Onde praticar parapente no Brasil
O parapente é um esporte radical semelhante ao paraquedismo, que consiste em saltar de um ponto alto abrindo em seguida um paraquedas de formato elíptico, que permite ao praticante ficar planando no ar, desfrutando do momento do voo e da paisagem. É um esporte muito emocionante mas também relaxante durante o tempo em que se permanece levitando no ar, por isso não admira que tenha vindo a ganhar cada vez mais adeptos à escala mundial. Se você procura saber onde praticar parapente no Brasil, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
A localidade de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, é um dos pontos mais conhecidos mundialmente para a prática de parapente. Os saltos realizam-se no pico do Ibituruna, localizado a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, e nele ocorrem vários campeonatos de parapente.
No estado de Santa Catarina, mais concretamente em Balneário Camboriú também existe uma grande prática de parapente. Os saltos são feitos no Morro do Careca, no Pontal Norte, e quem não tem muita experiência neste esporte pode solicitar um voo duplo, em que será acompanhado por um instrutor especializado.
Voos de parapente também são muito populares em Axixá do Tocantins, uma localidade brasileira do estado de Tocantins, situada a uma altitude de 210 metros. O turismo deste local é muito intenso no verão e principalmente movido pelos esportes radicais praticados na Serra do Estrondo, entre os quais o parapente.
Em Nova Petrópolis, no estado de Rio Grande do Sul, também existem excelentes picos para a pática de esportes de voo, devido ao fato desta cidade se localizar junto à Serra Gaúcha. Nela, local mais popular para a prática de parapente é o Ninho das Águias.
No estado de São Paulo existem vários pontos ótimos para a prática de parapente. É o caso do Petar - Parque Estatual Turístico do Alto do Ribeira, a Pedra da Boa Vista na cidade de Socorro, a rampa de 1.800 metros na Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, as Serras de Santa Bárbara e do Queixo da Anta em São Francisco Xavier no distrito de São José dos Campos, entre outros.
Nas rampas em Sampaio Correia, no Rio de Janeiro, encontra-se o recorde de parapente carioca, com uma distância percorrida de 220 km pelo parapentista Rafael Saladini. Desta forma dá para perceber por que este local é considerado um dos melhores no estado para percorrer distâncias longas de parapente.
Além dos locais citados acima, existem muitos outros que reúnem boas condições para a prática de parapente e outros esportes de voo. É o caso de Porto de Galinhas em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, Itacaré em Bahia, Ilha do Mel no Paraná, Carrancas em Minas Gerais, entre muitos outros.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde praticar parapente no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.