Partilhar

Quais são as lesões mais comuns no tênis

O tênis é um esporte apaixonante, tanto para o espectador como para o jogador, cuja prática requer uma grande preparação física. No caso dos jogadores que se dedicam de forma semi profissional ou profissional é importante contar com um bom treinamento e um acompanhamento médico adequado para evitar lesões e render ao máximo em cada partida. No entanto, nenhum desportista está isento de sofrer lesões. Por isso, em umComo.com.br, explicamos quais são as lesões mais comuns no tênis e suas causas.

Também lhe pode interessar: Os melhores tênis para jogar tênis
Passos a seguir:
1

Ao contrário de outros esportes como o futebol, as lesões provenientes da prática do tênis não são geradas pelo contato físico direto com outros jogadores, e sim pelo intenso treinamento, pelo contato com os materiais e por se tratar de uma prática de impacto para os joelhos e tornozelos. Portanto, um bom treinamento e acompanhamento médico são fundamentais para fazer com que o corpo do tenista esteja nas melhores condições possíveis e, consequentemente, possa evitar possíveis lesões.

Quais são as lesões mais comuns no tênis - Passo 1
2

O cotovelo do tenista é possivelmente uma das lesões mais conhecidas e populares neste esporte. Conhecido na medicina como epicondilite, afeta os radiais localizados na lateral externa do cotovelo e ocorre normalmente devido aos microtraumatismos que surgem quando o tenista bate na bola com a raquete. Elementos como o braço do tenista, sua técnica e a tensão das cordas da raquete influenciam no aparecimento do cotovelo do tenista.

3

Os problemas nos ombros são também comuns, em especial as lesões ou tendinite na conexão dos rotadores que se encarregam da rotação de nossos braços. Este grupo de quatro músculos pode sofrer danos devido ao movimento de rotação do braço acima da cabeça, realizado de forma repetida no tênis. Este tipo de lesão pode originar uma ruptura do tendão se não for atendida e monitorizada a tempo.

4

O tênis é um esporte rápido e intenso, pelo que um movimento inadequado pode resultar em uma lesão habitual: a entorse de tornozelo, sendo o ligamento lateral externo o mais comumente afetado.

5

Devido à dinâmica do esporte, as costas é uma zona que trabalha muito, por isso as doenças lombares são comuns também entre os jogadores de tênis. A tendinite no joelho também é uma lesão habitual.

6

Para evitar as lesões no tênis, é importante seguir um rigoroso treinamento que permita que todos os músculos envolvidos, em especial aqueles que mais trabalham, estejam em sintonia e preparados para todo o esforço que a prática requer. Além disso, no caso de jogadores semi profissionais e profissionais, é vital o rastreamento e acompanhamento médico para avaliar se o corpo se encontra em perfeito estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as lesões mais comuns no tênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Conselhos
  • Recomendamos aos que sentem alguma dor resultante da prática do Tênis, consultar um médico e, caso necessitem de informações sobre algum profissional especializado, acessar o site: http://www.clinicammtenis.com/

Escrever comentário sobre Quais são as lesões mais comuns no tênis

1 de 4

Voltar ao topo da página