Que atividade física fazer após uma ponte de safena no coração

Que atividade física fazer após uma ponte de safena no coração

A cirurgia coronária de ponte de safena refere-se a um procedimento que se utiliza para tratar as artérias bloqueadas, doença às vezes chamada "doença das artérias coronárias" ou "aterosclerose coronária". Durante o procedimento, o cirurgião toma um vaso sanguíneo saudável de seu seio, braço, perna ou o abdômen, e une-o a outras artérias no coração, para melhorar o fluxo sanguíneo. A cirurgia coronária de ponte de safena reduz o risco de um ataque de coração e reduz alguns dos sintomas, mas não é uma cura permanente. A atividade física é essencial para se manter saudável após uma cirurgia de ponte de safena coronária.

Passos a seguir:
1

Fale com seu médico a respeito de quanto tempo tem de esperar após a cirurgia antes de começar um programa de exercícios. Além disso, pergunte se certas atividades não são seguras.

2

Caminhe um pouco todos os dias. Use roupa confortável e sapatos, e peça a um familiar ou amigo que o acompanhe as primeiras vezes. Assegure-se de permanecer perto de casa, sobretudo em seus primeiros passeios. Por exemplo, caminhar três voltas ao redor de seu bloco é mais seguro do que andar em um percurso maior. Não se preocupe com a velocidade. Em vez disso, caminhe a um ritmo cômodo e estável.

3

Aumente a distância de seus passeios com o passar do tempo. Trate de caminhar pelo menos 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana. A maioria dos pacientes de ponte de safena coronária pode caminhar entre 0,5 - 1 km ao dia.

4

Fale com seu médico se deseja adicionar exercícios mais intensos, como a natação, o golfe ou o levantamento de peso à sua rotina de exercícios. Estes exercícios também melhorarão a saúde de seu coração, mas pode ser que tenha de esperar até que sua incisão tenha sarado completamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que atividade física fazer após uma ponte de safena no coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Conselhos
  • Se estiver muito calor ou frio no exterior, é preferível caminhar em um espaço fechado, como um shopping.
  • Ter uma dieta saudável e deixar de fumar também lhe ajudará a se manter saudável após a cirurgia de ponte de safena.
  • Pare imediatamente se você sentir enjoo, tiver falta de ar ou ficar muito cansado. Caminhe menos no dia seguinte. Se você tem dor no peito, náuseas, vômitos ou dor de cabeça, procure atenção médica imediata.