Como funciona o BASE Jump
O BASE Jump é uma modalidade de esporte radical, semelhante ao skydive, que consiste em saltar em queda livre de um ponto alto, com a ajuda de um paraquedas próprio para abrir em altitudes baixas. BASE é sigla para "Building, Antenna, Span & Earth", que em português significa prédio, antena, ponte e terra, os locais mais comuns para a prática deste esporte. Atualmente existe um elevado número de adeptos de BASE Jump e o fato desta modalidade ser tão perigosa levou alguns países a tomarem medidas de segurança, proibindo a sua prática. Se ficou curioso e quer saber como funciona o BASE Jump, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
O equipamento necessário para a prática de BASE Jump é bem simples, sendo apenas necessário um container, a mochila, e um velame, o paraquedas. Para proteção e conforto do corpo também se pode vestir um fato e óculos próprios.
No BASE Jump os saltos não são feitos a partir de um avião, mas sim de algo físico no solo como um prédio, antena ou montanha. A descida, por ser em queda livre, é bem rápida. Por exemplo: para uma altura de 100 metros, o BASE Jumper (nome dado aos praticantes desta modalidade) demorará apenas 15 segundos a chegar ao chão.
Também devido ao fato do salto ser curto, os praticantes de BASE Jump devem conhecer bem as técnicas desta modalidade e o equipamento, ou arriscam-se a não aterrar em segurança. Esta é uma das razões porque este esporte é tão perigoso e fatal.
Para realizar um salto de BASE Jump o praticante desloca-se até um local alto, veste o equipamento e atira-se em queda livre, abrindo o velame pouco depois. É necessário ter orientações acerca desta técnica, principalmente para saber qual o momento certo da abertura do velame.
No Brasil esta prática ainda não está muito difundida, e existe apenas um curso de BASE Jump, a funcionar em Rio Grande do Sul. Para frequentar o curso é necessário ter experiência em, pelo menos, 100 saltos da paraquedismo. O requisito garante que a pessoa já tem conhecimentos prévios e que o risco de o salto dar errado é menor. Por outro lado os interessados podem simplesmente contratar um mentor de BASE Jump que os oriente na prática desta modalidade.
Dentro do BASE Jump existem duas modalidades que se distinguem pelo tipo de velame utilizado: um velame grande e retangular semelhante ao de paraquedismo, e um fato com asas entre os braços e o corpo - wingsuit. As técnicas de salto e manuseamento do equipamento diferem um pouco entre ambos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o BASE Jump, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.