Quais os benefícios do esporte na terceira idade

Quais os benefícios do esporte na terceira idade
Imagem: 50shadesofage.com

À medida que envelhecemos, manter um estilo de vida saudável é mais importante do que nunca. Para conseguir um bom estado de saúde, o esporte ajuda-nos a manter-nos ativos e cheios de energia. Com isto, não beneficiamos apenas o nosso corpo, mas praticá-lo habitualmente também é excelente para levantar a moral e fomentar a nossa independência. Além disso, se se exercitar corretamente e com cuidado, não deverá ter medo de lesões ou qualquer outro problema. Em umComo.com.br mostramos-lhe quais os benefícios do esporte na terceira idade.

Benefícios do esporte na terceira idade

Sempre se disse que, à medida que vamos envelhecendo, engordar é fácil, enquanto que perdermos uns quilos a mais parece quase impossível. No entanto, manter uma rotina esportiva durante um tempo irá ajudar-nos a verificar que perder peso é possível, e que, o mais difícil é mantê-lo.

Além disso, o esporte na terceira idade é excelente para prevenir doenças como a obesidade, a artrite, os problemas cardiovasculares ou a diabetes. De fato, e inclusive receitado pelos médicos para aliviar os sintomas de outras condições como os transtornos digestivos, uma vez que pode ajudar a melhorar a digestão, ou de doenças degenerativas como o Alzheimer.

A nossa mente também fica recompensada depois de uma sessão de treinamento: o esporte melhora o nosso humor, mantém-nos ativos e, sobretudo, melhora a confiança em nós próprios, uma vez que nos sentimos mais leves e menos desajeitados. Praticar algum tipo de aula esportiva também ajuda a exercitar a mente, ativa a circulação e a atividade cerebral, de modo que o esporte já é parte da terapia de pessoas com problemas psicológicos, doenças psiquiátricas ou aquelas que sofrem de doenças degenerativas. Como vê praticar esporte na terceira idade só tem benefícios, por isso deverá começar a fazê-lo o quanto antes.

Primeiros passos para uma rotina de exercício

Antes de começar a fazer esporte na terceira idade, é bastante aconselhável consultar o nosso médico. Ele está familiarizado com as nossas condições físicas e pode aconselhar-nos na hora de decidirmos o nível de intensidade dos nossos treinamentos. De fato, é necessário entender que não podemos passar de zero a cem por hora numa questão de segundos. Ou seja, passar de uma vida sedentária, sem nenhuma atividade esportiva recente, a começar a treinar diariamente não é bom para a nossa saúde, e pode inclusive tornar-se perigoso.

É melhor começar pouco a pouco e ir aumentando a duração das nossas sessões de exercícios alguns minutos a cada dia. O ideal seria marcar uma rotina de exercício com 3 ou 4 sessões semanais e marcarmos objetivos simples e acessíveis para poder realmente cumpri-los. De nada nos serve propormos perder, por exemplo, 10 quilos em um mês se depois não o podemos conseguir. Assim, conseguiríamos apenas desmotivarmo-nos e desistirmos.

5 exercícios perfeitos para praticar na terceira idade

  • Caminhar: é uma das melhores formas de começar a exercitar-se na terceira idade. Supõe uma atividade física moderada, não precisa de nenhum tipo de equipamento, à excepção de um bom calçado esportivo e pode-se realizar em qualquer sítio.
  • Aulas de fitness: são mais intensas que os passeios, mas irão permitir-lhe divertir-se muito e melhorar a sua resistência. Além disso, como geralmente se praticam em grupo, pode encontrar um novo círculo de amizades com quem possa compartilhar o tempo livre.
  • Ginástica e esportes aquáticos: praticar exercício na água é perfeito para pessoas mais velhas, uma vez que reduz o estresse e relaxa a tensão nas articulações.
  • Novas aulas orientais: entre elas, o Ioga ou o Tai chi, que além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, oferecem uma grande sensação de paz por meio de exercícios de respiração.
  • Os netos: não acredito que precise de mais explicações. Que melhor forma de fazer exercício que sair correndo com estes pequenos que são a alegria da casa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do esporte na terceira idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.