Os melhores esportes para crianças

Os melhores esportes para crianças

Esta à procura de uma atividade extra escolar para o seu filho? Os esportes são certamente a melhor opção, não só para se manter fisicamente ativo e saudável mas também para apreender valores como o trabalho em equipa (no caso de esportes de equipa) e os méritos da prática e disciplina. Mas quais são os esportes mais indicado para as crianças? Em umComo.com.br preparamos um artigo especial para tirar as suas dúvidas neste tópico.

Passos a seguir:
1

Antes de escolher um esporte para o seu filho é importante levar em conta os seguintes aspectos: em primeiro o que é que o pequeno deseja, pois algumas crianças manifestam claramente as suas preferências ou sentem-se atraídos pela prática do esporte pela influência de amigos que praticam essa atividade.

2

Em segundo lugar são as capacidades da criança: se sabe ou não seguir instruções, se consegue manter a calma e ouvir alguém a falar, se gosta de estar com outras crianças, se é do tipo líder ou do tipo mais calado. Dependendo da sua personalidade será aconselhável um esporte em vez do outro.

3

Até aos 6 anos é difícil a criança compreender na totalidade as regras e apenas depois dessa idade será mais fácil compreender regras mais complexas. No entanto, na idade dos 12 anos, o nível de exigência e competência já pode ser maior.

4

Para começar pode ser bom pegar num esporte mais completo, envolvendo vários músculos para beneficiar o desenvolvimento. Uma ótima opção é a natação em que há interação com outras crianças, mas também acaba por desenvolver desempenho pessoal.

5

O futebol é o favorito de muitos pais quando se trata de um rapaz, mas há aspectos a considerar, tais como a habilidade motora da criança, a capacidade de se dedicar a esta modalidade e, sobretudo, como ele executa o treino com as outras crianças, pois as exigências não podem ser muito grandes.

6

Esportes como basquetebol e tênis são adequados para crianças de todas as idades. No primeiro caso, tal como no futebol, é desenvolvido trabalho de equipa. Na segunda opção trata-se de um esporte individual, mas que permite, mesmo assim, relacionar-se com outras crianças.

7

As artes marciais também são uma escolha favorável, oferecendo ás crianças a oportunidade de aprender grandes valores como descobrir as capacidades do seu próprio corpo e a não-violência, visto que estas disciplinas são baseadas em práticas antigas em que o objetivo não era agredir o outro. É um bom canalizador paras as crianças mais agressivas.

8

No caso das meninas é bastante comum a pártica de balé ou de dança, no entanto é importante ver se a criança realmente quer praticar esta modalidade, visto que o nível de exigência já é maior e poderá não se sentir bem com isso.

9

Crianças entre os 3 e 5 anos é fortemente recomendado a natação, pois oferece a possibilidade de desenvolver pontos importantes, tais como o equilíbrio, coordenação e disciplina.

10

Até aos 8 ou 10 anos a criança deveria começar a experimentar várias modalidades esportivas, tanto de equipa como individuais, desenvolvendo assim as suas próprias preferências e gostos. Nessa idade tem a capacidade de decidir qual é que gosta mais e desta forma incluí-lo na sua rotina diária e dedicando o tempo necessário ao esporte escolhido.

11

Lembre-se que a coisa mais importante é que a criança aprenda e se divirta enquanto pratica o esporte e não convertendo a atividade numa fonte de estresse e tenção. Desta forma deixe-o escolher aquele com que se sente mais confortável.

Sugestão: Quais são os esportes que ajudam no crescimento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores esportes para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.