Os toques no vôlei

Os toques no vôlei

O vôlei é um esporte coletivo onde se enfrentam 2 times sobre um terreno de jogo liso, separados por uma rede central, tratando de passar a bola por cima da rede para tocar o chão do campo contrário. A bola pode ser tocada ou impulsada com golpes limpos, mas não pode ser parada, segurada, retida ou acompanhada. Cada equipe dispõe de um número limitado de toques para devolver a bola ao campo contrário. Habitualmente a bola é golpeada com mãos e braços, mas também com qualquer outra parte do corpo. Uma das características mais peculiares do vôlei é que os jogadores têm que ir rotando suas posições à medida que vão conseguindo pontos. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe quais são os toques no vôlei.

Toque de dedos

O toque de vôlei realiza-se por cima da cabeça, batendo na bola com as pontas dos dedos. É um golpe bombeado, usado na maioria das vezes para preparar a bola para o rematador. Uma bola bem situada, alta e perto da rede para um colega rematar, é uma colocação. Este toque é usado quando a bola está controlada pelo próprio time e é considerado o início do ataque.

Toque de antebraços (manchete)

É o movimento defensivo por excelência, é um tipo de toque que pretende parar o remate do time rival. Toda ação destinada a interceptar o ataque da equipe contrária, pulando perto da rede, com os braços levantados e sem entrar no campo contrário. É proibido bloquear o saque adversário.

O bloqueio

A ação que finaliza uma jogada ofensiva. O jogador corre, pula e bate na bola por cima da rede. A técnica deste toque de "graça" no Vôlei é pegar impulso com as duas pernas e os dois braços e finalmente arrematar com um braço.

O remate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os toques no vôlei, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.