Quais são as características das bicicletas urbanas

Quais são as características das bicicletas urbanas
Imagem: almeria.emociom.com

As bicicletas urbanas são aquelas que nos permitem circular pela cidade comodamente e sem necessidade de usar uma roupa específica de ciclismo, isto é, com nossa roupa normal. Para fazer parte deste tipo de bicicletas, elas devem contar com uma série de características, como por exemplo ter um protetor de corrente e para-lamas com a finalidade de não manchar em caso de salpicos. Se está pensando em adquirir uma bicicleta para andar pela cidade e quer saber quais são as características das bicicletas urbanas, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

As bicicletas urbanas são as mais tradicionais de todas. Atualmente, podem ser encontradas com uma estética mais modernas ou de estilo vintage, mas todas apresentam uma característica comum: a comodidade. Para isso, é fundamental que a bicicleta permita manter as costas erguidas, permitindo uma visibilidade total do nosso meio. A cidade apresenta uma infinidade de obstáculos que devemos observar para evitar a tempo.

2

Para poder ter as costas retas, o guidão deve ficar na altura das nossas mãos, sendo suficiente esticar os braços para alcançá-lo. Não devemos nos inclinar nem manter uma posição forçada, temos que nos sentir relaxados e cômodos. Sendo assim, são ideais os guidões que possuem uma estrutura onde os punhos se encontram para trás e não para frente nem retos.

Imagem: deporvillage.com
3

Outra característica que as bicicletas urbanas devem ter é um selim com suspensão para amortecer melhor os buracos e irregularidades do solo da cidade. Além disso é importante que o selim esteja composto de materiais anti-compressivos, como o gel, para fazer do nosso passeio uma atividade cômoda e confortável.

4

Geralmente, este tipo de bicicletas costuma ter um quadro baixo para facilitar ao subir e descer da mesma. Ao circular pela cidade, muitas vezes é normal precisar descer da bicicleta ou apoiar um pé no chão, como quando encontramos um semáforo vermelho; por isso, o quadro baixo é preferível ao invés do alto.

Imagem: deprovillage.com
5

As rodas das bicicletas urbanas costumam ter pneus largos e oscilar entre 20 e 26", principalmente pela comodidade para subir e descer das calçadas. Apesar disso, os pneus estreitos também são uma boa opção para circular pelo asfalto, reduzindo o nível de esforço e aumentando a comodidade. Quanto ao sistema de frenagem, caracterizam-se por ter freios dianteiros simples e eficazes e freios de pedal. Um exemplo disso é a combinação V-brake e Shimano M422, ou os freios Sport Alloy.

6

Os pedais devem ser rígidos e não muito elevados do chão para poder descer e subir com facilidade. Devemos prestar atenção ao tamanho do pedal para que se adaptem totalmente aos nossos pés, sem escapar ao pedalar. As bicicletas urbanas não se caracterizam por ter um número muito elevado de marchas, pelo contrário. Lembre-se que a característica principal é a comodidade, por isso uma bicicleta com três marchas é perfeita, mas se quiser existem bicicletas de cidade de até seis e oito marchas.

7

Os acessórios da bicicleta são aspectos que podem fazer nosso passeio ainda mais cômodo. O ideal é ter um para-lamas e caixa protetora de corrente para evitar se manchar, campainha, protetor de quadro e uma cesta para levar nossas coisas. Além disso, principalmente se pensamos circular de noite, é importante que a bicicleta tenha iluminação tanto traseira como frontal.

Imagem: deporvillage.com
8

Para que a bicicleta urbana seja ainda mais prática, existe a possibilidade de escolher uma que seja dobrável para guardar sem problemas cada vez que chegar ao seu destino. Além disso, também existem bicicletas elétricas que farão do seu passeio uma atividade cômoda e sem esforço.

Imagem: deporvillage.com
9

Apesar de poder usar as bicicletas urbanas sem levar o equipamento específico de ciclismo, é sempre aconselhável considerar algumas medidas de segurança, como o uso do capacete. A cidade é um espaço que pode ser altamente perigoso se não circularmos com responsabilidade, seguindo as normas. Considere as características das bicicletas urbanas e escolha a que mais se adapte às suas necessidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as características das bicicletas urbanas, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.