Partilhar

Qual é a melhor hora para fazer esporte

Por Sara Viega. Atualizado: 14 junho 2019
Qual é a melhor hora para fazer esporte
Imagem: runmx.com

Determinar quando fazer esporte não é fácil, já que não há uma resposta única. Assim, há muitos fatores que entram em jogo, desde sua disponibilidade ou seu biorritmo, até ao clima do lugar no qual resida. Há uma série de considerações que você deve avaliar e, a partir delas, decidir qual é para você o melhor momento do dia para praticar exercício. Em umComo.com.br oferecemos a você uma série de dicas que respondem à pergunta de qual é a melhor hora para fazer esporte.

Também lhe pode interessar: Qual o melhor esporte para idosos
Passos a seguir:
1

Se o que você quer é emagrecer o quanto antes, então a melhor altura para fazer esporte é na última parte do dia. Assim, poderá evitar que as calorias restantes ingeridas ao longo do todo o dia se convertam em gordura ao conseguir gastá-las com o exercício. Depois não deve comer nada antes de se deitar na cama, nem fazer um jantar abundante no caso de sair ao entardecer para fazer exercício. Se não está acostumado a fazer atividade física pela noite, é possível que, no princípio custe a você conseguir dormir, mas em umas duas semanas se acostumará.

2

A pergunta de qual é a melhor hora para fazer esporte está condicionada ao clima do lugar no qual você mora e, também, à época do ano. Assim, se falamos de temperaturas muito elevadas só se deve fazer exercício na primeira hora da manhã ou pela noite. No caso das temperaturas serem extremamente altas e não caiam com o por do sol, o mais recomendável é ir a um centro esportivo que tenha ar condicionado para fazer esporte e se hidratar bem.

3

Como regra geral, pela manhã é quando a temperatura do corpo e o fluxo do sangue são mais baixos, por isso não é o melhor período do dia para fazer esporte. Alguns estudos inclusive apontam que há risco para o sistema imunológico, ainda que isto só ocorreria no caso de treinamentos muito fortes. Em todo o caso, se só pode dedicar a manhã para fazer exercício, não deixe de fazer já que para ritmos normais não tem nenhum problema. Com certeza, será mais difícil começar do que se o fizesse pela última hora do dia, mas o corpo logo se acostumará.

4

Outro ponto a favor para fazer esporte na última hora do dia é que o exercício ajudará você a liberar todas as tensões que foi acumulando ao longo do dia por questões de trabalho, familiares ou de estudos, de modo que se deitará mais relaxado neste sentido e, em consequência, em melhores condições de ter um sono reparador.

5

Sem ter em conta fatores pessoais e ambientais, desde o ponto de vista do organismo, a melhor resposta a quando fazer esporte é pela tarde, a partir das 3 horas após a refeição principal. Assim, é neste momento quando a temperatura corporal e a situação hormonal são ideais para a prática de exercício. Os músculos estão mais quentes nesse momento, e assim mais propensos para serem exercitados sem risco de lesão.

6

Tendo em conta tudo o que foi recomendado no artigo, é você que tem que decidir qual é seu melhor momento para fazer esporte, em função de suas necessidades pessoais, seu biorritmo, o trabalho que desempenhe, as responsabilidades familiares, etc. Assim sendo, tente tirar um momento para fazer esporte, já que os benefícios da atividade física são muitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor hora para fazer esporte, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Qual é a melhor hora para fazer esporte

Qual é a melhor hora para fazer esporte
Imagem: runmx.com
Qual é a melhor hora para fazer esporte

Voltar ao topo da página