Qual a idade ideal para começar a fazer musculação

Qual a idade ideal para começar a fazer musculação

Quando um adolescente deseja iniciar uma atividade de força, como a musculação, é preciso saber em que pé anda o seu desenvolvimento, para que o mesmo não seja prejudicado pelo exercício. A maturidade do corpo dos jovens aparece em idades diferentes e assim é preciso avaliar cada caso individualmente. Por isso, para responder à pergunta qual a idade ideal para começar a fazer musculação? confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Atingir maturidade física

É comum que os(as) adolescentes e jovens desejem ter o corpo de um adulto, assim como anseiam, muitas vezes, serem mais velhos, pois acreditam que é melhor. A cultura do padrão de beleza pré-estipulado na sociedade também colabora com isso. No entanto, independente de quais os motivos que levam os jovens a desejar iniciar uma atividade de força, é preciso saber a idade ideal para começar a fazer musculação.

Basicamente, é necessário que o(a) jovem tenha alcançado a maturidade do seu corpo. Isso acontece nos meninos após o chamado estirão de crescimento, quando eles podem crescer até 10 centímetros em um espaço de tempo pequeno. Caso contrário, as atividades musculares vão atrapalhar esse crescimento e a maturidade será precoce. Nas meninas, a maturidade ocorre após a primeira menstruação.

Idade ideal

Dessa forma, pode-se dizer de maneira genérica que o adolescente pode iniciar as aulas de força aos 16 anos. Essa idade, aliás, é usada como a mínima para ingressar em muitas academias, uma vez que aos 16 é praticamente garantido que o jovem já tenha passado pela sua maturidade. Mesmo assim, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar os exercícios e ter o acompanhando de um profissional responsável. Quando isso não é respeitado o jovem que se exercita antes da hora pode sofrer com desvios da coluna e outros problemas.

Para entender melhor as bases da escolha dessa idade, vale lembrar que o estirão de crescimento nos meninos ocorre entre os 12 e 14 anos e a primeira menstruação das meninas até aos 14 anos. No entanto, isso pode variar muito e, por isso, a necessidade de uma avaliação médica, ainda mais se o adolescente tiver menos de 16 anos. Já os jovens que, desde pequenos fazem atividades físicas e mesmo os que são atletas que contam com acompanhamento médico, a musculação pode começar ainda antes, inclusive, se for uma necessidade da sua atividade.

É o caso dos jovens atletas, como judocas e jogadores de tênis, que podem ter mais força em um braço ou perna do que na outra. Com a musculação, é possível igualá-los com movimentos que usem pesos, no entanto, eles devem ser moderados, conforme as condições de cada adolescente. Mesmo depois de atingir a maturidade e começar o exercício é importante que todo o treino seja personalizado.

Se já atingiu a idade ideal para fazer musculação, então aproveite e confira também as nossas dicas para começar a levantar peso.

E se a maturidade física não foi alcançada?

Além disso, vale lembrar ainda que se o corpo do jovem não estiver preparado para fazer musculação não vai adiantar muito. Se a maturidade não foi alcançada, não haverá o estímulo hormonal necessário e, assim, os músculos não vão crescer (hipertrofiar). Porém, é importante dizer que atividades físicas são importantes em todas as fases da vida e a quem a musculação ainda não é indicada pode realizar outros exercícios.

Esportes ajudam na coordenação motora, no equilíbrio, nos reflexos e na socialização, assim, boas atividades para os jovens são natação e os esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei e outros. Já na hora certa, a musculação oferece uma série de benefícios, como fortalecer o tônus muscular, aumentar a força e a resistência, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, bem como a disposição e a postura.

Se estiver procurando por uma atividade física para o seu filho, então confira alguns dos melhores esportes para crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a idade ideal para começar a fazer musculação, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.