Outros Voleibol

Como surgiu o voleibol

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como surgiu o voleibol

Voleibol ou mais vulgarmente chamado de vôlei tem conquistado cada vez mais adeptos em diferentes países. É um esporte praticado por uma quadra dividida em duas partes iguais por uma rede com seis jogadores de cada lado. O objetivo é fazer repassar a bola sobre a rede sem que toque no chão da quadra do time oposto. O número de toques para devolver a bola ao campo contrário é limitado, logo é necessário arranjar uma boa estratégia de jogo. Voleibol é um esporte olímpico coordenado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Neste artigo de umComo contamos-lhe a história de como surgiu o voleibol.

Também lhe pode interessar: Onde jogar vôlei em São Paulo (SP)

Índice

  1. Origem do voleibol
  2. A primeira partida
  3. O voleibol no mundo
  4. Últimos campeões de voleibol

Origem do voleibol

A história do voleibol remonta a data de 9 de fevereiro de 1895 por um professor norte-americano de educação física, e mais tarde diretor, William George Morgan da ACM - Associação Cristã de Moços de Massachusetts, Estados Unidos. Na altura o esporte da moda era o basquetebol e, o objetivo de Morgan era idealizar um jogo menos energético e fatigante em que não houvesse contacto físico entre os jogadores evitando as lesões. O objetivo era oferecer um esporte mais seguro para abranger principalmente os mais velhos.

Baseando-se no tênis e nos instrumentos usados para a sua prática, ele pensou em reproduzir o objetivo de passar a bola de um lado para o outro mas ele optou por uma rede mais alta, com 1,98m de altura ficando logo acima da cabeça de um jogador de estatura média. Só faltava resolver o problema da bola.

Nos primeiros anos, uma câmara de ar da bola de basquete e a rede era improvisada. O esporte inventado até ao momento foi denominado de Mintonette. Morgan e dois amigos delinearam as primeiras 10 regras que caracterizam o jogo com o principal objetivo de marcar pontos na área do lado do adversário, tocando no chão.

A primeira partida

Com muita recepção por parte do público, a primeira partida decorreu em 1896. O jogo assistido pelo professor Alfred T. Hastead iria dar o nome atual ao esporte. A forma de movimentar a bola de um lado para o outro como um voo fez com que o professor comunicasse a Morgan que se deveria chamar de volleyball. No mesmo ano foi publicado o primeiro artigo sobre este esporte na Physical Education.

A diversidade desta modalidade passou a ser praticada não só em academias e quadras fechadas mas também em praias e parques.

Como surgiu o voleibol - A primeira partida

O voleibol no mundo

Em 1900 o voleibol chega ao primeiro país fora dos Estados Unidos, o Canadá, dispersou-se até ao continente asiático chegando também ao Peru em 1910.

No Brasil, a modalidade foi introduzida pela Associação Cristã de moços de São Paulo em 1917 definindo as regras gerais e mundiais.

Em 1930 o esporte era praticado por todo o território mundial mesmo que as partidas tivessem apenas o intuito de diversão.

Foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em França em 1947 e, dois anos mais tarde organizaram o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol em que apenas os homens podiam participar. Apenas em 1952 o evento foi ampliado ao público feminino.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos o primeiro campeonato Sul-Americano de voleibol, masculino e feminino, foi realizado no Rio de Janeiro em setembro de 1951 tornando o Brasil Campeão masculino e feminino. Em seguida, foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol. Em setembro de 1962 no congresso em Sofia foi admitida como modalidade olímpica e a a inclusão desta nos Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio foi uma data importante para o voleibol.

No Brasil e nos Estados Unidos uma modalidade variante do voleibol que tem obtido grande sucesso é o vôlei de praia.

Últimos campeões de voleibol

Copa do Mundo

Masculinos

2003, 2007 - Brasil

2011 - Rússia

2015 - Estados Unidos

Feminino

2003 - China

2007, 2011 - Itália

Campeonato Mundial de Vôlei

Masculino

2002, 2006, 2010 - Brasil

2014 - Polônia

Feminino

2002 - Itália

2006, 2010 - Rússia

2014 - Estados Unidos

Jogos Olímpicos

Masculino

2004 - Brasil

2008 - Estados Unidos

2012 - Rússia

Feminino

2004 - China

2008,2012 - Brasil

Como surgiu o voleibol - Últimos campeões de voleibol

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o voleibol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como surgiu o voleibol