PARTILHAR

Quais os benefícios do Karatê para a saúde

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 abril 2020
Quais os benefícios do Karatê para a saúde

Esportes sempre são bem vindos tanto para crianças quanto para adultos. O mais importante na hora de escolher por uma atividade é que seja do gosto de quem a for praticar, uma vez que assim é possível se sentir mais motivado a realizá-la e colocar a preguiça de lado. Quem tem interesse nas artes marciais deve conhecer quais os benefícios do Karatê para a saúde e, para tanto, o umComo.com.br vai falar sobre o assunto. Veja as informações a seguir.

Também lhe pode interessar: Quais são os beneficios do Muay Thai
Passos a seguir:
1

São muitos os benefícios do Karatê para a saúde, sendo que entre eles, destacam-se o aumento da resistência dos ossos e da capacidade pulmonar, bem como o fortalecimento do coração e dos vasos sanguíneos. Além disso, quem deseja emagrecer também encontra vantagens na prática dessa modalidade de arte marcial, uma vez que em uma única sessão é possível queimar até 800 calorias.

Quais os benefícios do Karatê para a saúde - Passo 1
2

A resistência que o karatê oferece se dá pelo fato de ser uma atividade de grande velocidade e explosão, as quais são necessárias para aumentar a potência dos músculos. Já o coração se beneficia porque como essa arte marcial é um exercício aeróbico o rendimento cardíaco aumenta, fortalecendo-o. Trabalhar o fôlego é uma forma de, inclusive, combater doenças cardiovasculares.

3

Além disso, não são apenas as pessoas que desejam perder peso que encontram vantagens na prática do karatê, mas também quem busca a definição muscular. Já que a atividade exige muito trabalho físico, inclusive, dos membros inferiores e dos glúteos eles se tornam mais firmes e definidos. No entanto, os braços também são bastante trabalhados e ficam mais fortes e torneados, à medida que os movimentos são realizados. Outro benefício é em relação ao aumento da flexibilidade, o que ajuda em muito a evitar lesões em decorrência de movimentos do dia a dia.

4

O karatê mexe bastante o quadril, ajudando o corpo a se soltar de forma gradativa. A flexibilidade é desenvolvida ainda em decorrência dos chutes e socos. A atividade também previne problemas de coluna, uma vez que sempre é preciso estar atento à postura. No entanto, não é apenas a saúde que se beneficia do karatê, porque ele colabora de muitas outras formas. É o caso do psicomotor, isso significa que a arte marcial ajuda os praticantes a responder de maneira mais rápida a um estímulo, pensando e agindo com mais eficiência. Ou seja, aumentando o seu reflexo.

Quais os benefícios do Karatê para a saúde - Passo 4
5

Outro campo que recebe as vantagens do karatê é o afetivo-social, já que o respeito e a disciplina estão presentes constantemente na sua prática. Nesse sentido, a atividade é indicada, especialmente, para crianças hiperativas e mesmo que sejam agressivas. Porém, é um exercício completo indicado a todas as crianças, pois colabora ainda a ter mais concentração, desenvolve a coordenação motora, aumenta a autoconfiança, sem contar que o karatê funciona como defesa pessoal, o que é importante a todas as pessoas que desejam se sentir mais seguras no dia a dia.

Veja também: 18 excelentes motivos para pratica Muay Thai

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do Karatê para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais os benefícios do Karatê para a saúde
1 de 3
Quais os benefícios do Karatê para a saúde

Voltar ao topo da página ↑