Partilhar

Os melhores exercícios para fazer no inverno

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017

No inverno a vontade de treinar parece sumir, os dias ficam mais curtos e o nosso metabolismo como que se prepara para gastar menos energia e armazenar mais gordura para se proteger do frio. Este ano vai ser diferente, o frio não vai ser desculpa e por isso aqui ficam os melhores exercícios para fazer no inverno, cortesia do umComo.

Está frio? Hora de correr!

Durante o inverno gastamos mais energia que no verão, isso porque precisamos nos manter quentes. Sendo assim é a altura ideal para queimar mais calorias, especialmente as que ganhamos das festas. Programe um circuito perto de casa que possa repetir facilmente e que inclua proteção contra o vento frio, um parque com árvores por exemplo. Leve roupa em camadas e não se esqueça de proteger a cabeça, se quiser pode levar uma botina pescoço para proteger a boca e respirar ar quente. Evite passar perto de lagos ou rios para não correr o risco de se molhar. Se costuma correr 6km faça 4km, é preferível começar com pouco e ir aumentando do que esforçar demasiado e acabar doente. Afinal com o frio não se brinca.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Está frio? Hora de correr!

Pegue na bicicleta, vamos dar uma volta!

Convide um amigo/amiga e vão passear de bicicleta, é um excelente exercício para os músculos, o coração e os pulmões. Com companhia tudo se torna mais fácil, acabam se motivando um ao outro. Não se esqueça de agasalhar bem, mesmo estando quente do exercício, pode apanhar um resfriado ou pior.

Veja o nosso artigo em que lhe explicamos que equipamento usar para andar de bicicleta.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Pegue na bicicleta, vamos dar uma volta!

Caminhando juntos

Sozinho ou acompanhado se você não é muito de corridas mas gosta de apanhar um arzinho o ideal é a caminhada. No inverno a tendência é ficar em casa, e por vezes ficamos um pouco depressivos, isso é porque necessitamos de ar puro e sol na cara, e se de manhã está escuro e a noite faz frio, o ideal é aquele fim de tarde em que ainda há sol e um pouco de calor. Pegue o casaco e um cachecol e caminhe, vá dar uma volta pelo bairro, respire o ar frio que até é revigorante.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Caminhando juntos

Esporte em equipe

O inverno é talvez a altura ideal para combinar com os amigos uma peladinha ou até mesmo um joguinho de basquete. Sempre agasalhados podem ir lá no ringue e chutar umas bolas. A socialização é muito importante no inverno, já que acabamos por passar menos tempo com pessoas por causa da curta duração das horas solares e com isso ficamos mais depressivos. Além do mais vai estar praticando exercício, e queimando as calorias em excesso, combatendo o sedentarismo e criando imunidades.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Esporte em equipe

Praticando em casa

Se preferir e realmente o tempo não estiver animador, pode sempre fazer uns exercícios em casa. Começando pelo alongamento, fazendo um yoga, ou até mesmo pegar nuns pesos e fazer um pouco de musculação. Pode até criar um circuito de crossfit na sua própria casa. Assim mantém a atividade física tão necessária para a boa disposição. Se quiser pode chamar um amigo/amiga para treinar, se motivando um ao outro e mantendo ativo. Ou então pode colocar o televisor na frente enquanto levanta uns pesos.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Praticando em casa

Indo na academia

Se costumava ir na academia quase todos os dias não desespere, se conseguir ir apenas duas a três vezes com a mesma intensidade fique sabendo que não vai perder o seu fulgor nem a sua força, os estudos comprovam que o seu corpo vai continuar com a mesma capacidade física.

Aproveite para aprender um novo esporte como esgrima, judo, tai chi, natação, etc. E socializar um pouco. Afinal de contas o exercício promove a endorfina que por sua vez aumenta o bem-estar e ajuda no combate à depressão.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Indo na academia

Algumas precauções

Se estiver muito frio evite sair de casa, principalmente se estiver chovendo. O corpo molhado tem muitas dificuldades em se manter quente e pode levar à hipotermia. Mantenha-se hidratado o tempo todo, no inverno é muito importante, porque o frio e vento retiram toda a umidade da pele deixando ela seca. Se o corpo não estiver aguentando o melhor é voltar para casa, não abuse do esforço, pode piorar a situação.

Os melhores exercícios para fazer no inverno - Algumas precauções

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores exercícios para fazer no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.

Escrever comentário sobre Os melhores exercícios para fazer no inverno

1 de 8

Voltar ao topo da página