Partilhar

Quais são os benefícios da hidroginástica

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: wochenspiegelonline.de

A hidroginástica ou aquagym é um atividade esportiva que combina os efeitos positivos da ginástica e da natação, sendo assim um exercício muito completo. Pode ser praticada em qualquer idade, o que faz com que qualquer pessoa possa aproveitar as suas vantagens. Em umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente quais são os benefícios da hidroginástica.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da corrida

Fazer exercícios complicados

O fato de esta atividade se praticar no meio aquático, normalmente em uma piscina, faz com que seja possível ser praticada com relativa facilidade alguns exercícios que fora de água seriam impossíveis levar a cabo. Por isso, podemos exercitar os músculos que em outras situações não seria tão fácil.

Indicado para pessoas com problemas de mobilidade

A água também permite que a hidroginástica seja acessível a pessoas que por problemas de sobrepeso, lesões ou outros motivos, tenham problemas de mobilidade. Isto deve-e ao fato de a flutuação anular noventa por cento do peso de uma pessoa, e por outro lado a pressão que se exerce fora da água, incide principalmente sobre as articulações.

Melhoras musculares

Tudo depende dos exercícios que praticarmos, mas, em geral, pode-se dizer que a hidroginástica contribui para fortalecer os músculos e incrementar a amplitude de movimentos. Em geral, pelo fato de se praticar no interior da água ajuda-nos a melhorar a resistência com uma sensação de menor esforço.

Efeitos fisiológicos

E talvez o mais importante da hidroginástica sejam os efeitos fisiológicos que nos confere. Resumindo, podemos assinalar que tem benefícios cardiovasculares, pela pressão hidrostática, melhora a circulação e a oxigenação sanguínea.

Bem-estar psicológico

Outro dos benefícios da hidroginástica é o fato de que se pode praticar em grupo e com acompanhamento musical, que são circunstâncias que favorecem e ajudam a reduzir o estresse das pessoas que a praticam. Por outro lado melhora o seu bem-estar geral pelo seu potencial de socialização.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da hidroginástica, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da hidroginástica

Imagem: wochenspiegelonline.de

Voltar ao topo da página