O que é aikido?

O que é aikido?

As artes marciais mais conhecidas em todo o mundo são de origem asiática. Um exemplo é o aikido, cujo estilo é muito defensivo e oferece uma forma única de se proteger. Baseia-se na harmonia e na adoção de uma postura de não violência. Tal é a sua filosofia e longa história que, por si só, é um estilo de vida seguido por muitas pessoas.

Defender-se de forma não violenta diante de um ou mais adversários, armados ou não, é um dos fatores mais importantes do aikido. Ele traz muitos benefícios a nível físico e mental. Para saber mais sobre o que é o aikido, para que serve e em que se diferencia do karatê, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

O que é aikido e para que serve?

Se você se pergunta de que país é o aikido, a resposta é Japão. É uma arte marcial de origem japonesa baseada na defesa não violenta contra o ataque de um ou mais adversários, que podem estar armados ou não. Seu objetivo é unir as energias mentais e físicas, de modo que o indivíduo se concentre e se harmonize com tudo o que o rodeia para alcançar um desenvolvimento integral.

O aikido serve como método de defesa pessoal, desde que seja aplicado de forma adequada nas situações corretas. Embora tenha uma parte esportiva, trata-se de uma atividade que busca melhorar a capacidade de controle de quem a pratica, pois se baseia em aproveitar toda a energia do adversário contra ele mesmo.

Três sílabas compõem a palavra aikido e cada uma tenta comunicar algo diferente:

  • AI refere-se à harmonia ou união, alcançar uma relação entre todas as partes de uma mesma pessoa.
  • KI significa o espírito ou a energia, tentar aprender a canalizar as forças interiores do corpo.
  • DO quer transmitir o caminho a seguir, o compromisso pessoal de uma pessoa quando decide praticar o aikido.

As técnicas do aikido são aprendidas com o único objetivo de neutralizar o oponente, não de causar-lhe qualquer dano. Existem diferentes movimentos, como golpes, imobilizações básicas, agarres, agarres pelas costas e quedas, entre outros.

As principais técnicas do aikido são:

  • Te waza: fazer movimentos com as mãos.
  • Aiki taiso: alinhar o corpo para deslocar as articulações através da respiração, do deslocamento, da rotação e da extensão.
  • Ukemi waza: são rolagens acompanhadas de quedas dinâmicas.
  • Shime waza: é uma técnica de estrangulamento.
  • Nage waza: é um lançamento baseado em criar desequilíbrio.
  • Tai sabaki: provocar o deslocamento circular com o objetivo de escapar de um ataque rival.

Quais são os benefícios do aikido?

A prática do aikido oferece muitos benefícios para a saúde mental e física. Estes são os mais destacados:

  • Melhorar a condição física. Ajuda a fortalecer os músculos, aumentar a resistência e a flexibilidade.
  • Reduzir a ansiedade e o estresse acumulado. A filosofia pacífica transmitida pelo aikido e a prática da meditação contribuem para reduzir a ansiedade e o estresse acumulado no dia a dia.
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação. As técnicas aplicadas no aikido exigem grande equilíbrio e coordenação.
  • Desenvolve o autocontrole e a disciplina. O aikido ensina autocontrole, respeito pelos outros e disciplina pessoal.
  • Aumenta a autoconfiança. Ser capaz de se defender de forma eficaz e dominar as técnicas do aikido aumenta a autoconfiança.

Diferença entre aikido e karatê

A filosofia transmitida pelo aikido é semelhante à de outras artes marciais, como o karatê, mas também existem diferenças entre as duas disciplinas, tais como as seguintes:

Filosofia de combate

O aikido busca a harmonia e a não resistência. Seu principal objetivo é neutralizar o adversário sem feri-lo, usando sua própria energia contra ele. Por sua vez, o karatê se concentra na defesa pessoal a partir de um ponto de vista mais combativo, onde a precisão e a eficácia dos golpes são fundamentais.

Abordagem técnica

O aikido procura redirecionar a força do adversário através de movimentos circulares e fluidos. Utiliza controlos, projeções e luxações para neutralizar o adversário sem causar danos. Em contrapartida, o karatê centra-se em golpes potentes e precisos, como pontapés, cotoveladas e socos, para neutralizar ou defender-se do adversário. É mais direto e ofensivo.

Competição

Normalmente, o aikido não é praticado como se fosse um esporte competitivo. Sua filosofia rejeita qualquer tipo de confronto, enquanto o karatê tem um componente competitivo, com competições e torneios organizados em nível mundial.

Treinamento

No aikido, o treinamento é mais cooperativo. A ênfase é colocada na conexão e na fluidez com o parceiro. Por sua vez, o karatê inclui um treinamento individual (chamado kata) e combate (chamado kumite), com foco na velocidade, força e precisão.

Também recomendamos que você leia sobre o que é taekwondo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é aikido?, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades esportivas.