Partilhar

Yoga sem roupa traz mais benefícios?

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Yoga sem roupa traz mais benefícios?

Todo o mundo conhece a prática de yôga tradicional. No entanto, um novo movimento está a surpreender as pessoas: yôga sem roupa. Sem qualquer peça, acessório ou qualquer objeto no seu corpo, os praticantes estão a fazer a posturas da famosa modalidade de meditação como vieram ao mundo. Apesar de poder ser feito em casa ou na natureza, muitas pessoas optaram por partilhar aulas de yôga nu em grupo em estúdios. A filosofia de yôga sem roupa teve origem na Índia e afirma que os praticantes se devem despir física e espiritualmente, evitando todos os seus bens materiais e desejos sexuais no momento. Haverá algo mais libertador do que estar livre de tudo? Neste artigo do umComo poderá descobrir se esta prática é benéfica para os adeptos ou se é apenas uma moda temporária. Continue lendo e responda à pergunta: Yôga sem roupa traz mais benefícios?

Também lhe pode interessar: Exercícios de yoga para a dor nas costas
Passos a seguir:
1

Sensação de liberdade

Muitos praticantes afirmam que sim, que yôga sem roupa traz mais benefícios à saúde psicológica das praticantes. Uma das principais vantagens é a sensação de liberdade que a atividade providencia, liberando as pessoas dos bens materiais que atrapalham a busca da clareza de espírito. Apresentar o nosso corpo ao mundo sem nada que nos esconda pode ser libertador, especialmente contra as regras da sociedade que impedem a nudez livre.

Yoga sem roupa traz mais benefícios? - Passo 1
2

Amar o meu corpo

A aceitação da mente e do corpo são o primeiro passo para conseguir auto estima. Quando a nossa mente é invadida por imagens de revistas e filmes que definem o que o nosso corpo deve ser, esse passo se torna bem difícil, não é mesmo? Ver o nosso corpo descoberto ajuda a encontrar a nossa beleza particular e a aumentar o nosso amor pelo próprio corpo.

3

Combater complexos e sentimentos negativos

As sensações embaraçosas e negativas são provocadas pelos padrões irreais da sociedade. Afinal, existe algum motivo para não nos sentirmos bem com o nosso corpo? NÃO! A prática de yôga sem roupa ajuda a deixar esses sentimentos negativos para trás, aceitando o nosso corpo como nada mais do que o veículo para o nosso espírito.

4

Contacto com a Natureza

Este benefício aplica-se mais à pratica de yôga no exterior, apesar de também incluir o contacto com a natureza humana. A leveza provocada pela ausência de roupas ajuda a sentir a Mãe Natureza, física e espiritualmente, aumentando a conexão entre o praticante e o ambiente em seu redor.

5

Aceitação e contacto

Na maior parte do tempo, usamos "máscaras" de identidade que nos protegem dos demais. Existe alguma coisa que exprima mais a nossa fragilidade humana do que a nudez? Apresentarmo-nos ao mundo com a vulnerabilidade de um bebé ajuda a criar pontes entre nós e os que nos rodeiam, criando aceitação e laços com as outras pessoas.

6

Diversão

Quem não se lembra de ser criança e correr nu na praia ou no quintal? Esses momentos em que nos sentíamos livres e divertidos sempre nos fizeram sentir bem. Yôga sem roupa providencia essa sensação de novo, sem quaisquer conotações sexuais associadas!

7

Agora que já conhece sabe que Yôga sem roupas traz mais benefícios, confira essas dicas sobre a modalidade e beneficie da sua prática:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Yoga sem roupa traz mais benefícios?, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Yoga sem roupa traz mais benefícios?

Yoga sem roupa traz mais benefícios?
1 de 4
Yoga sem roupa traz mais benefícios?

Voltar ao topo da página