Correndo por caminhos

Como treinar para um ultra trail

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Como treinar para um ultra trail
Imagem: deportespracticables.wordpress.com

Um ultra trail é uma corrida de montanha em que são percorridas distâncias de a partir de 42 quilômetros. Estas distâncias são para serem percorridas ao longo de um dia inteiro, ainda que alguns corredores possam levar mais tempo. A dificuldade desta competição faz com que o mero fato de conseguir terminá-la seja já todo um sucesso. Preparar-se para correr um ultra trail requer trabalho físico e mental. Em umComo.com.br explicamos a você algumas chaves de como treinar para um ultra trail.

Também lhe pode interessar: Como fazer o treino fartlek
Passos a seguir:
1

Antes de se preparar para este tipo de prova, é conveniente fazer uma revisão médica, já que a exigência física é muito alta.

2

O tempo mínimo para se preparar um ultra trail são 4 meses, isso se seu ponto de partida for alto. Caso contrário, você deverá dedicar-lhe meio ano. Tenha em conta estes prazos na hora de escolher o ultra trail do qual quer participar.

3

Se não estiver habituado a competições, a primeira coisa que deve trabalhar é sua capacidade aeróbica e a resistência cardiovascular. O objetivo é sentar as bases para enfrentar um treinamento duro. Faça-o durante quatro semanas.

4

Nas quatro semanas seguintes comece já a aumentar o ritmo e a intensidade dos treinamentos. O objetivo é ganhar força muscular e acabar preparado para iniciar a preparação que realizará nos 4 meses prévios ao ultra trail.

5

Primeiro mês. Você deve dedicar dois dias para descansar. Em quatro dos dias que treinar deve fazer percursos de entre 12 e 15 quilômetros, três dos quais devem ser em ritmo de meia maratona.

Um dia da semana você deve concentrar-se em correr 1,5 horas no começo do mês e 4 mais para o final.

6

Segundo mês. Durante 4 dias de cada semana, não baixe nunca dos 15 quilômetros, cinco deles em ritmo de meia maratona. Descanse dois dias.

No último dia da semana, corra de 2 a 4 horas.

7

Terceiro mês. Você já deve incluir as subidas em suas sessões de treinamento, de modo que tente fazer o máximo número de saídas na montanha. Continue com o descanso dois dias por semana.

Esta será a semana mais forte de treinamento. Tente superar os 15 quilômetros durante quatro dias, seis deles em ritmo de meia maratona. Um dia da semana, concentre seus esforços em não baixar de 3 horas e em tentar chegar a 4 ou mais.

8

Quarto mês. Já é o mês prévio ao ultra trail, de modo que você deve trabalhar sua mente. É recomendável ir a atividades relaxantes, especialmente se for uma pessoa nervosa. Não se esqueça de descansar dois dias por semana.

Uma vez testada sua força no terceiro mês, volte ao ritmo de treinamento do segundo, para manter o nível ao mesmo tempo em que não cansa demais o corpo. Você chegará nas melhores condições ao ultra trail.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como treinar para um ultra trail, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: deportespracticables.wordpress.com
Como treinar para um ultra trail