Partilhar

Qual o melhor esporte para idosos

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 10 dezembro 2019
Qual o melhor esporte para idosos
Imagem: ccas-rueilmalmaison.fr

Todos nós devemos praticar esportes ao longo da nossa vida, porém quando chegamos a uma idade mais avançada devemos centrar-nos mais em certos tipos de esportes, pois não temos a mesma energia de antes nem as mesmas habilidades, porém temos mais sabedoria e calma. Praticar esportes a partir dos 65 anos, torna-se um bem essencial para ter uma velhice digna e saudável. O exercício trás benefícios físicos, psíquicos e sociais, melhorando a memória e ajudando no desempenho de funções do dia a dia. Além disso, ainda trás muitos benefícios ao coração, evita quedas e fraturas da anca. Sem falar que você fica muito mais jovem, torna-se um idoso mais feliz e saudável. Com tantos benefícios, como não praticar exercício na terceira idade? Aprenda neste artigo de umComo qual o melhor esporte para idosos.

Qual o melhor esporte para idosos

Não existe apenas um esporte adequado a idosos, existem uma série deles, o ideal é você praticar o que mais gosta, o que lhe faz feliz. Você pode fazer tudo o que quiser desde que se sinta capaz de fazê-lo. Neste artigo vamos referir cinco esportes que são mais adequados a idosos, na medida em que são exercícios mais leves que não exigem tanta força. A prática de exercício na terceira idade dá-lhe anos de vida, você sente-se com mais vigor, força e alegria.

Ginástica na água

A ginástica na água é um esporte ideal para idosos que queiram um esporte mais relaxante mas que ao mesmo tempo fortaleça os músculos. Não existe limite de idade para praticar ginástica na água, assim que você entrar neste esporte, sentirá logo mais energia e alegria. Faça sempre ginástica na água com um professor e uma turma, a energia é outra e você ganha mais ânimo para completar os exercícios.

Qual o melhor esporte para idosos - Ginástica na água
Imagem: vivomaissaudavel.com.br

Ginástica

Pode frequentar uma academia sem problemas, basta evitar pesos demasiado pesados para não se machucar. Também deve ter um plano de treino personalizado por um assistente da academia, qualquer dificuldade com pesos ou exercícios deve solicitar a ajuda de um profissional, as máquinas de cardio são as mais indicadas, no entanto nada impede de você fazer musculação, desde que com um plano de treino correto. Pode também frequentar as aulas da academia, aulas de grupo melhoram o humor e dão mais dinamismo.

Qual o melhor esporte para idosos - Ginástica
Imagem: faculdadefamesp.com.br

Danças de salão

As danças de salão proporcionam uma melhor qualidade de vida na velhice, pois este esporte garante uma independência funcional, devido à manutenção muscular da sua força e do seu equilíbrio. A dança mexe com muitos músculos do nosso corpo, faz-nos ser mais ágeis e precisos, isso ajuda a obrigar o corpo mais envelhecido a ganhar novamente mais habilidades. A dança também é benéfica ao espirito, dançar deixa as pessoas mais felizes, sociáveis e tudo isso faz com que os idosos se tornem mais alegres. Ouvir a música e senti-la é um exercício muito relaxante e ao mesmo tempo dinâmico. Existem várias competições para danças de salão para idosos, o que é torna as aulas mais saudavelmente competitivas, todos querem participar nas competições e dão o seu melhor. Todo este dinamismo trás energia e muito saúde aos praticantes de dança de salão.

Qual o melhor esporte para idosos - Danças de salão
Imagem: vivomaissaudavel.com.br

Golfe

Golfe ou mini golfe, é um esporte muito suave e relaxante, serve em grande parte para o convívio. O golfe faz os praticantes caminharem bastante e isso é muito benéfico para a densidade óssea e a capacidade muscular. Esta atividade ao ar livre melhora a auto-estima, o equilíbrio, a força e a flexibilidade. Evite usar os carrinhos de golfe porque o objetivo é você caminhar o mais que puder. Aproveite este esporte para conviver com outras pessoas, nada dá mais vida do que a socialização e o riso.

Qual o melhor esporte para idosos - Golfe
Imagem: osoyoostimes.com

Caminhadas

Caminhada ou corrida de baixa intensidade são ideais para pessoas que estão a entrar na terceira idade ou já façam parte dela. Pode aproveitar os dias de sol para fazer a sua caminhada ou corrida, deve procurar horas de menos calor, para evitar quebras de tenção, logo de manhãzinha ou no final do dia são as melhores alturas para praticar as caminhadas. Nunca esquecer de passar o filtro solar e usar chapéu, afinal as caminhadas são para melhorar a sua saúde, não pode fazer disso um risco para piorá-la. Faça caminhada com os seus amigos, assim aproveita para socializar e aliviar o estresse. Faça as suas caminhadas no campo ou em parques, assim respira ar puro e a sua disposição será outra.

Qual o melhor esporte para idosos - Caminhadas
Imagem: globalfitness.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o melhor esporte para idosos, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Qual o melhor esporte para idosos

O que lhe pareceu o artigo?

Qual o melhor esporte para idosos
Imagem: ccas-rueilmalmaison.fr
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Imagem: faculdadefamesp.com.br
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Imagem: osoyoostimes.com
Imagem: globalfitness.com.br
1 de 6
Qual o melhor esporte para idosos

Voltar ao topo da página