Partilhar

Quanto de exercício devo fazer por dia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto de exercício devo fazer por dia
Imagem: eldiariodelanena.com

Na prática de esporte um fator importante para que você atinja seus objetivos e consiga realizar atividade física de forma habitual é o tempo dedicado para cada atividade. Assim, ao fazer exercício excessivo, você corre o risco de sobrecarregar os músculos ou inclusive sofrer lesões e, se fizer pouco exercício, pode se frustrar ao não alcançar suas metas. Para ajudar você com este tema, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que você saiba quanto exercício fazer por dia.

Também lhe pode interessar: Quanto exercício fazer por semana 
Passos a seguir:
1

Se tiver decidido fazer exercício com a meta concreta de emagrecer, o mais recomendável é que faça uma atividade do tipo aeróbico e que, em que cada sessão, você treine no mínimo durante 40 minutos. O motivo é que o corpo precisa entre meia hora e 40 minutos para começar a descartar a gordura como combustível, de maneira que até então não será o momento de começar a queimá-la.

2

Caso não tenha um objetivo específico para praticar esporte além de se manter ativo e saudável, ao determinar quanto exercício fazer ao dia, basta fixar uma meia hora a um ritmo de intensidade médio. Neste tempo, os músculos aquecem e realizam um trabalho aceitável para ficar elásticos e saudáveis. Meia hora é o tempo mínimo, mas em função de sua disponibilidade, você pode dedicar mais tempo ao esporte.

3

Caso queira aumentar a massa muscular lembre-se o seguinte. A testosterona é o hormônio responsável, em maior medida, para produzir este efeito de crescimento do tecido muscular. Seu nível máximo de secreção é de 40 minutos de exercício intenso. No entanto, após uma hora e meia, este hormônio deixa de ser gerado, então todo o exercício feito além dos 90 minutos não ajudará você a aumentar seu volume muscular.

4

Na hora de saber quanto exercício fazer ao dia, você deve escutar as respostas de seu próprio corpo. Se após se exercitar, observar dores musculares intensas, não nos referimos às cãibras, que são um efeito normal, pode ser que esteja se excedendo com o exercício ou que o esteja fazendo de forma incorreta. Neste ponto, deverá propor uma redução do tempo de treino ou uma mudança nas posturas.

5

Em todo caso, se não dispõe de muito tempo livre para fazer exercício, não fique obsessivo com o assunto. Diversos estudos apontam que com apenas 15 minutos de prática de exercícios diários do tipo cardiovascular, você já está reduzindo o risco de mortalidade. Sair para caminhar, ioga ou natação são atividades muito benéficas neste sentido. Recomendamos que você leia este artigo se quiser saber quais são os melhores exercícios para o coração.

6

Começar a fazer exercício é sempre uma boa decisão, ainda que não possa praticá-lo muito tempo. Se tiver outros gestos de uma vida saudável como uma dieta equilibrada, o sucesso para sua saúde está garantido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto de exercício devo fazer por dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quanto de exercício devo fazer por dia

Quanto de exercício devo fazer por dia
Imagem: eldiariodelanena.com
Quanto de exercício devo fazer por dia

Voltar ao topo da página