Quais são os benefícios de fazer abdominais

Quais são os benefícios de fazer abdominais

Os abdominais são um dos exercícios físicos por excelência. Junto com a corrida e as flexões, os abdominais fazem parte de quase qualquer rotina de treinamento. Mas, já se perguntou alguma vez quais são os benefícios de fazer abdominais? Sabe com que objetivo você acaba subindo e baixando o tronco até suar?

No seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você algumas das funções dos músculos abdominais e por que é tão importante mantê-los exercitados e tonificados. Continue lendo para descobrir quais são os benefícios de fazer abdominais.

Respire melhor graças aos abdominais

Para a nossa saúde é tão importante este grupo muscular que fazer exercícios de abdominais e tonificar estes músculos acaba repercutindo em uma melhor respiração. Se exercitarmos os abdominais, conseguiremos contraí-los melhor, podendo expulsar mais ar a cada expiração. Isto fará com que no interior dos pulmões não fique ar empobrecido, aquele ar que já não contém muito oxigênio.

Uma vez que os pulmões fiquem mais vazios, o ar que poderemos inalar com a seguinte inspiração será maior, de forma que poderemos gozar de uma respiração bem mais limpa, rica em oxigênios e nutritiva para todo nosso organismo.

Protegem os nossos órgãos

O seguinte benefício dos abdominais tem a ver com a proteção. Como seu nome indica, os abdominais se encontram no abdômen, uma área onde se encontra a maioria dos órgãos vitais do corpo humano. Uma zona abdominal forte atua como protetor natural para estes órgãos, que, além das costelas nos lados, não contam com nenhum outro escudo que possa protegê-los.

Os abdominais, chaves para o equilíbrio

Com quase qualquer movimento que façamos com o tronco, a zona lombar entra em jogo. Isto dá lugar a que, geralmente, se desenvolva bem mais que a zona abdominal. Fazer abdominais é uma forma de exercitar esta parte esquecida, de modo que a zona dianteira e posterior do nosso corpo se equilibrem sem balançar-se de forma desproporcionada.

Qualquer um que saia para correr com certa assiduidade se dará conta de que o corpo tende a ir para a frente, no entanto, se desenvolvermos os abdominais, podemos reverter esta situação. Além disso, ter abdominais fortes é uma questão de saúde, pois pouca força nos abdominais costuma se traduzir em problemas nas costas, como a escoliose ou a lordose.

Acaba com as dores nas costas

Sintomas de lombalgia, dores cervicais, dorsalgias, etc., as dores nas costas estão na ordem do dia e são um pesadelo para muitas pessoas. Em muitos casos, estas dores procedem de abdominais sem força nem tônus, incapazes de manter o tronco em uma boa posição. Se a coluna vertebral deve suportar todo o peso do nosso corpo vai se ressentir, por um lado ou pelo outro.

Um dos grandes benefícios de fazer abdominais é fortalecer esta zona para manter uma boa posição e aliviar as costas de todas as más posturas que provocam essas dores. Isto tem a ver com o controle do equilíbrio corporal que referimos anteriormente; os abdominais são o suporte do nosso tronco e se não forem eles a fazerem esse trabalho, vai fazer outra parte de nossa anatomia -neste caso, a coluna- com resultados que podem ser prejudiciais para nossas costas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de fazer abdominais, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.