Esportes extremos

Como funciona o BASE Jump

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona o BASE Jump
Imagem: adrenalinebeast.com

O BASE Jump é uma modalidade de esporte radical, semelhante ao skydive, que consiste em saltar em queda livre de um ponto alto, com a ajuda de um paraquedas próprio para abrir em altitudes baixas. BASE é sigla para "Building, Antenna, Span & Earth", que em português significa prédio, antena, ponte e terra, os locais mais comuns para a prática deste esporte. Atualmente existe um elevado número de adeptos de BASE Jump e o fato desta modalidade ser tão perigosa levou alguns países a tomarem medidas de segurança, proibindo a sua prática. Se ficou curioso e quer saber como funciona o BASE Jump, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:

1

O equipamento necessário para a prática de BASE Jump é bem simples, sendo apenas necessário um container, a mochila, e um velame, o paraquedas. Para proteção e conforto do corpo também se pode vestir um fato e óculos próprios.

2

No BASE Jump os saltos não são feitos a partir de um avião, mas sim de algo físico no solo como um prédio, antena ou montanha. A descida, por ser em queda livre, é bem rápida. Por exemplo: para uma altura de 100 metros, o BASE Jumper (nome dado aos praticantes desta modalidade) demorará apenas 15 segundos a chegar ao chão.

3

Também devido ao fato do salto ser curto, os praticantes de BASE Jump devem conhecer bem as técnicas desta modalidade e o equipamento, ou arriscam-se a não aterrar em segurança. Esta é uma das razões porque este esporte é tão perigoso e fatal.

Como funciona o BASE Jump - Passo 3
Imagem: telegraph.co.uk
4

Para realizar um salto de BASE Jump o praticante desloca-se até um local alto, veste o equipamento e atira-se em queda livre, abrindo o velame pouco depois. É necessário ter orientações acerca desta técnica, principalmente para saber qual o momento certo da abertura do velame.

5

No Brasil esta prática ainda não está muito difundida, e existe apenas um curso de BASE Jump, a funcionar em Rio Grande do Sul. Para frequentar o curso é necessário ter experiência em, pelo menos, 100 saltos da paraquedismo. O requisito garante que a pessoa já tem conhecimentos prévios e que o risco de o salto dar errado é menor. Por outro lado os interessados podem simplesmente contratar um mentor de BASE Jump que os oriente na prática desta modalidade.

6

Dentro do BASE Jump existem duas modalidades que se distinguem pelo tipo de velame utilizado: um velame grande e retangular semelhante ao de paraquedismo, e um fato com asas entre os braços e o corpo - wingsuit. As técnicas de salto e manuseamento do equipamento diferem um pouco entre ambos.

Como funciona o BASE Jump - Passo 6
Imagem: theguardian.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o BASE Jump, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Eduardo
Muito bom o artigo, separando por tópicos fica melhor para ler.
Imagem: adrenalinebeast.com
Imagem: telegraph.co.uk
Imagem: theguardian.com
1 de 3
Como funciona o BASE Jump