Partilhar

O que é albumina

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 julho 2017
O que é albumina
Imagem: biopoint.com.br

A albumina é uma substância proteica presente no plasma sanguíneo, produzida pelo fígado após metabolizar alimentos que contenham uma grande quantidade de proteína. Esta substância é normalmente utilizada como suplemento alimentar, para o crescimento e manutenção da massa muscular e poderá também encontrá-la na clara do ovo. No entanto, deverá ser sempre tomado sob orientação médica ou de um nutricionista. Continue lendo este artigo do umCOMO e saiba mais sobre o que é albumina.

Também lhe pode interessar: O que é a calistenia

Para que serve

Como já foi referido anteriormente, a albumina pode ser utilizada como suplemento alimentar por atletas, para quem pretender aumentar a sua massa muscular. Para além disso, se for tomada corretamente pode ser benéfica para a saúde, ajudando no combate a infeções, cicatrização de ferimentos e torna-se uma fonte de energia para o corpo. Em casos de anemia, a albumina é muitas vezes receitada.

De uma forma geral, os benefícios da albumina mais conhecidos são:

  • Fonte de proteína
  • Reconstrução muscular
  • Aumento de massa muscular
  • Transporte de nutrientes
  • Combate radicais livres
  • Aminoácidos para os músculos
  • Saciedade
  • Proteína vegetariana
  • Pouca gordura

Contra-indicações

A albumina é contra-indicada em casos de:

  • Hipertensão;
  • Edema pulmonar;
  • Alergia a ovos;
  • Diátese hemorrágica;
  • Varizes esofagianas;
  • Anúrica renal e pós-renal.

Efeitos colaterais da albumina

O uso excessivo desta substância poderá originar os seguintes efeitos colaterais:

  • Problemas nos rins - os rins podem não conseguir metabolizar esta substância em excesso.
  • Excesso de flatulência - como a albumina derivada da claro do ovo, a pessoa poderá ter mais flatulência que o normal.
  • Diarreia e enjoos.

Albumina engorda?

A albumina nada mais é do que uma dose concentrada da proteína da clara do ovo. A regra que vale para qualquer alimento, portanto, também vale para ela quanto ao excesso. Quando consumida de forma moderada a albumina não deve engordar, o que engorda é o excesso da proteína que pode ser transformado em gordura.

Dessa forma, para que a albumina não engorde o ideal é que a dose recomendada para cada pessoa seja indicada por um nutricionista. Tão importante quanto consumir a dose ideal são as atividades físicas. O consumo de albumina combinado com a prática de exercícios é essencial para que a proteína seja usada para reconstruir as fibras musculares e não se transformar em gordura.

O que é albumina - Efeitos colaterais da albumina

Como tomar albumina

A albumina pode ser tomada ao acordar, depois do treino ou antes de dormir. No entanto, a melhor hora para tomar albumina é antes de deitar, uma vez que é de absorção lenta, garantindo assim durante a noite proteína para todos os seus músculos.

A quantidade de albumina a tomar vai depender do seu objetivo e do seu peso, mas o normal é tomar uma colher de sopa por dia. Pode tomar esta substância junto ao leite ou água, como preferir. O mais recomendável é consultar um médico ou nutricionista para o orientar sobre a quantidade adequada ao seu caso.

Também é possível consumir a albumina natural, diretamente da clara de ovo cozida. Nesse caso, é bom não consumir a mesma quantidade de gema, já que ela tem mais gordura, colesterol e um valor calórico mais alto.

Para mais informações, leia o artigo do umCOMO sobre como tomar albumina para emagrecer.

O que é albumina no sangue?

Em exames de sangue a presença de albumina também pode ser detectada como alta ou baixa já que essa também é uma substância produzida pelo nosso próprio fígado. Além das funções já comentadas acima, ela também funciona para manter constante o nível de líquido nos vasos sanguíneos. O ideal é que ela represente a proporção entre 50 e 60% das proteínas plasmáticas. O que corresponde, aproximadamente, a um valor 3,5 e 5g para cada 100 ml de sangue.

Atente-se às principais possibilidades de acordo com os valores de albumina no exame de sangue:

Albumina alta (hiperalbuminemia)

  • Desidratação
  • Distúrbio de medula óssea
  • HIV
  • Amiloidose
  • Mieloma múltiplo

Albumina baixa

  • Alcoolismo
  • Cirrose
  • Gravidez
  • Insuficiência renal crônica
  • Hipertiroidismo
  • Subnutrição
  • Diabetes

Albumina na urina

A albumina também pode ser detectada na urina quando é encontrada em quantidades elevadas no nosso organismo ou quando os rins não estão funcionando devidamente. Essa presença de albumina na urina pode significar tanto albumina alta, quanto albumina baixa no sangue.

Mesmo que problemas nos rins sejam a principal causa, quando isso for detectado, é preciso fazer o acompanhamento com um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é albumina, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre O que é albumina

O que é albumina
Imagem: biopoint.com.br
1 de 2
O que é albumina

Voltar ao topo da página