Partilhar

O que comer antes de correr

O que comer antes de correr

Sair para correr não é só calçar os tênis e começar a somar quilômetros, se não nos prepararmos de maneira adequada aumentamos o risco de nos lesionarmos e de sofrer um desgaste mental e físico que nos impeça de acabar o treinamento.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa preparação, saber o que comer antes de correr pode marcar a diferença entre uma boa e uma má corrida. O nosso corpo nutre-se do que comemos, por isso devemos cuidar dos nossos hábitos alimentares se queremos ter uma boa condição física.

No seguinte artigo de umCOMO vamos explicar para você o que comer antes de correr, explicando o que seu corpo precisa e quais são as melhores formas de lhe dar.

Também lhe pode interessar: Como correr corretamente 

O que o seu corpo precisa antes de correr

Antes de dizer a você quais alimentos específicos deveria ingerir, devemos ter claro o que nosso corpo precisa para poder render ao máximo durante o treinamento:

Os hidratos de carbono

Os hidratos de carbono ou carboidratos são os nutrientes que se encarregam de oferecer energia ao nosso corpo, por isso precisamos de os comer para poder aguentar toda a corrida. Existem dois tipos de carboidratos:

  • Carboidratos de absorção rápida: este tipo de alimentos contribui com glicose ao sangue de forma rápida. Nestes casos, a energia recebe-se de forma quase imediata.
  • Carboidratos de absorção lenta: neste caso, a glicose demora mais a chegar ao sangue, no entanto, mantém-se durante mais tempo.

Comer bem antes de correr tem muito a ver com a forma como combinamos estes dois tipos de hidratos de carbono:

  • Duas horas antes de sair para correr devemos comer hidratos de carbono de absorção lenta.
  • Durante a corrida, ao finalizar ou mesmo antes é melhor comer carboidratos de absorção rápida que nos ajudem a recuperar rapidamente.

As proteínas

As proteínas são necessárias e indispensáveis quando fazemos treinamentos ou corremos com assiduidade, mas isto não significa que devamos comê-las mesmo antes de correr, pois sua digestão é mais pesada e poderia supor um problema. No seguinte artigo de umCOMO mostramos-lhe quais são os alimentos ricos em proteínas.

Aveia com fruta

A aveia é um dos carboidratos de absorção lenta, enquanto a fruta contribui com glicose para o sangue de forma rápida. Combinar ambas antes de correr dará a você a energia necessária para começar a corrida e dar um extra durante o tempo que estiver correndo.

Dependendo do tipo de treinamento que for fazer, serão melhores umas frutas ou outras.

  • Se vai ser uma atividade de longa duração -mais de duas horas- serão melhor as frutas com um índice glicêmico baixo, alguns exemplos são os morangos, as maçãs ou as laranjas.
  • Pelo contrário, se se trata de uma atividade de curta duração, é melhor comer frutas de absorção rápida como o melão, o pêssego ou o kiwi.

Uma boa forma de comê-lo é em barrinha energética ou em um recipiente com tudo misturado. Se, além disso, adicionar iogurte, pode ficar ótimo.

O que comer antes de correr - Aveia com fruta

Antes de correr: vitaminas

As vitaminas são uma excelente opção para comer antes de correr. Além de serem muito rápidos de fazer, de serem deliciosos e de não requererem muito esforço para digeri-los, contribuem com todos os nutrientes necessários para poder fazer uma boa corrida.

Nossa recomendação é fazer uma vitamina de banana, muito benéfica devido à sua quantidade de potássio, iogurte desnatado e um pouco de granola para dar um pouco de solidez.

O que comer antes de correr - Antes de correr: vitaminas

A melhor receita antes de treinar

A banana é um dos melhores alimentos para comer antes de correr, por isso não é de estranhar que neste artigo apareça mais de uma vez. As torradas de pão integral com banana e canela são uma destas receitas que pode guardar para sempre e usar com normalidade, pois é das melhores nestes casos.

As torradas e a fruta contribuem com os dois tipos de carboidratos que precisa, ao mesmo tempo, são de fácil digestão. Da banana já falamos, mas também tem a canela, que tem a capacidade de manter estáveis os níveis de açúcar no sangue fazendo com que se mantenha regular durante todo o treinamento.

Os frutos secos, seus melhores aliados

Quando leva um tempo correndo é normal que os níveis de insulina comecem a cair. Uma forma de evitá-lo é comer frutos secos antes de correr, sejam nozes, amêndoas ou fruta desidratada pode comer um punhado para poder lidar melhor com a carga física.

É importante que saiba que alguns frutos secos possuem muita gordura, o que faz com que precise de mais tempo para digeri-los, por isso não é recomendável comer demais, apenas um punhado.

O que comer antes de correr - Os frutos secos, seus melhores aliados

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer antes de correr, recomendamos que entre na nossa categoria de Fitness.

Escrever comentário sobre O que comer antes de correr

O que comer antes de correr
1 de 4
O que comer antes de correr

Voltar ao topo da página