Quais os benefícios de andar de patins

Quais os benefícios de andar de patins

Andar de patins pode ser bem divertido. Além disso, esta atividade ajuda, e muito, a exercitar todos os músculos do seu corpo. Andar de patins emagrece, seca a sua barriguinha e ainda tonifica o bumbum. Pode juntar o útil ao agradável e andar de patins ao ar livre. Esta é um ótima atividade para fazer em família ou sozinho para se abstrair. Você vai poder relaxar enquanto tira partido disso. Mas se gosta de esportes e quer levar a prática a outro nível, saiba que existem vários esportes onde pode patinar. Depois de saber quais os benefícios de andar de patins você vai querer explorar esta atividade. Deslize com umComo e experimente. O seu corpo e a sua mente vão agradecer.

Emagrece e Tonifica

Patinar é um exercício aeróbico, capaz de queimar cerca de 500 calorias por hora. Este valor varia consoante o esforço que aplica enquanto anda de patins, mas certamente que esta atividade ajuda na perda de peso. Tal como caminhar ou andar de bicicleta, quando anda de patins está a exercitar o corpo todo e, por isso, a perda de gordura será geral. Dentro destas atividades, é aquela que mais ajuda a tonificar a barriga.

Andar frequentemente de patins ajuda a tornar os seus músculos mais definidos e mais fortes. Os glúteos e as pernas funcionam como motor, sendo por isso as partes do corpo mais trabalhadas e onde você notará mais resultados. Mas com a exigência de manter a postura, você acaba por contrair também as costas, o abdominal e os braços, trabalhando também os músculos destas zonas. É aqui que tonifica e enrijece o seu abdominal. Todo o corpo acaba por estar contraído, permitindo um movimento coordenado e em equilíbrio.

Aumenta a Flexibilidade e a Mobilidade

Quando anda de patins os músculos ficam alongados e as articulações ganham amplitude nos movimentos. Assim, à medida que patina vai alongando o corpo, aumentando a flexibilidade. Andar de patins exige equilíbrio e força muscular.

Andar de patins ativa ainda a concentração e ajuda na coordenação motora. Além disso, quando tenta manter o equilíbrio para evitar as quedas acaba por ficar mais resistente muscularmente e se torna mais ágil e com melhores reflexos.

Para as pessoas que não podem correr esta é uma excelente opção de atividade aeróbica. Andar de patins é um exercício com impactos baixos e por isso não ataca tanto as articulações e os tendões. Você vai poder queimar gorduras na mesma, se protegendo de impactos maiores.

Melhora o Humor

Todo o mundo pode andar de patins, desde que não tenha qualquer tipo de contra-indicação médica. É uma atividade de miúdos e graúdos, que além de trazer benefícios físicos é ótima para o bem-estar psicológico. Andar de patins ajuda na perda de peso e no ganho muscular, e ainda a criar uma sensação de liberdade, despertando várias emoções e sensações.

Você pode ir andar de patins sozinho ou em grupo. Deslizar com companhia pode ser uma atividade bastante divertida, onde ativa o seu social enquanto passeia ao ar livre. Ao se sentir melhor com o seu corpo, vai se sentir melhor com a sua mente.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Andar de patins ajuda o coração a trabalhar mais rápido, aumentando a taxa cardíaca. Isto ajuda a melhorar a saúde do seu coração, tornando ele mais forte. Com a prática regular desta atividade, o seu coração vai acabar por aprender a economizar o esforço, tornando-se mais eficiente. Ficará com um coração mais protegido e mais resistente. Mas os pulmões também saem a ganhar. Enquanto anda de patins está a reforçar a sua capacidade respiratória. Quando patina os alvéolos pulmonares ficam maiores e o organismo acaba por ficar mais oxigenado. A prática regular ajuda a tornar a respiração mais econômica. Invista na sua saúde e no seu corpo e experimente andar de patins.

Esportes

São muitas as modalidades esportivas em que se anda de patins. Você pode simplesmente patinar na rua por lazer ou se juntar a um esporte em particular. Existe a patinagem artística e no gelo, modalidades de free style e manobras arrojadas, modalidade de velocidade como speed e downhill, entre outros.

Uma das modalidade mais recentes, que está a conquistar todo o mundo é o Roller Derby. Este esporte de contacto é jogado por duas equipas que patinam à volta de uma pista tentando marcar pontos.

Agora que conhece os benefícios de andar de patins se junte com amigos ou a um team e aproveite todas as vantagens desta atividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios de andar de patins, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.