Partilhar

Como escolher um patinete infantil

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher um patinete infantil
Fonte: torontostreetphotographer.com

Um patinete é um veículo composto por uma plataforma alongada e estreita sobre a qual se apoiam os pés, duas ou três rodas nas extremidades da mesma e uma barra vertical com um guidão para controlar a direção. Graças às novas tecnologias, as diversas marcas desenvolveram designs bem mais seguros e altamente benéficos para o desenvolvimento psicomotor das crianças, mas, entre tanta variedade, como escolher o mais adequado? Se considera que chegou a hora de adquirir um patinete para seu filho mas não tem certeza de qual escolher, continue lendo este artigo de umComo e descubra como escolher patinetes para crianças.

Também lhe pode interessar: Como andar de skate para garotas
Passos a seguir:
1

O uso do patinete traz uma infinidade de benefícios para a criança, já que além de um divertimento também se trata de um esporte. Entre todos eles, destaca o aumento do equilíbrio e da concentração, ao ter que manter o veículo reto em todo momento e evitar cair no chão. Ajuda a fortalecer os músculos das pernas, os pulmões e o coração e favorece a circulação sanguínea, assim como a melhoria da resistência física.

2

Na hora de escolher um patinete para nosso filho deveremos pensar, principalmente, na sua idade. As crianças podem começar a praticar este esporte a partir de dois anos de vida. Nesta etapa, o melhor é adquirir patinetes de três rodas, duas dianteiras e uma traseira, para facilitar o controle da aprendizagem e do veículo em si. É importante que na parte traseira tenha apenas uma roda, já que se tiver duas a criança terá mais dificuldades para manter o equilíbrio, tocando constantemente as rodas com o pé e caindo.

Como escolher um patinete infantil - Passo 2
Fonte: paraelbebe.net
3

A partir de cinco anos, a criança já pode começar a usar patinete de duas rodas ao invés de três. No entanto, nem todos os de duas rodas são adequados para esta idade. O mais aconselhável, entre os cinco e os oito anos, é selecionar um patinete com rodas extra largas para facilitar a aderência e dar mais estabilidade à criança.

Como escolher um patinete infantil - Passo 3
4

A partir dos oito anos, e dependendo do nível da criança, já podemos selecionar patinetes mais avançados, com rodas de perfil off-road de 230 mm de diâmetro para caminhos de terra ou circuitos, ou pneus esportivos. Se a criança não tiver nenhum tipo de experiência na prática da patinagem, é melhor descartar o patinete com este último tipo de pneus.

Como escolher um patinete infantil - Passo 4
5

Além da idade da criança, é importante pensar no uso que vai dar ao patinete. Isto é, se queremos um para a criança passear, brincar, ir para a escola, etc., o mais aconselhável é adquirir um cômodo, prático e simples, com rodas de 125 mm de diâmetro e suspensão dianteira para melhor absorção dos impactos.

6

Se nosso filho tiver um nível mais avançado e inclusive quiser começar a praticar o freestyle, então podemos selecionar um patinete mais específico. Nestes casos, são recomendáveis os modelos mais leves e resistentes, com rodas mais duras, de perfil plano e 100 mm de diâmetro e rolamentos mais rápidos.

Como escolher um patinete infantil - Passo 6
7

Em todos os casos, é imprescindível prestar atenção no sistema de freagem do patinete para garantir que a criança possa frear sem problemas. Neste sentido, nunca é demais que tenha um para-choque dianteiro, principalmente para as crianças de dois a seis anos, para poder evitar lesões graves em caso de queda. Além disso, é sempre aconselhável que seja de montagem fácil e dobrável para poder transportar sem problemas no carro.

8

É claro que não podemos esquecer das medidas de proteção. Lembre que deve equipar a criança com um capacete, joelheiras, cotoveleiras e um calçado adequado. Pense bem em todas estas dicas e escolha o melhor patinete para seu filho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um patinete infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Comente! Deixe-nos a sua opinião, ela é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como escolher um patinete infantil

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Raul Almeida
Boa tarde... Minha filha tem 4 anos e meio e esta querendo um patinete de presente, porem estou a pesquisar e estou com muitas duvidas em relação a marca, material de fabricação e gostaria de saber se vocês poderiam me aconselhar algum patinete especifico, assim como material de proteção. Desde ja agradeço
A sua avaliação:
Paulo
Obrigado
A sua avaliação:
gisella
Olá, tem patinete com 2 rodas atrás. Qual e a diferença dos que tem 2 rodas na frente?
Ana Beatriz
a criança esbarra o pé na rodinha traseira quando há duas atrás
A sua avaliação:
Liliane Souza
Olá, tem patinete com 2 rodas atrás. Qual e a diferença dos que tem 2 rodas na frente?
A sua avaliação:
Fabrício
Ajudou muito!!! Obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabrício! Que bom saber que a informação foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Cecilia
Obrigada pelas dicas. Mas quais marcas são recomendáveis? É importante que as rodas sejam de borracha, tipo a bicicleta, ou pode mesmo ser de plástico?
Allyne jhamilly
Legal eu vou comprar um patinete de duas rodas para mim tenho 9 anos
Karin
Quais sao as melhores marcas e onde comprar?

Como escolher um patinete infantil
Fonte: torontostreetphotographer.com
Fonte: paraelbebe.net
1 de 5
Como escolher um patinete infantil

Voltar ao topo da página