Partilhar

Quais são os benefícios de correr para o corpo

Correr sempre se considerou uma atividade esportiva excelente para queimar calorias, reduzir o estresse e manter um baixo índice de gordura. No entanto, nos últimos anos o running converteu-se em uma moda, na atividade favorita de todos aqueles que procuram exercitar o seu corpo e conseguir um estilo de vida mais saudável. Trata-se de uma disciplina cheia de benefícios positivos para a nossa saúde, no entanto, é importante saber em quais casos devemos evitar praticar para prevenir incômodas e dolorosas lesões. Continue lendo porque neste artigo de umComo.com.br explicamos a você quais são os benefícios de correr para o corpo e em que casos não convém fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios de correr na praia

Em que casos não devemos correr

Como qualquer outra atividade de alto impacto, correr não é para todos. Há casos nos quais convém evitar para prevenir danos à nossa saúde, alguns deles são:

  • Se você é obeso ou sofre de excesso de peso, o impacto sobre as suas articulações seria muito grande e acabaria lesionando você em poucos meses ou semanas. Convém optar por outras práticas cardiovasculares como a elíptica, a bicicleta ou caminhar com um passo acelerado.
  • Quem sofre de problemas cardíacos não deve correr sem supervisão médica.
  • Pessoas com lesões nos joelhos, tornozelos ou qualquer outra articulação que não devam praticar exercícios de alto impacto.
  • Se tem alguma lesão no pé como fascite plantar, esporão ou tendinite.

Além disso, se você é uma pessoa sedentária e fora de forma que não pratica exercício físico com frequência, não é conveniente começar a correr até que não esteja um pouco mais preparado, pois poderia aumentar a possibilidade de sofrer dano cardíaco e lesões musculares.

Correr fortalece os seus ossos

Um dos benefícios de correr para o corpo mais importantes para quem está preparado para o fazer é o fortalecimento dos ossos, aumentando a densidade óssea e ajudando a prevenir condições como a osteoporose, as fissuras e fraturas. Além disso, esta atividade física, tal como muitas práticas de intensidade alta e média, ajudam no fortalecimento e regeneração muscular, retardando a degeneração associada com o envelhecimento.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Correr fortalece os seus ossos

Melhora a resistência física e relaxa você

Correr com frequência é uma excelente atividade para melhorar nossa resistência física, ajudando-nos a respirar de forma correta e a poder resistir de forma adequada à prática de atividades cardiovasculares.

Além disso, e assim como em muitas atividades físicas, trata-se de uma prática ideal para liberar tensões, fazendo-nos sentir bem mais relaxados e positivos. É a atividade perfeita para quem tem uma vida tensa e procura aumentar e melhorar sua saúde.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Melhora a resistência física e relaxa você

Correr reduz as dores de cabeça

Ao liberar tensões, reduzir a carga de estresse e melhorar a circulação sanguínea, um dos benefícios de correr para o corpo mais destacados é a redução das dores de cabeça, um benefício desta atividade que foi descoberto pela Universidade de Gotemburgo na Suécia. Depois de um estudo esta instituição determinou que basta correr 3 vezes por semana durante 40 minutos para que quem sofre de enxaqueca tenha menos episódios de dor e incômodo que aqueles que não realizam atividade física.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Correr reduz as dores de cabeça

Ajuda você a prevenir o câncer e a estar saudável

O exercício é fundamental para estarmos saudáveis, pois ajuda-nos a prevenir condições como a obesidade e o excesso de peso, o colesterol e triglicérides altos, a tensão elevada, além de beneficiar a nossa mente e emoções.

Sabemos que correr ou se exercitar é bom para a nossa saúde, mas um estudo realizado ao longo de 17 anos usando 2.560 indivíduos como amostra revelou que quem se exercita com frequência e corre várias vezes por semana tem menos possibilidade de morrer de câncer do que quem não o faz. O câncer de pulmão e de intestino foram os de menor incidência neste grupo.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Ajuda você a prevenir o câncer e a estar saudável

Melhora a sua saúde cardíaca e a sua circulação

O fato de que correr ajuda o nosso coração a estar mais saudável não é um acaso. Esta atividade cardiovascular melhora a circulação sanguínea ajudando a bombear sangue a este órgão de forma eficiente, reduzindo o acúmulo de placas de gordura nas artérias, reduzindo os níveis da pressão sanguínea e fazendo com que tenhamos um coração mais saudável.

Uma boa circulação por sua vez ajuda a evitar problemas como as varizes, as pernas cansadas ou a dificuldade para conseguir ereções no caso dos homens.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Melhora a sua saúde cardíaca e a sua circulação

Ajuda-nos a estar em forma

Correr requer um grande investimento de energia e uma boa resistência, é por isso que se trata de uma excelente atividade para nos ajudar a estar em forma ao queimar calorias de forma eficiente, reduzindo os níveis de gordura e açúcar em nosso corpo e permitindo-nos estar em forma.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Ajuda-nos a estar em forma

Beneficia a nossa autoestima

Outro dos benefícios de correr que está presente nas atividades físicas em geral, é a liberação de endorfinas um grupo de neurotransmissores que aumentam a nossa sensação de bem-estar, nos fazendo sentir mais positivos, dispostos e contentes conosco mesmos. Praticar esporte com frequência melhora a nossa autoestima e segurança, o que nos ajuda a enfrentar as nossas tarefas cotidianas de forma bem mais positiva.

Os benefícios de correr para o corpo são claros, se tratando de uma atividade ideal para melhorar a saúde de nosso corpo e mente, no entanto, lembre-se que é importante fazê-lo só se tiver a condição física adequada. Se durante a prática sentir desconforto articular, muscular, ósseo ou dificuldade para respirar, suspenda a atividade e consulte seu médico.

Quais são os benefícios de correr para o corpo - Beneficia a nossa autoestima

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de correr para o corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios de correr para o corpo

1 de 8

Voltar ao topo da página