Fazer musculação

Como potencializar o seu treino com vasodilatadores

Como potencializar o seu treino com vasodilatadores

O uso de suplementos é cada vez mais comum entre frequentadores de academia, praticantes de atividade física e atletas. O consumo de suplementos geralmente é feito de acordo com o objetivo que pretendemos alcançar. Os suplementos denominados vasodilatadores estão se propagando entre o público fitness devido aos benefícios associados ao seu consumo. Continue lendo este artigo de umComo.com.br em parceria com a Natue e saiba como potencializar o seu treino com vasodilatadores.

Índice

  1. Mas, você sabe o que são suplementos vasodilatadores?
  2. Qual a importância do óxido nítrico (NO) para o nosso organismo?
  3. O consumo de vasodilatadores pode acarretar algum efeito colateral?
  4. Existem alimentos com ação vasodilatadora?

Mas, você sabe o que são suplementos vasodilatadores?

Suplementos vasodilatadores ou também conhecidos como suplementos precursores de óxido nítrico são responsáveis por aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, ou seja, promovem a vasodilatação dos vasos permitindo deste modo que, mais oxigênio e nutrientes cheguem às células musculares durante o exercício, reduzindo a concentração de ácido lático e amônia (responsáveis por promover a fadiga muscular).

Esse tipo de suplemento leva em sua composição ingredientes precursores de oxido nítrico (responsável pela dilatação dos vasos). A composição desses produtos irá variar de acordo com o fabricante mas, geralmente, sua formulação contém uma combinação de L-arginina e L-citrulina, além de vitaminas e minerais que estimulam a produção de óxido nítrico. Os vasodilatadores não são responsáveis pelo aumento da força muscular, mas podem auxiliar na realização de treinos mais pesados. Lembrando sempre que esses suplementos não fornecem o óxido nítrico e sim os aminoácidos responsáveis aumentar a síntese desta substância.

Qual a importância do óxido nítrico (NO) para o nosso organismo?

O óxido nítrico é um gás formado da junção do nitrogênio e oxigênio, sua síntese depende da transformação da L-arginina (aminoácido) em L-citrulina (aminoácido) por um conjunto de enzimas.

São diversos os benefícios do óxido nítrico para o nosso organismo, dos quais podemos destacar:

· Melhora do desempenho físico;

· Provável diminuição da fadiga muscular;

· Melhora da perfusão sanguínea nos músculos esqueléticos;

· Regulação da pressão sanguínea;

· Provável aumento de força durante o exercício.

Devido aos benefícios atribuídos ao óxido nítrico suplementos nutricionais, supostamente, precursores ou que estimulam a síntese de óxido nítrico pelo organismo são amplamente comercializados. Porém, ainda não há evidências suficientes que comprovem a eficácia desses suplementos.

O consumo de vasodilatadores pode acarretar algum efeito colateral?

Quando consumidos segundo orientação do fabricante, os vasodilatadores geralmente não apresentam efeitos colaterais, porém, algumas pessoas relatam alguns desconfortos tais como: tonturas, náuseas, vômitos, coceira, etc., assim, é importante que o consumo dessas substâncias sejam sempre orientadas por um médico ou nutricionista.

Existem alimentos com ação vasodilatadora?

Sim, alimentos como a beterraba, espinafre e outros vegetais verdes-escuros podem ter ação vasodilatadora por serem ricos em nitrato que passa por uma série de transformações no organismo até ser convertido em óxido nítrico. É importante destacar ainda que os alimentos fonte de nitrato devem ser orgânicos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como potencializar o seu treino com vasodilatadores, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos

  • A suplementação com arginina também é associada ao aumento da vasodilatação e do fluxo sanguíneo por ser precursora da produção de óxido nítrico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como potencializar o seu treino com vasodilatadores