Partilhar

Como escolher uma prancha de wakeboard

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher uma prancha de wakeboard

Escolher ou selecionar uma prancha de Wakeboard não é um processo fácil, em muitas ocasiões pode se deixar levar pelas cores e o design mas essas não são as variáveis mais importantes na hora de escolher uma boa prancha de Wakeboard. Para comprar a prancha de Wakeboard que precisa deve seguir com atenção os seguintes passos:

Também lhe pode interessar: Como escolher uma prancha de Stand Up Paddle
Passos a seguir:
1

As pranchas de wakeboard caracterizam-se principalmente por serem proporcionais ao peso do esportista, quanto mais pesado o praticante mais comprida é a prancha. Esta é a característica principal a ter em conta no momento de escolher uma prancha de wakeboard.

Como escolher uma prancha de wakeboard - Passo 1
2

O nível dos praticantes. Os praticantes com um nível de surf mais avançado devem escolher uma prancha mais pequena, agressiva e rápida que lhes ofereça um nível maior de diversão e adrenalina.

Como escolher uma prancha de wakeboard - Passo 2
3

As prancha de iniciação tendem a ser mais planas que as de nível avançado. De qualquer modo mais rocker não implica mais nível, vamos diferenciar principalmente dois tipos de rocker.

Como escolher uma prancha de wakeboard - Passo 3
4

Uma curva continuada proporciona velocidade combinada com suavidade e permite rodar e girar mais facilmente.

5

Os wakeboarders com rocker continuado são mais rápidos, especialmente em águas tranquilas.

6

Por outro lado temos os rocker de três fases (3 stage), caracterizam-se por ter a parte central plana e exagerarem a curva nas pontas da prancha. Um rocker de três fases consegue um salto mais alto ao bater na onda. De qualquer modo uma prancha com mais rocker não quer dizer que seja melhor uma vez que perdemos contato com a água e esta tende a patinar mais tornando a prancha menos eficaz.

7

Poderá utilizar as seguintes referências aproximadas sobre o comprimento e peso, um rider que alcance os 70 kg de peso é aconselhável que utilize uma prancha de 1,27 - 1,34 m, para um peso intermédio entre 70 a 80 kg, é aconselhável as medidas entre 1,34 - 1,39 m e se ultrapassar ou 80 kg aconselha-se um tamanho para a sua prancha superior a 1,39 m.

8

Estas medidas são indicativas sendo que a decisão é relativa, um rider com um nível básico escolherá uma prancha grande dentro do seu intervalo de opções para que o ajude e facilite a saída da água bem como a estabilidade uma vez fora da água. Pelo contrário, um rider com um nível mais avançado procurará uma prancha mais pequena, agressiva e rápida que lhe ofereça mais diversão e adrenalina.

9

Não é só a prancha de wakeboard que é importante, as botas básicas também são muito importantes. Usar uma bota que se ajustem ao nosso pé e sejam relativamente cômodas. Recomendamos uma bota que aperte bastante e fixe bem o tornozelo e o calcanhar. A tendência é usar uma bota fechada, que é a que oferece as melhores características. O principal inconveniente são os tamanhos, são números únicos e basicamente só um rider é que as pode usar. A alternativa são as botas abertas que se adaptam a diferentes tamanhos, mas perdemos a fixação do pé.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma prancha de wakeboard, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Cuidado, não te deixes levar pelas cores da prancha e pelo design não devem ser o factor decisivo. Só as pranchas de medidas e características muito similares poderão ser comparadas pelo design e cores.

Escrever comentário sobre Como escolher uma prancha de wakeboard

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Frederico
Gostaria de uma ajuda. Quero adquirir uma prancha de wake pra ser puxada por jet. Sou iniciante e gostaria que minha família tbm usasse. Com isso os tamanhos de pés variariam de 34 ao 42. Qual melhor prancha se encaixaria melhor com minha necessidade? Obrigado
Caio
Qualquer prancha de wakeboard suporta rampas e obstaculos? Obrigado.
Sara
Augusto desde já agradeço o seu comentário, no seu caso específico é aconselhável uma prancha superior a 1,39 m, mas a decisão de escolha da prancha também vai depender do nível em que se encontra.
Augusto Montragio
Ola, Eu estou comprando uma prancha de wake, tenho 1,95 metros de altura e peso 100kg, Esta prancha é apenas para curtir sem muitas manobras, qual seria o melhor tamanho de prancha ? Obrigado pela atenção Augusto Montragio
pukkobr
Pra ti o tamanho 145 seria o mais indicado.

Como escolher uma prancha de wakeboard
1 de 4
Como escolher uma prancha de wakeboard

Voltar ao topo da página