Quais são as provas oficiais do atletismo

Quais são as provas oficiais do atletismo

Quem gosta de assistir às Olimpíadas sabe que o atletismo é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB)[1], esse é o esporte olímpico mais antigo, aparecendo pela primeira vez em 776 a.C. na Grécia Antiga. Mas os historiadores afirmam que é difícil traçar uma origem exata para essa prática esportiva. Afinal, desde que o mundo é mundo, os homens já corriam atrás de suas presas, desenvolvendo habilidades como velocidade, força e resistência.

São muitos os apreciadores dessa prática, mas você está conhecendo o atletismo agora, pode ficar curioso em saber quais são as provas oficiais do atletismo em uma competição. Afinal, a variedade de provas nas Olimpíadas e em torneios regionais é tão grande que é normal ficar confuso(a) e perdido(a). Mas fique tranquilo(a)! Nós do umCOMO preparamos um texto completo para te ensinar quais são os diferentes formatos de provas no atletismo, além de trazermos curiosidades, história do esporte e mais. Continue lendo para não perder nenhum detalhe!

História do Atletismo

Antes de falarmos sobre quais são as provas oficiais do atletismo, é importante dar um passo atrás e entender o contexto a partir do qual as diferentes modalidades desse esporte foram criadas. E, para fazer isso, nada melhor do que uma boa dose de História! Embora os historiadores tenham dificuldade em traçar uma origem exata para o atletismo, essa forma de corrida enquanto esporte pode ser atribuída aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados na Grécia, em 776 a.C. Registros também indicam que a modalidade já era praticada mesmo antes disso, na China e no Egito.

Desde a primeira Olimpíada, o Atletismo vem marcando presença em todos os jogos, ganhando cada vez mais atenção midiática e popularidade entre o público. Um dos esportistas mais famosos do mundo, Usain Bolt, é um exemplo de atleta dessa modalidade.

A responsabilidade internacional sobre as regras, modalidades e deliberações do esporte ficam à cargo da Associação Internacional de Federações de Atletismo - ou World Athetics, como passou a ser chamada recentemente. Já no Brasil, o esporte é regulamentado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

Você também pode gostar de saber: As provas de atletismo mais comuns

Quais são as provas oficiais do atletismo

Vamos ao que interessa: afinal, como são divididas as provas no atletismo? De forma simples, as provas de atletismo podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • Corridas (rasas, com barreiras e com obstáculos)
  • Marcha Atlética
  • Revezamentos
  • Saltos
  • Arremessos e Lançamentos
  • Combinadas

A seguir, você confere mais detalhes sobre cada uma dessas modalidades. É importante lembrar que toda modalidade de atletismo conta com diferenciação de provas entre homens e mulheres. Além disso, dentro de uma mesma categoria também é possível encontrar provas distintas, que se diferenciam com relação ao tamanho dos percursos, peso dos objetos lançados, equipamentos utilizados, entre outros fatores.

Corridas

Como o próprio nome indica, nesta prova os atletas devem correr um determinado percurso na máxima velocidade e no menor tempo possível. Ganha quem atingir à linha de chegada primeiro. Essa prova é dividida nas seguintes modalidades: corrida rasa, corrida com obstáculos e corrida com barreiras. Além disso, os atletas se especializam em praticar um determinado tamanho de percurso, que pode variar de 100 a 5 mil metros.

Marcha Atlética

A marcha atlética é uma modalidade em que os atletas devem correr sem tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo. Isto é, o atleta sempre precisa ter pelo menos um pé encostado no chão. O percurso da marcha atlética pode ter 20km de comprimento (para mulheres e homens) e 50km de comprimento (apenas para homens).

Revezamento

O revezamento é a única modalidade do atletismo que é realizada em equipes. Nessa prova, cada equipe é formada por 4 atletas. Os esportistas devem se revezar para percorrer um percurso específico (4x100m ou 4x400m) enquanto passam o bastão uns para os outros.

Saltos

Nos saltos, o objetivo dos atletas é saltar, seja ultrapassando com seu corpo uma barra horizontal (salto em altura), saltar acima de uma barra com auxílio de uma vara (salto com vara), cobrir com seu salto a maior distância possível (salto em distância) ou cobrir a maior distância possível em três saltos consecutivos (salto triplo).

Arremessos e Lançamentos

Os arremessos e lançamentos são conhecidas popularmente como provas de força. Isso porque, nesse caso, o objetivo dos atletas não é correr ou saltar, mas sim lançar objetos pesados o mais longe que conseguirem. As provas dessa categoria estão divididas nas seguintes modalidades: lançamentos de peso, martelo, disco e dardo. Vale ressaltar que o peso dos objetos varia nas provas femininas e masculinas.

Combinadas

Por fim, as provas combinadas são aquelas em que os atletas praticam uma mistura das várias modalidades de atletismo já descritas anteriormente. Para os homens, a prova é o decatlo, que compreende 10 provas: corrida rasa 100, 400 e 500 metros, corrida com barreiras, saltos em distância, em altura e com vara, arremessos de peso, disco e dardo.

Enquanto isso, as mulheres esportistas que competem em combinadas fazem o heptatlo, composto de 7 provas: corrida rasa 100, 200 e 800 metros, saltos em distância e em altura, arremessos de peso e de dardo.

Onde são realizadas as provas de atletismo?

Se você quer saber onde são realizadas as provas de atletismo, a resposta é a seguinte: depende da modalidade. Em geral, o esporte é praticado em estádios. Mas algumas modalidades específicas, em especial às longas maratonas de corrida, podem também ser realizadas em vias públicas.

A pista de atletismo convencional conta com 8 raias, que são os caminhos através dos quais os atletas devem correr para atingir a linha de chegada. Segundo os parâmetros dos comitês reguladores, uma pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas, com raias concêntricas.

As provas olímpicas costumam ser realizadas em estádios construídos exclusivamente para esse fim, que contam tanto com raias para as corridas quanto campo feito de grama para outras modalidades (lançamentos, arremessos, saltos, etc).

Gostou do nosso conteúdo sobre quais são as provas oficiais do atletismo? Leia mais: Como preparar meu primeiro duathlon.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as provas oficiais do atletismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Referências
  1. COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Atletismo. Disponível em: <https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/atletismo/> Acesso em: 10 de maio de 2022.
Bibliografia
  • OLIMPÍADA TODO DIA. Tudo sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos - Tóquio 2020. Disponível em: <https://www.olimpiadatododia.com.br/toquio-2020/jogos-olimpicos/atletismo/> Acesso em: 10 de maio de 2022.
  • CONFERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Provas oficiais. Disponível em: <https://www.cbat.org.br/provas/provas_oficiais.asp> Acesso em: 10 de maio de 2022.
  • OLYMPICS. History of Athletics. Disponível em: <https://olympics.com/en/sports/athletics/#discipline-history-of> Acesso em: 10 de maio de 2022.