Tiro com arco e flecha

Como começar a praticar arco e flecha

Como começar a praticar arco e flecha
Imagem: eachwayup.com

Se você gosta de esportes ao ar livre o arco e flecha é um esporte ideal para si, sendo um esporte de precisão é bom para treinar o foco, a sua postura e a concentração.

Se gosta deste esporte e não sabe como começar a praticar arco e flecha deve ler este artigo de umComo para ficar esclarecido, vai aprender de forma simples e clara regras básicas de postura, equipamento necessário a usar e truques para saber qual o seu olho dominante ou qual o seu tamanho da sua puxada.

Também lhe pode interessar: Como começar a praticar Downhill

Índice

  1. O que é arco e flecha
  2. Equipamento necessário para praticar arco e flecha
  3. Onde praticar arco e flecha
  4. O peso do arco adequado a iniciantes
  5. O seu tamanho ideal da puxada
  6. O olho dominante
  7. Posição correta do corpo
  8. Posição da flecha
  9. Apontar e disparar

O que é arco e flecha

O arco e flecha é uma prática que utiliza um arco e uma flecha com o objectivo de atingir um alvo, esta modalidade remonta aos nossos antepassados que usavam o arco e flecha para caçar e como arma de guerra. Nos tempos modernos este equipamento serve como esporte que cada vez tem mais adeptos em todo mundo.

Como começar a praticar arco e flecha - O que é arco e flecha
Imagem: griffinsguide.com

Equipamento necessário para praticar arco e flecha

Pode comprar o seu equipamento em lojas especializadas em esporte ou pode optar por fazer você mesmo o seu arco e flecha tudo depende do seu objectivo inicial, se quer apenas experimentar vale construir o seu arco e flecha primeiro, antes de investir em um equipamento novinho e dispendioso.

Caso queira treinar à séria necessita de um arco e flecha de qualidade, as flechas convêm serem de fibra de carbono pois são mais resistentes e bem mais leves do que as convencionais de madeira ou alumínio, para começar três flechas são suficientes. É recomendável comprar um protetor de braço para evitar que fique com alguns roxos quando a corda bater com força nessa zona e um protetor de mão para evitar ficar com calos no final do treino. Precisa também de adquirir um bow stringer ou encordoador para que o seu arco dure muitos anos sem entortar, esta peça serve para colocar a corda nos arcos de forma a não danificar as lâminas do arco.

Como começar a praticar arco e flecha - Equipamento necessário para praticar arco e flecha
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Onde praticar arco e flecha

Pode começar por procurar uma associação ou clube de arco e flecha, existem vários lugares preparados para se praticar arco e flecha só tem que fazer uma pequena pesquisa na internet para saber se na sua cidade ou perto existem esses espaços equipados para a prática de tiro ao alvo. Caso não encontre ou por opção não queira, pode procurar conselhos especializados de pessoas que já pratiquem tiro ao alvo para encontrar um bom local para a prática este esporte.

Nunca vá para uma zona que desconhece pois pode ser perigoso, não vai querer machucar ninguém.

Como começar a praticar arco e flecha - Onde praticar arco e flecha
Imagem: tartarugas.net

O peso do arco adequado a iniciantes

O peso do arco refere-se à quantidade de força que é necessária para puxar a corda do arco e não à quantidade de quilos que o arco pesa.

Para quem está a iniciar a prática de tiro ao alvo o peso recomendado é entre as 25 a 35 libras (11 a 15 quilos). Convém ser entre estes valores especialmente quando você não sabe ainda que músculos usar.

Como começar a praticar arco e flecha - O peso do arco adequado a iniciantes
Imagem: bibliacomentada.com.br

O seu tamanho ideal da puxada

A sua puxada é a distância na qual consegue puxar a corda do arco. Para medir a sua puxada você deve medir a distância entre a ponta dos dedos da sua mão esquerda à ponta dos dedos da sua mão direita. Depois é só dividir esse valor por 2.5 e terá o tamanha da sua puxada. A medida mais comum de puxada é entre 28 a 30 polegadas ou seja, 71 a 76 centímetros.

Não é recomendado puxar a corda do arco acima do limite recomendado do arco, isso pode danificá-lo.

Como começar a praticar arco e flecha - O seu tamanho ideal da puxada
Imagem: arqueirismo.com

O olho dominante

Você sabe qual é o seu olho dominante com um simples truque, olhe para um objeto a 5 ou a 10 metros de distância, estenda os braços para a frente e junte as mãos conforme a imagem, o objeto tem que estar no centro das suas mãos, vá aproximando lentamente as mãos do rosto sem deixar de focar o objeto com os dois olhos, você vai começar a notar que a mão vai se aproximar apenas de um olho, esse é o seu olho dominante.

Quando o olho direito for dominante use o arco destro, segure o arco com a mão esquerda e puxe a corda para trás com a mão direita. Se o seu olho dominante for o esquerdo o processo é ao contrário, use um arco canhoto, segure-o com a mão direita e puxe a corda para trás com a mão esquerda.

Como começar a praticar arco e flecha - O olho dominante
Imagem: arqueirismo.com

Posição correta do corpo

A estabilidade e a consistência do tiro ao alvo são a chave do sucesso, porém isso só se consegue com uma boa postura corporal. A postura é a base do tiro, o corpo deve estar reto e relaxado, confortável mas firme. Direcione o corpo perpendicularmente ao alvo e à linha de tiro, a postura recomendada é aberta, os pés devem estar separados a uma distância equivalente à largura dos ombros. A distribuição do peso deve ser 60 a 70% na parte dianteira dos pés e 40 a 30% nos calcanhares.

Como começar a praticar arco e flecha - Posição correta do corpo
Imagem: portalsaofrancisco.com.br

Posição da flecha

Aponte o arco para o chão e encaixe a flecha no nock da corda, prenda a parte posterior da flecha à corda. Posicione a corda antes das falanges do dedo indicador e anelar e por trás da primeira falange do dedo menor como mostra a imagem, segure a flecha levemente.

Como começar a praticar arco e flecha - Posição da flecha
Imagem: arcobrasil.com

Apontar e disparar

Erga e posicione o arco, o peito deve estar contraído e os músculos abdominais tensos, o braço que segura o arco deve estar em direção ao alvo, o arco deve estar sempre na posição vertical e o interior do seu cotovelo deve estar paralelo ao chão a mira deve estar por cima da linha de horizonte do alvo, inspire, o próximo passo é ancorar. A mão da corda deve ser levada até ao osso da mandíbula para criar uma conexão osso com osso. O tempo ideal da ancoragem até à ao tiro é de 1 a 3 segundos. Depois disto é importante concentrar-se completamente em mirar o centro do alvo. A largada deve ser iniciada pelo trapézio, a corda deve ser liberada relaxando os dedos, deve-se soltar a corda deixando os dedos fora do seu caminho. Quando a flecha tiver sido lançada o movimento da mão continua e termina com a rotação do ombro.

Agora já sabe como começar a praticar arco e flecha é só treinar até apanhar o jeito. Quanto mais treinar mais hipóteses tem de se tornar num bom arqueiro.

Como começar a praticar arco e flecha - Apontar e disparar
Imagem: archerymastersmt.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a praticar arco e flecha, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos

  • Nunca ponha em risco a sua segurança.
  • Jamais aponte o arco armado a alguém.
  • Estabeleça uma linha de tiro, ninguém deve ultrapassar essa linha enquanto houver arqueiros atirando.
  • Certifique-se que está numa zona segura e ninguém vá aparecer de surpresa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marcos
Gostaria de saber onde posso comprar os itens para prática do esporte
Imagem: eachwayup.com
Imagem: griffinsguide.com
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: tartarugas.net
Imagem: bibliacomentada.com.br
Imagem: arqueirismo.com
Imagem: arqueirismo.com
Imagem: portalsaofrancisco.com.br
Imagem: arcobrasil.com
Imagem: archerymastersmt.blogspot.com
1 de 10
Como começar a praticar arco e flecha