Partilhar

Quais são os benefícios de caminhar

Quais são os benefícios de caminhar
Imagem: enelgimnasio.com

Se você soubesse os benefícios que seu corpo e sua mente podem obter de um simples passeio, venderia seu carro ou moto para ir a todos lugares a pé. Você não acredita? Em umComo ensinamos como um agradável passeio pode melhorar sua qualidade de vida em múltiplas facetas; descubra neste artigo quais são os benefícios de caminhar.

Também lhe pode interessar: Como caminhar corretamente
Passos a seguir:
1

Inúmeros estudos têm provado que andar regularmente reduz o risco de sofrer acidentes cardiovasculares como o infarto. Ajuda a baixar os níveis de LDL, o chamado colesterol mau, ao mesmo tempo que eleva os níveis de HDL, ou colesterol bom, controlando assim nossa pressão arterial. Um passeio diário de 30 minutos evita um aumento de pressão e reduz as probabilidades de sofrer uma doença coronária em até 30%.

O hábito de caminhar também diminui o risco de desenvolver o diabetes tipo 2, a asma e alguns tipos de câncer, como o de colo ou o de mama.

2

Se tentar perder peso, precisará queimar cerca de 600 calorias ao dia, e dar um agradável passeio é uma das formas mais simples e eficientes de consegui-lo. Uma pessoa com um peso de aproximadamente 60 kg pode queimar 100 calorias em meia hora se andar a passo médio, e até 150 se acelerar o ritmo. Caminhar também aumenta a massa muscular e tonifica os músculos: quanto mais músculo tiver, mais rápido é o seu metabolismo e, consequentemente, mais rápido queimará as calorias.

3

A demência afeta muitas pessoas maiores de 65 anos, e o número tem aumentado paulatinamente nas últimas décadas. Por isso, é bom saber que levar uma vida ativa tem um efeito de proteção sobre as funções cerebrais, o exercício reduz o risco de sofrer demência em até 40%, e melhora notavelmente nossa memória.

4

Caminhar estimula e fortalece os ossos, aumentando sua densidade, importantíssima especialmente para as mulheres de maior idade. Também ajuda a manter a saúde das articulações, pondo freio no aparecimento de doenças como a artrite.

5

Um bom passeio pode ajudar a fortalecer e dar forma a suas pernas, dando definição à panturrilha, quadríceps, isquiotibiais e os glúteos, especialmente se sobe terrenos elevados. Também, se você mantém uma correta postura ao caminhar, é possível tonificar os abdominais e reduzir gradualmente sua cintura.

6

Se você caminha em ambientes externos em vez de uma esteira na academia, estará enchendo seus depósitos de vitamina D, um nutriente que é difícil de obter nas refeições, mas que pode ser sintetizado graças à exposição à luz solar. Trata-se de um nutriente que representa um papel decisivo em muitos processos de nosso organismo, desde a saúde dos ossos até ao sistema imunitário. Embora tenha de ter muita precaução na hora de tomar sol, exposições curtas e recorrentes sem chegar a queimar muito ajudarão você a adquirir vitamina D suficiente.

7

Pode ser um paradoxo, mas um bom passeio é um dos melhores energizantes naturais. Aumenta-se o fornecimento de oxigênio a cada célula no corpo, ajudando para que se sinta mais alerta e vivo. Sempre que tiver uma redução de energia no meio da tarde ou no trabalho, saia para dar um passeio na hora do almoço em vez de se sentar e tomar um café e notará a diferença.

8

A capacidade do exercício para melhorar o estado de ânimo é indiscutível. Os estudos demonstraram que o exercício regular de intensidade moderada (como caminhar com passos rápidos) pode ser tão eficaz como os antidepressivos nos casos de depressão leve ou moderada. É possível liberar endorfinas na corrente sanguínea, o que reduz o estresse e a ansiedade. Também, com frequência a caminhada é praticada como uma atividade social: unir-se a um grupo para caminhar ou reunir-se com amigos para caminhar e conversar é uma ótima maneira de afastar os sentimentos de isolamento e solidão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios de caminhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios de caminhar

Quais são os benefícios de caminhar
Imagem: enelgimnasio.com
Quais são os benefícios de caminhar

Voltar ao topo da página