PARTILHAR

Como treinar para uma peneira de futebol

Como treinar para uma peneira de futebol

Uma peneira de futebol é muito importante para quem está se preparando, porque é um passo que o pode levar longe na sua carreira esportiva e que o ajudará a atingir as suas metas pessoais. Se for o seu caso e estiver treinando para isso, deve considerar vários fatores, porque é tão importante treinar fisicamente como mentalmente. Se planeja se preparar ou se já estiver fazendo isso, leia este artigo de umComo onde explicamos para você, com detalhes, como treinar para uma peneira de futebol. Boa sorte!

Também lhe pode interessar: Como treinar futebol sozinho
Passos a seguir:
1

Prepare-se fisicamente: este é um dos três pilares básicos do seu treinamento. Jogue muito futebol, mas faça também outros tipos de exercícios diferentes.

Planeje quais exercícios pode fazer para melhorar em aspectos como a resistência, a velocidade ou a força, já que todos são igualmente importantes. Para treinar seu físico pode ir a uma academia e pedir a ajuda dos monitores de lá, ou pode fazer isso em casa, mas lembre-se que precisa de uma rotina que inclua todos os aspectos, por isso pense bem.

Como treinar para uma peneira de futebol - Passo 1
2

Prepare-se taticamente: o segundo pilar importante para treinar para uma peneira de futebol é saber, efetivamente, jogar futebol. Neste aspecto deve aprender a pensar como jogador mas também como treinador: o que é melhor eu fazer neste momento? Para que parte do campo devo ir e voltar? Que jogador tenho que marcar em sua posição?

Reserve 30 minutos diários para treinar táticas, possíveis jogadas, dribles, escanteios, pênaltis, etc. Se alguém puder ajudar, melhor ainda, porque poderá usar mais táticas e jogar um pouco mais em equipe, assim o treinamento para as peneiras será mais real. Se estiver treinando como goleiro, procure alguém que chute as bolas para você até dizer basta, que jogue cada vez para um lugar diferente do gol e com potências e velocidades diferentes, você tem que se ver e testar em todas as situações.

Como treinar para uma peneira de futebol - Passo 2
3

Prepare-se mentalmente: o último pilar para entender como treinar para uma prova de futebol. Tem que abrir a sua mente e pensar que no dia da peneira tudo pode acontecer, por isso deve estar pronto para qualquer ação. Seja consciente de que pode ser que faça grande parte da peneira sozinho e pode ser que a parte em equipe seja de 5 contra 5 ou de 11 contra 11. Nada disso deve deixá-lo nervoso se pensou nisso antes em casa.

Enquanto estiver treinando, ou inclusive depois, quando tiver terminado, pare um momento e pense em tudo o que podem chegar a pedir-lhe e em como vai reagir. No dia da peneira, seu nervosismo e sua ansiedade serão completamente normais, mas deve fazer um exercício de relaxamento. Para treinar este aspecto, coloque um limite de tempo ou diga aos seus amigos que pressionem você: trabalhar sob leve pressão vai ajudar a melhorar e a se familiarizar com a tensão que certamente terá no dia das peneiras. O segredo, como pode ver, é que seus treinos pareçam o máximo possível com as peneiras.

Como treinar para uma peneira de futebol - Passo 3
4

Cuide da sua alimentação e do seu descanso. Siga uma dieta saudável assim que souber que vai começar a preparar-se para a peneira e melhore-a conforme o dia se aproxima. Coma muitos carboidratos, o seu corpo usará isso para criar energia; no dia da peneira pode comer massa, arroz, batatas, grãos inteiros e carnes magras.

Por outro lado, evite comer doces ou aperitivos, pois farão a sua energia diminuir. As bebidas também são importantes nesse dia: beba muita água e evite bebidas com gás e com açúcar.

Como treinar para uma peneira de futebol - Passo 4
5

Seja positivo. Se treinar duro e com vontade terá bastantes chances de ficar bem nas peneiras. Se alguns dias achar que as coisas não estão dando muito certo, não desista: todos passamos por dias melhores e dias piores, mas nunca desista. Lembre-se: "Se jogar você pode perder, mas se não jogar o jogo já está perdido". Boa sorte!

Veja também: Como funciona o Campeonato Brasileiro de Futebol

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar para uma peneira de futebol, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Danilo
Belas dicas ! É importante o preparo físico, mental e tático.
Danilo
É importante o preparo físico, mental e tático.
A sua avaliação:
Rodrigo
Sensacional! Para mim, que amo o futebol e meu sonho é exercer isso, um artigo como esse me motiva ainda mais. Obrigado, e seguimos na luta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rodrigo! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como treinar para uma peneira de futebol
1 de 5
Como treinar para uma peneira de futebol

Voltar ao topo da página ↑