Quanto custa praticar parapente

Quanto custa praticar parapente
Imagem: barlaventosul.com.br

O parapente é um esporte radical bastante semelhante ao paraquedismo, em que o praticante salta de um ponto alto e fica suspenso no ar. Com o parapente conseguimos ter um voo dinâmico, uma vez que o piloto consegue controlar a sua direção e descida, para além de uma magnífica sensação de liberdade. Para podermos praticar esta modalidade de voo livre temos de passar por um processo de aprendizagem teórico e prático, que nos permitirá conhecer como funciona o ar que nos rodeia e conseguirmos voar assim de uma forma segura. Se se quer iniciar nesta modalidade, em umComo.com.br mostramos-lhe quanto custa praticar parapente e como funciona o curso de parapente.

Passos a seguir:
1

O curso de parapente é composto por uma componente teórica e outra prática. Primeiro irá começar com algumas aulas teóricas, em que lhe serão transmitidos conhecimentos sobre a aeronave e o funcionamento do ar. Estas aulas teóricas irão acompanhá-lo por todo o curso. A componente prática começa com treinamentos no chão, onde aprenderá a controlar o parapente, a inflagem, a corrida e os movimentos pendulares. Quando já estiver apto, começará a fazer pequenos voos, quase sem sair do chão. Após ter controle destes voos, começará a descolar de montanhas pequenas, começando por 3 metros e aumentando gradualmente. Estes voos são sempre monitorizados pelos instrutores através do rádio e, sempre com eles presentes na descolagem e descida.

Imagem: atmosphere.pro.br
2

Normalmente, as escolas de voo fornecem o equipamento necessário durante todo o curso de parapente. Se depois do curso, pretender adquirir o seu próprio equipamento, saiba qual é o equipamento necessário para praticar parapente com segurança.

Imagem: basedanuvem.com.br
3

A duração do curso irá depender da disponibilidade e evolução do aluno e claro das condições meteorológicas. Mas, por norma o curso pode durar entre 3 e 5 meses. De qualquer forma, por questões de segurança, o aluno só é liberado quando atingir um nível ótimo de piloto.

4

Dependendo da escola de voo que escolher, o curso pode ou não ser pago em parcelas. O valor total do curso de parapente é de cerca de R$ 3.000,00, mas claro que poderão existir oscilações no valor dependendo da escola.

5

Este é o curso básico de parapente, se depois quiser evoluir como piloto terá de fazer um curso avançado de nível 2. Esta evolução só é feita normalmente depois de muitas horas de voo em dinâmico, para se conseguir depois voar em térmica e maximizar assim o tempo de voo.

6

Veja também quais são os melhores locais para praticar parapente no Brasil e desfrute assim de uma magnífica paisagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto custa praticar parapente, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Antes de iniciar o curso de parapente é recomendável fazer primeiro um voo de bilugar, para ter a certeza que este esporte é para si.