Partilhar

Quais são os benefícios das artes marciais para crianças

Na hora de inscrever os menores nas atividades extraescolares, os pais têm inúmeras dúvidas a respeito de qual é a mais adequada para seus filhos. Além de se preocupar pela combinação de horários e do custo das mesmas, há que se considerar os benefícios que trará para as crianças esta atividade fora do horário escolar. Para os pequenos muito ativos e impulsivos, uma boa alternativa são as artes marciais, que lhes ajudarão a lidar com seu autocontrole. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os benefícios das artes marciais para crianças.

Também lhe pode interessar: Os melhores esportes de contato
Passos a seguir:
1

As artes marciais são uma atividade oriental que ajuda as pessoas que as praticam a aprender a se auto-controlar. No caso das crianças que são muito impulsivas e têm reações muito fortes diante do que não gostam, as artes marciais lhes oferecerão inúmeros recursos para gerenciar seu caráter. Os pais agradecerão mas, especialmente, é importante porque preparará o pequeno para enfrentar da melhor forma a sua vida adulta. A concentração e a perseverança são qualidades que se potencializam com as artes marciais.

2

Outro benefício das artes marciais para as crianças é que lhes permitem manejar sua força e a utilizar para se defender em caso de algum ataque físico. Não gostamos de pensar que os pequenos vão ser vítimas da violência, nem temos que ficar agoniados com isso, mas com as artes marciais também permitimos aos pequenos que usem sua força da melhor forma caso precisem. No caso das meninas, é importante que possam utilizar seu corpo para se proteger de adultas diante de qualquer ataque e, no caso dos garotos, as artes marciais lhes permitirão controlar sua força e se defender causando o menor mal possível.

3

As artes marciais, por outro lado, não são o típico esporte, como o futebol ou o basquete, e aproximam as crianças de uma cultura com a que, de outra forma, talvez nunca vão ter contato. Pode ser, para eles, a porta de entrada para uma forma de entender a vida que pouco tem a ver com a ocidental, e que pode oferecer-lhes muitas possibilidades de desenvolvimento pessoal.

4

Obviamente, como a atividade física que são, os benefícios das artes marciais para crianças têm também que ver com um bom desenvolvimento físico e muscular. Além disso, as artes marciais têm movimentos elegantes que permitirão que seu pequeno se mova com mais facilidade e graça.

5

Muitas vezes, depois de um mau comportamento de uma criança se encontra um problema de autoestima. Se for o caso do seu pequeno, deve saber que as artes marciais farão com que seu filho se sinta mais seguro de si mesmo e, com isso, será bem mais receptivo com você e o resto de educadores, como os professores da escola.

6

Como vê, são muitos os benefícios das artes marciais para as crianças. De fato, diz-se que as artes marciais formam guerreiros de corpo e mente e, se estes lutadores aprendem desde pequenos, os efeitos positivos desta disciplina se multiplicam.

Se ainda está pensando se inscrever ou não seu filho em alguma atividade, recomendamos a você que leia este artigo sobre quais são as melhores atividades extraescolares para seus filhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios das artes marciais para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios das artes marciais para crianças

2 comentários
Marcelo Gomes
A criança que treina ficará com vontade de se testar num coleguinha leigo?
como evitar que a criança treinada agrida uma que não treina?
crianças naturalmente brigam por bola, brinquedos etc. Uma criança que sabe imobilizar, estrangular, provocar lesões articulares não é perigoso? Assisti vídeos de campeonatos com crianças e muitas sabem técnicas de adultos. Acho perigoso, deveria ser só a partir de uns 13 anos quando o entendimento é maior.
Khatlyn
Olá Marcelo,
Já tive essa mesma dúvida que você antes de começar a lutar. Mas oq muitas vezes passa na mente da gente é aquela famosa cena do filme Karate Kid, onde os alunos "maus" que sabem lutar batem nos mais fracos. Mas a essência do ensino da verdadeira Arte Marcial não é assim. Um dos ensinamentos básicos é o respeito, auto controle, e conhecimento da própria força. O que normalmente ocorre, quase 100% das vezes, é que a pessoa (tanto criança quanto adulto), olha uma situação, visualiza o que consegue fazer, imagina que aquela situação é fácil pra ele, e não se seduz com a necessidade de se provar. Até psicologicamente falando, quem sabe que pode, e tem convicção disso, não precisa provar a ninguém, e é neste contexto que a criança se destaca, pq ela se prova nas competições, no dojo, e nos treinos, e não com colegas que não sabem lutar. O real desafio é superar o colega que ganhou dele na luta da aula anterior, ou ganhar uma medalha, ou trocar de faixa, ou se superar na técnica. Entende?
Marcelo Gomes
Não quero meus filhos lutando. Quem sempre treina quer por em prática e acaba provocando ou agride por motivo banal ,só pelo prazer de se sobrepor .

Voltar ao topo da página