Técnicos com mais títulos
Alex Ferguson, Pep Guardiola, Carlo Ancelotti e Ottmar Hitzfeld são alguns dos técnicos de futebol com mais títulos. A história do futebol fez grandes times, tanto pelo jogo disputado quanto pelos títulos conquistados. Muitas destas equipas foram treinadas pelos melhores técnicos da história, cujo talento para a gestão de estrelas e decisões tácticas têm sido elementos fundamentais para o sucesso dos seus respectivos clubes.
Alex Ferguson continua a ser o ténico de maior sucesso na história do futebol, com 49 títulos. Pep Guardiola e Mircea Lucescu são os próximos treinadores com mais troféus. Neste artigo do umCOMO você descobrirá quais são os técnicos com mais títulos.
- Alex Ferguson
- Pep Guardiola
- Mircea Lucescu
- Valeri Lobanovski
- Ottmar Hitzfeld
- Carlo Ancelotti
- Jock Stein
- Luis Felipe Scolari
- José Mourinho
- Giovanni Trapattoni
Alex Ferguson
A lenda de Alex Ferguson como técnico do Manchester United permanecerá para sempre na história do futebol mundial. O treinador conquistou um total de 49 títulos entre os dois clubes que dirigiu, Aberdeen e United.
O seu extenso historial inclui as duas Taças dos Campeões Europeus que conquistou como treinador do Manchester United, um Mundial de Clubes, 13 Premier Leagues, 2 Supertaças Europeias, 10 Community Shields, 5 FA Cup e 4 Taças da Liga Inglesa, entre outras. Além disso, conseguiu ganhar o prêmio de melhor treinador do mundo duas vezes, em 1998 e 2007.
Pep Guardiola
A sua carreira como treinador do FC Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City o permitiu ser um dos técnicos de maior sucesso de todos os tempos. Guardiola conquistou 38 títulos entre esses três clubes.
Seus troféus são distribuídos da seguinte forma:
- Entre 2008 e 2012, 14 títulos pelo FC Barcelona. Os destaques incluem 3 Ligas, 2 Ligas dos Campeões, 2 Supertaças Europeias e 2 Mundiais de Clubes, entre outros.
- Entre 2013 e 2016, 7 títulos com o Bayern de Munique: 3 Bundesligas, 2 Copas da Alemanha, 1 Supercopa da Europa e 1 Mundial de Clubes.
- Entre 2016 e 2024, 17 títulos com o Manchester City. Os destaques incluem 6 Premier Leagues, 4 Taças da Liga Inglesa, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia e 1 Mundial de Clubes, entre outros.
Mircea Lucescu
Apesar de nunca ter treinado nas 5 grandes ligas, Lucescu é um treinador lendário na Europa. Ele conquistou 32 títulos, a maioria deles como técnico do Shakhtar Donetsk. O seu registo inclui 9 Ligas Ucranianas, 8 Supertaças da Ucrânia, 7 Taças da Ucrânia e 1 Taça UEFA, entre outros troféus.
Valeri Lobanovski
Lobanovski era um mito como jogador e treinador de futebol no futebol soviético. Quase sempre esteve ligado ao Dínamo de Kiev, clube com o qual conquistou os seus títulos mais importantes (30 no total). O seu registo inclui 8 Ligas Soviéticas, 6 Taças da União Soviética, 2 Taças dos Vencedores da Europa e 1 Supertaça Europeia, entre outros troféus.
Ottmar Hitzfeld
Hitzfeld conquistou 28 títulos ao longo de sua carreira de treinador. Ele treinou várias equipes na Suíça e na Alemanha. No futebol alemão foi treinador do Borussia Dortmund e do Bayern de Munique. Fez história pelos dois times: pelo Dortmund, conquistou a Liga dos Campeões em 1997, o título mais importante da história do clube.
Como treinador do Bayern, também conquistou uma Liga dos Campeões e uma Intercontinental. Sua última etapa profissional como técnico foi na seleção suíça, entre 2008 e 2014.
Carlo Ancelotti
Ancelotti soma um total de 28 títulos como treinador. Ele jogou por vários dos melhores clubes da Europa, como Juventus, Milan, PSG, Chelsea, Real Madrid e Bayern de Munique. Seu registro está dividido desta forma:
- 8 títulos com o Milan, incluindo 2 Ligas dos Campeões.
- 3 títulos com o Chelsea.
- 1 título com o PSG.
- 3 títulos com o Bayern de Munique.
- 13 títulos com o Real Madrid, entre os quais se destacam 3 Ligas dos Campeões.
Jock Stein
O técnico escocês Jock Stein fez história no futebol do seu país natal como treinador do Celtic FC. Ele ganhou 10 Ligas Escocesas e uma Copa da Europa, entre outros títulos, somando um total de 26 ao seu extenso histórico.
Luis Felipe Scolari
Scolari é outro dos treinadores que fez história no mundo do futebol. Ele tem 26 títulos em seu currículo, com destaque para a Copa do Mundo conquistada com o Brasil em 2002. É sua maior conquista como técnico, mas também conquistou outros troféus em nível de clubes.
Como treinador de clubes, foi bicampeão do Campeonato Brasileiro, bicampeão da Copa Libertadores e também conquistou 4 Copas do Brasil.
José Mourinho
O seu carácter e personalidade fortes, juntamente com a sua longa lista de sucessos, fizeram de José Mourinho um dos melhores treinadores da história do futebol. Conquistou um total de 26 títulos entre os diferentes clubes que dirigiu, como Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United e AS Roma.
Além de ganhar muitos títulos nacionais, suas conquistas incluem títulos continentais: 2 Liga dos Campeões, 2 Liga Europa e 1 Liga Conferência da UEFA.
Giovanni Trapattoni
O top 10 dos treinadores de futebol com mais títulos da história é fechado por Giovanni Trapattoni. Acumulou um total de 23 troféus no seu currículo, com destaque para uma Taça dos Campeões Europeus conquistada com a Juventus na temporada de 1984-1985, 7 Séries A, uma Bundesliga, uma Supertaça Europeia, uma Taça dos Vencedores da Europa e 3 Taças UEFA, entre outros.
Imagem: FC Bayern München
Agora que você conhece os técnicos com mais títulos, não perca estes artigos sobre Os 10 melhores times de futebol do mundo e Os melhores atacantes de todos os tempos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Técnicos com mais títulos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.