o corpo em posição ereta, com o olhar para frente e mantenha o abdômen contraído.
  2. A posição inicial para esses agachamentos é manter os pés afastados (um pouco mais abertos do que a largura dos ombros), com os dedos dos pés voltados para a frente e ligeiramente para fora.
  3. Jogue o quadril para trás enquanto abaixa o corpo, inclinando o tronco ligeiramente para a frente. Em hipótese alguma levante o calcanhar do chão e mantenha as costas em posição neutra.
  4. Agache até que o quadril esteja abaixo do joelho. Se você não conseguir fazer esse movimento corretamente, agache um pouco menos ou faça o típico meio agachamento. Progressivamente, você conseguirá abaixar mais o corpo.
  5. Eleve o corpo para recuperar a posição inicial.

Como fazer agachamento com barra

Se você pretende fazer agachamento com barra, existem diferentes tipos, como os seguintes:

  • Agachamento com barra acima da altura da cabeça: requer técnica refinada, cargas de peso personalizadas e condição física ideal para permitir que você lide com esse esforço. Para fazê-los, você deve levantar a barra com os braços estendidos acima da altura da cabeça.
  • Agachamento com barra para trás: este é o tipo mais popular de agachamento realizado com barra. Para executá-los corretamente, você deve apoiar a barra no trapézio, ou seja, na parte superior das costas.
  • Agachamento com barra avançada: esta variante implica uma maior exigência e muita experiência na hora da execução devido à posição da barra. Para fazer este exercício, apoie a barra na clavícula e mantenha as costas retas.
  • Agachamento com barra hexagonal: este é o mais exclusivo de todos os agachamentos com barra. Nesse exercício, a barra é como um hexágono com duas alças e alguns pesos nas laterais: você tem que se posicionar dentro, ou seja, no centro dela, para fazer o exercício.

Agora que você já sabe quais são os músculos trabalhados no agachamento, recomendamos este outro artigo onde você conhecerá mais exercícios de agachamentos para glúteos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Músculos trabalhados no agachamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Músculos trabalhados no agachamento