Partilhar

O que comer antes e depois de correr

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 junho 2019
O que comer antes e depois de correr
Imagem: clubedecorrida.formacco.com.br

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para toda a gente, especialmente para quem faz exercício físico, como a corrida. Saber o que comer antes e após a corrida é muito importante para conseguir o melhor rendimento, não sentir fraqueza durante o treino, para ajudar na recuperação e até para perder peso, se for esse o objetivo. Você nunca deve correr com o estômago vazio, pois isso pode fazer com que perca massa magra, para além de poder ter uma queda de açúcar no sangue. Mas também não é recomendável comer de estômago cheio, pois pode causar indigestão. Para tirar as suas dúvidas, em umComo vamos lhe mostrar o que comer antes e depois de correr.

Também lhe pode interessar: Como começar a correr depois dos 50 anos
Passos a seguir:
1

Lembre-se que nunca deve iniciar o treino em jejum ou com o estômago muito cheio. Antes do treino é recomendável consumir carboidratos, para garantir assim energia suficiente durante o treino. Você pode encontrar carboidratos nos seguintes alimentos:

  • Aveia.
  • Granola.
  • Pão integral.
  • Massa em geral.
  • Frutas como a banana, laranja, uva, maçã e morango.
  • Legumes como a cenoura, repolho, quiabo e espinafre.

A quantidade adequada de fruta é de uma unidade, por exemplo uma banana. Se preferir, também pode fazer um copo de suco de fruta. Quanto ao pão é recomendável ingerir apenas uma fatia. Os biscoitos de água e sal e as barras de cereais também são uma boa opção. Uma hora antes da corrida, no mínimo, você deve ingerir entre 200 e 300 gramas de algum destes alimentos.

O que comer antes e depois de correr - Passo 1
Imagem: saudedica.com.br
2

Antes dos treinos deve evitar comer alimentos pesados, ricos em gorduras e açúcar. Se fizer uma corrida noturna, faça uma refeição leve. Uma sanduíche de pão integral com fatias de peito de peru, queijo e tomate junto com algum suco natural, é a escolha ideal.

3

Para além disso, procure se hidratar antes da corrida. Cerca de 30 minutos antes ingira 200/300 ml de água, pois mais do que isso pode causar desconforto durante a corrida. Depois, durante a corrida vá se hidratando bebendo pequenos goles de água. Muitos corredores têm o hábito de ingerir bebidas energéticas antes e após o treino. Isso deve ser evitado, pois muitas dessas bebidas contêm cafeína, o que reduz líquidos importantes no nosso corpo. Prefira água e bebidas isotônicas.

Imagem: hipandhealthy.com
4

Após a corrida é importante consumir também carboidratos, para repor a energia perdida durante o treino. Além disso, consumir proteína também é fundamental para ganhar músculo. Durante uma hora depois do treino, continue a hidratar-se bem dando preferência a sucos de frutas ou água.

5

Existem alguns suplementos que você pode ingerir durante a corrida, como o gel energético que é basicamente carboidratos em forma de gel. Mas, normalmente estes suplementos têm um sabor muito doce, o que faz com que muitas pessoas não os consigam ingerir durante a corrida. Por isso, o que tem de melhor a fazer é ir experimentando diferentes sabores e ver qual é que gosta mais.

Imagem: vicsportsafers.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer antes e depois de correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre O que comer antes e depois de correr

O que comer antes e depois de correr
Imagem: clubedecorrida.formacco.com.br
Imagem: saudedica.com.br
Imagem: hipandhealthy.com
Imagem: vicsportsafers.es
1 de 4
O que comer antes e depois de correr

Voltar ao topo da página