Partilhar

Quando não devemos fazer exercício

Quando não devemos fazer exercício

Sabemos que o exercício é altamente benéfico para a nossa saúde física e mental, mas existem momentos nos quais é conveniente evitar a atividade física com o objetivo de garantir o nosso bem-estar. É importante lembrar que perante doenças ou determinadas condições o nosso corpo pede repouso a gritos, é precisamente nesse momento quando devemos escutá-lo e dar o descanso que ele merece para garantir a nossa rápida recuperação. Em umComo.com.br explicamos a você quando não devemos fazer exercício para evitar riscos que comprometam nossa saúde.

Se você tem dor ou uma lesão nas costas ou articulações

As dores, lesões ou incômodos em zonas delicadas como as costas, os joelhos, tornozelos ou pés podem ocorrer facilmente. Basta esforçar demais no treinamento ou na prática de qualquer outra atividade para gerar um dano cujas dimensões não conhece.

Sempre que uma situação deste tipo ocorrer, o melhor é não fazer exercício e tomar as seguintes medidas:

  • Suspenda qualquer atividade de impacto como correr, saltar e fazer esportes como o tênis ou o futebol. É conveniente não fazer exercício de nenhum tipo pelo menos durante dois dias.
  • Pratique atividade física suave, de baixo impacto e muito moderada, sempre vigiando a reação de seu corpo. Se, inclusive com atividade suave, continua sentindo desconfortos importantes, é hora de dar o passo seguinte.
  • Deve consultar um médico caso as dores não diminuam. Só assim poderá atender a tempo os problemas e evitar lesões maiores que comprometam a sua saúde.
Quando não devemos fazer exercício - Se você tem dor ou uma lesão nas costas ou articulações

Quando tiver gripe ou resfriado

Ainda que a gripe e os resfriados sejam uma das causas mais comuns de mal-estar físico, isto não quer dizer que estas condições não precisem de cuidados e atenções. O nosso sistema imunológico encontra-se fraco e lutando contra o vírus ou a condição que nos produziu todos esses sintomas, por isso, antes de fazer exercício é bom perguntar se você poderá render adequadamente.

Fazer exercício com gripe ou resfriado dependerá de seus sintomas, se apenas tem uma congestão nasal e espirros esporádicos não terá nenhum problema, mas em quadros com debilidade, febre, muita congestão e mal-estar, convém ficar em casa.

Quando não devemos fazer exercício - Quando tiver gripe ou resfriado

Se tem dormido mal

Um dos momentos nos quais não devemos fazer exercício é quando tivemos uma noite ruim com poucas horas de sono. Ao dormir, o nosso corpo repõe energia e recupera-se das atividades realizadas durante o dia, mas quando o descanso não é adequado, nos sentimos cansados, irritáveis e de mau humor, por isso o melhor é não forçar seu corpo para se desgastar ainda mais.

Suspenda o treinamento por esse dia e concentre-se em seu descanso.

Quando não devemos fazer exercício - Se tem dormido mal

Quando tiver febre

Nunca deve fazer exercício se tiver febre, pois poderia se desidratar e piorar bem mais sua condição. A febre é um sintoma claro de que nosso sistema imunológico está lutando contra uma infecção ou vírus, por isso devemos descansar de forma adequada para incentivar a sua recuperação. Ao mesmo tempo, é importante se hidratar e evitar qualquer atividade física que canse você.

Se este for seu caso, em nosso artigo como baixar a febre damos a você dicas úteis para o conseguir.

Quando não devemos fazer exercício - Quando tiver febre

Se tem sofrido um ataque de asma

Existem muitos exercícios bons contra a asma que ajudam a melhorar a capacidade respiratória, no entanto, quando se apresenta um ataque de asma, especialmente devido a uma infecção respiratória, é conveniente evitar fazer exercício pelo menos durante esse dia.

Se consegue controlar a situação e sabe que não é arriscado, então faça atividades suaves como caminhar ou nadar, que ajudarão você a se recuperar sem pôr em risco o seu bem-estar.

Quando não devemos fazer exercício - Se tem sofrido um ataque de asma

Casos nos quais deve consultar o médico antes de fazer exercício

Existem condições nas quais é importante consultar o médico antes de fazer exercício com o objetivo de garantir o nosso bem-estar, algumas delas são:

  • A gravidez, deve ter a certeza que pode fazer atividade física sem pôr em risco sua saúde e a do seu bebê. Caso possa, lembre-se sempre que deve optar por atividades de baixo impacto que ajudem você a estar saudável durante a gestação.
  • Depois de um infarto, operação ou problema cardíaco, pois o coração está em fase de recuperação e você deve se assegurar de poder forçá-lo.
  • Após qualquer cirurgia maior, especialmente se foi em articulações ou devido a uma lesão esportiva. Respeitar o tempo de repouso é fundamental para a sua saúde.
  • Depois de sofrer uma contusão na cabeça, só deverá se exercitar quando seu médico indicar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando não devemos fazer exercício, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quando não devemos fazer exercício

Quando não devemos fazer exercício
1 de 6
Quando não devemos fazer exercício

Voltar ao topo da página