Partilhar

Quais esportes posso fazer se tenho lombalgia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 janeiro 2020

Há muitos esportes que você pode fazer se tiver lombalgia. E mais, não só pode fazer, mas também é muito recomendável praticar atividade física se sofrer esta doença. Assim, os médicos afirmam que a dor nas costas nunca será curada à base de repouso, salvo em casos muito particulares. Indicamos que consulte sempre seu médico antes de começar; em umComo.com.br vamos responder à pergunta sobre quais esportes pode praticar se tem lombalgia.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios de fazer abdominais
Passos a seguir:
1

A natação é um dos esportes que você pode praticar se tiver lombalgia. Como você sabe, ao fazer exercício embaixo de água, não tem de suportar o peso de seu próprio corpo enquanto se movimenta, assim as costas não ficarão sobrecarregadas. Há diversos estilos de natação e, entre eles, o menos recomendável, é o estilo borboleta, já que requer que faça movimentos violentos com as costas. O nado de braçada de peito também deveria ser deixado de lado se não domina as técnicas. Os estilos de natação mais indicados se sofre de lombalgia são crawl e costas.

2

Ainda que não pareça, exercitar seus abdominais é outro esporte que pode praticar se tiver lombalgia. O motivo é que reforçar os músculos do abdômen será positivo para que a zona lombar esteja mais protegida quando realizar esforços que impliquem o trabalho destes grupos musculares. No entanto, faça os exercícios com cuidado. Leia este artigo em que explicamos como fazer abdominais sem prejudicar as costas.

3

Outro esporte que pode fazer não só se tiver lombalgia, mas que também é benéfico para a saúde em geral, é a caminhada. Quando não tiver dor na zona, aproveite para dar longos passeios, sempre com o calçado e a roupa adequados.

4

Toda doença que produz dor crônica, como acontece com a lombalgia, implica um alto risco de dano psíquico, em maior ou menor medida, para quem sofre dela. Por isso, outro esporte que pode praticar se sofrer de lombalgia é o yoga. Nesta atividade esportiva trabalha-se, além do corpo, o fortalecimento mental, com o qual terá mais recursos pessoais para enfrentar a dor. Vá a um centro especializado para praticar yoga e explique ao seu monitor que sofre de lombalgia, para que ele lhe indique as posturas mais adequadas e para poder saber quais não deve realizar.

5

Os exercícios para reforçar as costas também são esportes que pode praticar se tiver lombalgia. Para que possa ganhar força, os exercícios devem incluir a contração de seus músculos de forma repetitiva. Entre neste link e encontrará atividades para reforçar as costas. Deixe de fazê-los se tiver dor e, consulte sempre seu médico antes de começar qualquer rotina esportiva no caso de sofrer lombalgia.

6

Os especialistas asseguram que o repouso é um dos grandes inimigos da dor nas costas, de modo que leve o assunto a sério e decida começar a fazer algum destes esportes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais esportes posso fazer se tenho lombalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre Quais esportes posso fazer se tenho lombalgia

1 comentário
A sua avaliação:
keila
Posso praticar exercícios com dor e tombada ( estou torta) com crise de lombalgia.

Voltar ao topo da página